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Professora, é para responder esse questionário aqui?: estudo sobre a entrevista transformada em exercício escolar

Resumos

O objetivo deste artigo é apresentar uma caracterização da entrevista escrita como um gênero textual e, ao mesmo tempo, como uma prática relacionada ao letramento, em uma situação que envolve um processo seletivo de professores para cursos de graduação em várias áreas de escolas primárias e secundárias. Os dados analisados referem-se a uma prova de redação em que os candidatos tinham que escrever respostas às questões baseadas no texto usado para a prova de leitura.

ensino de escrita; letramento; gênero textual; formação de professor


The aim of this article is to present a characterization of the written interview as both a textual genre and a literacy-related practice, in a situation involving a process of selection of teachers for undergraduate courses. The analysed data concern a composition exam in which the candidates are asked to write the answers to the questions guided by the text used for the reading exam.

teaching of writing; literacy; textual genre; teacher development


ARTIGOS

"Professora, é para responder esse questionário aqui? ": estudo sobre a entrevista transformada em exercício escolar

Denise Lino de Araújo; Edmilson Luiz Rafael; Maria Augusta de Macedo Reinaldo

Uiversidade Federal de Campina Grande

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar uma caracterização da entrevista escrita como um gênero textual e, ao mesmo tempo, como uma prática relacionada ao letramento, em uma situação que envolve um processo seletivo de professores para cursos de graduação em várias áreas de escolas primárias e secundárias. Os dados analisados referem-se a uma prova de redação em que os candidatos tinham que escrever respostas às questões baseadas no texto usado para a prova de leitura.

Palavras-chave: ensino de escrita; letramento; gênero textual; formação de professor.

ABSTRACT

The aim of this article is to present a characterization of the written interview as both a textual genre and a literacy-related practice, in a situation involving a process of selection of teachers for undergraduate courses. The analysed data concern a composition exam in which the candidates are asked to write the answers to the questions guided by the text used for the reading exam.

Key-words: teaching of writing; literacy; textual genre; teacher development.

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1 Essa situação encontra-se documentada no trabalho de Oliveira e Reinaldo (2003), que, estudando o ensino de produção de texto no ensino médio, mostrou, de um lado, o caráter generalizante dos comandos de produção de texto, sempre realizados via oralidade, e sem referência às condições de produção; e, de outro, a forte incidência de avaliações centradas em aspectos morfossintáticos dos textos dos alunos.

2 As respostas foram aqui transcritas conforme a redação apresentada pelos candidatos.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Out 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
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