Resumos
Este texto, tendo como suporte a teoria do caos, pretende dar voz aos aprendizes de línguas estrangeiras, relatando seus desejos, suas frustrações e suas estratégias para superar os obstáculos encontrados para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Nas narrativas coletadas pelo projeto AMFALE², ficam muito evidentes o desejo dos aprendizes de línguas estrangeiras pelo desenvolvimento das habilidades orais e a frustração, ao relatarem as experiências em contextos formais de aprendizagem que lhes negam as práticas orais.
Narrativas de aprendizagem de línguas; teoria do caos; habilidades orais
This paper, having as support the chaos theory, analyses foreign language learners' reports on their wishes, frustrations, and strategies to overcome obstacles during their learning processes. The corpus of foreign language learning narratives, collected by researchers in the AMFALE² project, reveals learners' willingness to develop oral skills and their frustrations associated with their past learning experiences in formal contexts where listening and speaking activities were not emphasized.
Language learning narratives; chaos theory; oral skills
ARTIGOS
As habilidades orais nas narrativas de aprendizagem de inglês1 1 Agradeço a Antônio Carlos Martins e a Júnia Braga pelas críticas e sugestões como primeiros leitores deste texto. Agradeço a Adail S. Rodrigues Júnior pelas sugestões e revisão do texto.
Oral skills in language learning histories
Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutorado em Lingüística e Filologia pela UFMG em 1991, Bolsista do CNPq.
RESUMO
Este texto, tendo como suporte a teoria do caos, pretende dar voz aos aprendizes de línguas estrangeiras, relatando seus desejos, suas frustrações e suas estratégias para superar os obstáculos encontrados para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Nas narrativas coletadas pelo projeto AMFALE2, ficam muito evidentes o desejo dos aprendizes de línguas estrangeiras pelo desenvolvimento das habilidades orais e a frustração, ao relatarem as experiências em contextos formais de aprendizagem que lhes negam as práticas orais.
Palavras-chave: Narrativas de aprendizagem de línguas; teoria do caos; habilidades orais.
ABSTRACT
This paper, having as support the chaos theory, analyses foreign language learners' reports on their wishes, frustrations, and strategies to overcome obstacles during their learning processes. The corpus of foreign language learning narratives, collected by researchers in the AMFALE2 project, reveals learners' willingness to develop oral skills and their frustrations associated with their past learning experiences in formal contexts where listening and speaking activities were not emphasized.
Keywords: Language learning narratives; chaos theory; oral skills.
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Recebido: 25/05/2006
Aceito: 18/08/2006
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
20 Jun 2013 -
Data do Fascículo
Dez 2007
Histórico
-
Aceito
18 Ago 2006 -
Recebido
25 Maio 2006