Acessibilidade / Reportar erro

Discutindo o conceito de crenças na formação inicial do professor de línguas: reflexões sobre um conceito em consolidação

Discussing the concept of beliefs in the initial formation of language teachers: reflections on a concept in consolidation

Resumos

A formação de professores de língua estrangeira tem buscado subsídios nos estudos sobre o pensamento do professor, especialmente no que concerne às crenças na fase inicial de desenvolvimento profissional (Barcelos 2004b, 2003, 2001, Johnson 1999 e 1994, Gimenez 1994, Pajares 1992). Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o conceito de crenças que, segundo Pajares (1992) é um conceito bastante complexo e de difícil definição. Além disso, este trabalho discute ainda a importância de se estudar as crenças na formação do professor de línguas, especificamente na formação inicial que acontece, tradicionalmente, no curso de Letras.

formação; crenças; conceito


English language teachers' education has benefited from insights of research in teacher's thinking, especially in studies about beliefs at the initial phase of professional development (Barcelos 2004b, 2003, 2001, Johnson 1999 e 1994, Gimenez 1994, Pajares 1992). This study aims at presenting and discussing the concept of beliefs, which, according to Pajares (1992) is very complex and difficult to define. In addition, this work further discusses the importance of studying beliefs in languages teacher education, especially at the pre-service stage, which, traditionally, takes place in the Letras course.

teacher's education; beliefs; concept


ARTIGOS

Discutindo o conceito de crenças na formação inicial do professor de línguas: reflexões sobre um conceito em consolidação

Discussing the concept of beliefs in the initial formation of language teachers: reflections on a concept in consolidation

Leandro Tadeu Alves da Luz

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM), Londrina, PR

RESUMO

A formação de professores de língua estrangeira tem buscado subsídios nos estudos sobre o pensamento do professor, especialmente no que concerne às crenças na fase inicial de desenvolvimento profissional (Barcelos 2004b, 2003, 2001, Johnson 1999 e 1994, Gimenez 1994, Pajares 1992). Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o conceito de crenças que, segundo Pajares (1992) é um conceito bastante complexo e de difícil definição. Além disso, este trabalho discute ainda a importância de se estudar as crenças na formação do professor de línguas, especificamente na formação inicial que acontece, tradicionalmente, no curso de Letras.

Palavras-chave: formação; crenças; conceito

ABSTRACT

English language teachers' education has benefited from insights of research in teacher's thinking, especially in studies about beliefs at the initial phase of professional development (Barcelos 2004b, 2003, 2001, Johnson 1999 e 1994, Gimenez 1994, Pajares 1992). This study aims at presenting and discussing the concept of beliefs, which, according to Pajares (1992) is very complex and difficult to define. In addition, this work further discusses the importance of studying beliefs in languages teacher education, especially at the pre-service stage, which, traditionally, takes place in the Letras course.

Key-words: teacher's education; beliefs; concept

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido: 25/07/2006

Aceito: 12/12/2006

  • ABELSON, R. P. (1979). Differences between belief and knowledge systems. Cognitive Science, vol. 3, pp. 355-366.
  • ALMEIDA FILHO, J. C. (1999). O professor de língua estrangeira em formação São Paulo: Pontes.
  • ARAÚJO, A. D. (2003). Crenças e concepções do professor-educador sobre a formação do professor de língua estrangeira in: GIMENEZ, T. (org.) Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança Londrina: ABRAPUI.
  • BARBARA, L. e RAMOS, R. C. (2003). Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas (orgs). Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • BARCELOS, A. M. F. (2004a). Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas in: Linguagem Ensino, Vol. 07, no. 1. pp. 123-156 Pelotas: Educat.
  • _______. (2004b). Ser professor de Inglês: crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de Letras in: ABRAHÃO. Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões Campinas, SP: Pontes Editora.
  • BARCELOS, A. M. F. e KALAJA, P. (2003a). Beliefs about SLA: new research approaches Dordrecht, The Netherlands: Kluwer academic publishers.
  • _______. (2003). Beliefs about SLA: new research approaches Dordrecht, The Netherlands: Kluwer academic publishers.
  • BARCELOS, A. M. (2003). As crenças de professores a respeito das crenças sobre aprendizagem de línguas de seus alunos in: GIMENEZ, T. (org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança. Londrina: ABRAPUI.
  • _______. (2001). Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: Estado da arte in: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 1, n.1, pp. 71-92.
  • BASTURKMEN, H., LOWEN, S. E ELLIS R. (2004). Teachers' stated beliefs about incidental focus on form and their classroom practices in: Applied Linguistics, vol. 25, nº 02, pp. 243-272.
  • BERTOLDO, E. S. (2003). Lingüística aplicada e formação de professores de língua estrangeira in: FREITAS, A. C. e CASTRO M. F. F. Guilherme (org.). Língua e Literatura: ensino e pesquisa São Paulo: Contexto, 2003.
  • BOSI, A. (trad.) (1970). Dizionário de Filosofia São Paulo: Ed. Mestre jou.
  • BROWNLEE, J. NOLA P. & BOULTON-LEWIS G. (2001). Changing epistemological beliefs in pre-service teacher education students in: Teaching in Higher Education Vol. 6, nº 2.
  • BROWNLEE, J.; DART, B.; BOULTON-LEWIS, G & McCRINDLE, A. (1998). The integration of preservice teachers' naïve and informed beliefs about learning and teaching.in: Asia-Pacific journal of teacher education, Vol. 26, nº 2.
  • CASTRO, S. T. R. (2003). Teoria e prática no processo de reculturação de professores de Inglês in: CELANI (org.). Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • CELANI, M.A.A. (org.). (2003). Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • celani, M. A. A. e MAGALHÃES, M. C. C. (2000). Representações de professores de inglês como língua estrangeira sobre suas identidades profissionais: Uma proposta de reconstrução in: MOITA LOPES, L. P. e BASTOS, L. C. (orgs.). Identidades: Recortes multi e interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • CONSOLO, D. A. Formação de professores de línguas: reflexão sobre uma (re)definição de posturas pedagógicas no cenário brasileiro.
  • CASTRO, M. F. GUILHERME (org.). (2003). Língua e literatura: ensino e pesquisa São Paulo: Contexto.
  • COLE, A. L. (1990). Personal theories of teaching: development in the formative years in: The Alberta Journal of Educational Research Vol. XXXVI, nº 3, pp. 203-222.
  • D'ELY, R. C. S. F. & GIL, G. (2005a). In search for an equilibrium: a teacher's view on her practice in: TOMITCH, L. M. B. et al (orgs.) A interculturalidade no ensino de Inglês Florianópolis: UFSC.
  • _______. (2005b). Investigating the impact of na ELT methodology course on student-teachers' beliefs, attitudes and teaching practices in: The ESPecialist, vol. 26, no.1, pp. 23-52.
  • DEMO, P. (2004). Professor do futuro e reconstrução do conhecimento Petrópolis RJ: Editora Vozes.
  • DIAS, L. C. F. (2002). Tornando-se professor: as vozes que participam da formação pessoal/profissional in: Linguagem & Ensino, Vol. 5, nº. 1, pp. 11-24.
  • DUTRA, D. P. (2003). A formação pré-serviço e o currículo de Letras in: GIMENEZ, T. Ensinando e aprendendo Inglês na Universidade: Formação de professores em tempos de mudança Londrina, PR: ABRAPUI.
  • DUTRA, D. & MELLO, H. (2004). A prática reflexiva na formação inicial e continuada de professores de Língua Inglesa in: VIEIRA-ABRAHÃO (org.) Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões Campinas, SP: Fontes Editora.
  • FARRELL, T. S. C. & PARTICIA, L. P. C. (2005). Conceptions of Grammar Teaching: A case study of Teachers' Beliefs and Classroom Practices in: TESL-EJ, vol. 09, nº 02.
  • FREIRE, M. M. & LESSA, Â. B.C. (2003). Professores de inglês da rede pública: suas representações, seus repertórios e nossas interpretações in: BARBARA, L. e RAMOS, R. C. (orgs.) Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas Campinas: Mercado de Letras.
  • FREUDENBERGER, F. & ROTTAVA, L. (2004). A formação das crenças de ensinar de professores: a influência do curso de graduação in: ROTTAVA e LIMA (orgs.) Lingüística Aplicada: relacionando teoria e prática no ensino de línguas Ijuí, RS: Ed. Unijuí
  • GHIRARDI , J. G. (2003). A formação, a mudança e a identidade, os sentidos da mudança: crítica e docência frente aos discursos de transformação in: GIMENEZ, T. (org.) Ensinando e aprendendo Inglês na Universidade Formação de professores em tempos de mudança Londrina, PR: ABRAPUI.
  • GIL, G. (2005). Mapeando os estudos de formação de professores de línguas no Brasil in: FREIRE, ABRAHÃO e BARCELOS (orgs.) Lingüística Aplicada e Contemporaneidade Campinas, SP: Pontes Editores.
  • GIL, G.; RAUBER, A. S.; CARAZZAI, M. R.; BERGSLEITHNER, J. (orgs.) (2005). Pesquisas qualitativas no ensino e aprendizagem de língua estrangeira: a sala de aula e o professor. Florianópolis, SC: UFSC.
  • GIMENEZ, T. (2005). Desafios contemporâneos na formação de professores de línguas: contribuições da Lingüística Aplicada in: FREIRE, ABRAHÃO e BARCELOS (orgs.) Lingüística Aplicada e Contemporaneidade Campinas, SP: Pontes Editores.
  • GIMENEZ, T. (2004). T. Tornando-se professores de Inglês: Experiências de formação inicial em um curso de Letras in: VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões Campinas, SP: Pontes Editores.
  • GIMENEZ, T.; ARRUDA, N. I. E LUVUZARI, L. H. (2004). Procedimentos reflexivos na formação de professores: uma análise de propostas recentes in: Intercâmbio, vol. XIII.
  • GIMENEZ, T. (2002). Trajetórias na formação de professores de línguas Londrina, PR: Ed. UEL.
  • _______. (1994). Learners becoming teachers: an explanatory study of beliefs held by prospective and practicing EFL teachers in Brazil Tese de Doutorado não publicada. Lancaster University.
  • HARKOT-DE-LA-TAILLE, E. (2003). A formação, a mudança e a identidade a identidade em transformação in GIMENEZ, T. Ensinando e aprendendo Inglês na Universidade Formação de professores em tempos de mudança Londrina, PR: ABRAPUI.
  • JOHNSON, K. E. (1999). Understanding language teaching Toronto: Heinle & Heinle Publishers.
  • _______. K. E. (1994). The emerging beliefs and instructional practices of preservice English as a second language teachers in: Teaching and teacher education Vol. 10, nº 4, pp. 439-452.
  • JORGE, M. L. S. (2003). O diálogo colaborativo e a reflexão crítica na formação de professores de Inglês in: GIMENEZ, T. (org.) Ensinando e aprendendo Inglês na Universidade Formação de professores em tempos de mudança Londrina, PR: ABRAPUI.
  • KLEIMAN, A. B. (2001). A formação do professor: perspectivas da Lingüística Aplicada Campinas: Mercado de Letras.
  • KUDIESS, E. (2005). As crenças e os sistemas de crenças do professor de Inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no sul do Brasil: sistemas, origens e mudanças in: Linguagem & Ensino vol. 8 nº 2, pp. 39-96.
  • LEFFA, V. (2005). O professor de línguas estrangeiras: do corpo mole ao corpo dócil in: FREIRE, VIEIRA-ABRAHÃO e BARCELOS (orgs.) Lingüística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores.
  • _______. (org.). (2001). O professor de Línguas Estrangeiras: construindo a profissão Pelotas, RS: Educat.
  • LIBERALI, F. MAGALHÃES, M. C. C. e SOUZA ROMERO, T. R. (2003). Autobiografia, diário e sessão reflexiva: atividades na formação crítico-reflexiva de professores in: CELANI (org.) Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • LIMA, S. S. (2005). Crenças de uma professora e alunos da quinta série e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de Inglês na escola pública Dissertação de Mestrado. UNESP/IBILCE SP.
  • LORTIE, D.C. (1975). Schoolteacher: a sociological study Chicago: Univ. of Chicago press.
  • MADEIRA, F. (2005a). Crenças de professores de Português sobre o papel da gramática no ensino de Língua Portuguesa in: Linguagem & Ensino, vol. 8, nº 2, pp. 17-35.
  • _______. (2005b). Alguns comentários sobre a pesquisa de crenças no contexto de aprendizagem de língua estrangeira in: Estudos Lingüísticos XXXIV, pp. 350-355.
  • MALATÉR, L. S. O. (1998). Teacher's beliefs on foreign language acquisition: a case study on classroom behaviors Dissertação de mestrado. UFSC.
  • MASSAROLLO, J., FORTKAMP, M. B. M. (2002). Professores, alunos e suas crenças sobre o processo de ensino, desenvolvimento e avaliação da produção oral em LE Anais em CD do III FILE. Pelotas: Scriptore.
  • MOITA LOPES, L. P. (2003). A nova ordem mundial, os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de inglês no Brasil: a base intelectual para uma ação política in: BARBARA, L. e RAMOS, Rosinda C.G. (orgs.) Reflexão e ações no ensino-aprendizagem de línguas Campinas: Mercado de Letras.
  • NÓVOA, A. (org.). (1997). Os professores e a sua formação Lisboa: Publicações Dom Quixote.
  • OLIVEIRA E PAIVA, V. L. M. (2003). Avaliação das condições de oferto dos cursos de Letras in: GIMENEZ, T. (org.) Ensinando e aprendendo Inglês na Universidade: Formação de professores em tempos de mudança Londrina, PR: ABRAPUI.
  • PAJARES, M. F. (1992). Teacher's beliefs and educational research: cleaning up a messy construct Review of Educational Research, v. 62, pp. 307-332.
  • PERRENOUD, Ph. (2001). A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica Porto Alegre: Artmed Editora.
  • PIMENTA, S.G. e GHEDIN, E. (orgs.). (2002). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito São Paulo: Cortez.
  • PINHEIRO, L. F. C. (2003). O processo reflexivo e a tomada de consciência do professor multiplicador in: CELANI (org.) Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente Campinas, SP: Mercado de Letras.
  • SCHÖN, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem Porto Alegre: Artmed Editora.
  • SILVA, V. L. T. (2004). Um olhar sobre as crenças de egressos de um curso de Letras língua estrangeira sobre a fluência oral in: ROTTAVA e LIMA (orgs.) Lingüística Aplicada: relacionando teoria e prática no ensino de línguas Ijuí, RS: Ed. Unijuí
  • SOARES, O. (1952). Dicionário de Filosofia. Vol I: A-D. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro.
  • VECHETINI, LILIAN ROSE. (2005). Crenças sobre o ensino de vocabulário em língua estrangeira (Inglês) para alunos iniciantes Dissertação de Mestrado. UNICAMP/IEL.
  • VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (2004). Crenças, pressupostos e conhecimentos de alunos-professores de língua estrangeira e sua formação inicial in: ABRAHÃO, M. H. V. (org.) Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões Campinas, SP: Pontes Editores.
  • XAVIER, R. P. e GIL, G. (2004). As práticas no curso de licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina in: VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões Campinas, SP: Pontes Editores.
  • ZYNGIER, S. e LIBERALI, F. (2003). Reflexão crítica e o compromisso social na formação de professores in: GIMENEZ, T. (org.) Ensinando e aprendendo Inglês na Universidade Formação de professores em tempos de mudança Londrina, PR: ABRAPUI.
  • 1
    Tradução minha.
  • 2
    Tradução minha.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Jun 2013
    • Data do Fascículo
      Dez 2007

    Histórico

    • Aceito
      12 Dez 2006
    • Recebido
      25 Jul 2006
    UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: spublic@iel.unicamp.br