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A constituição da escrita escolar emobjeto de análise dos estudos lingüísticos

The constitution of the school writing as an object of linguistic studies

Resumos

A constituição da escrita escolar em objeto dos estudos lingüísticos é observada em seu momento de emergência. O corpus, analisado segundo perspectiva discursiva de linha francesa, se compõe dos primeiros artigos publicados para divulgar resultados de pesquisas, realizadas no Brasil, sobre redações de vestibular. A observação dos artigos sobre escrita escolar mostrou que a constituição desse objeto se realizou em função de relação polêmica entre perspectivas fundamentadas nos conhecimentos da Lingüística e perspectivas fundamentadas nos estudos tradicionais de linguagem.

escrita escolar; estudos lingüísticos; análise do discurso.


La constitution de l'écriture scolaire en object des études linguistiques est observée dans ses moments initiales. Le corpus, abordé dans la perspective d'analyse du discours, se compose des premiers articles publiés pour divulguer des résultats de recherches, réalisées au Brésil, sur des textes écrits scolaires produits à l'occasion de l'examen d'entrée à l'université. L'observation des articles sur l'écriture scolaire a rendu possible comprendre que la constitution de cet objet s'est réalisée en fonction d'une relation controversée entre des perspectives de la linguistique et perspectives des études traditionnelles du langage.

écriture scolaire; études linguistiques; analyse du discours


ARTIGOS

A constituição da escrita escolar emobjeto de análise dos estudos lingüísticos

The constitution of the school writing as an object of linguistic studies

Émerson de Pietri

Doutorando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

RESUMO

A constituição da escrita escolar em objeto dos estudos lingüísticos é observada em seu momento de emergência. O corpus, analisado segundo perspectiva discursiva de linha francesa, se compõe dos primeiros artigos publicados para divulgar resultados de pesquisas, realizadas no Brasil, sobre redações de vestibular. A observação dos artigos sobre escrita escolar mostrou que a constituição desse objeto se realizou em função de relação polêmica entre perspectivas fundamentadas nos conhecimentos da Lingüística e perspectivas fundamentadas nos estudos tradicionais de linguagem.

Palavras-chave: escrita escolar; estudos lingüísticos; análise do discurso.

RÉSUMÉ

La constitution de l'écriture scolaire en object des études linguistiques est observée dans ses moments initiales. Le corpus, abordé dans la perspective d'analyse du discours, se compose des premiers articles publiés pour divulguer des résultats de recherches, réalisées au Brésil, sur des textes écrits scolaires produits à l'occasion de l'examen d'entrée à l'université. L'observation des articles sur l'écriture scolaire a rendu possible comprendre que la constitution de cet objet s'est réalisée en fonction d'une relation controversée entre des perspectives de la linguistique et perspectives des études traditionnelles du langage.

Mots-clefs: écriture scolaire; études linguistiques; analyse du discours.

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Recebido: 17/03/2006

Aceito: 27/04/2006

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  • 1
    Como relata Soares (2002), na segunda metade da década de 70, o regime militar, com seus objetivos de colocar a educação a serviço do desenvolvimento, alterou o currículo referente ao ensino de língua portuguesa e substituiu a disciplina Língua Portuguesa, no ensino básico, pela disciplina Comunicação e Expressão.
  • 2
    Dentre os autores referidos nos artigos se encontram: J. Dubois, E. Benveniste, R. Jakobson, O. Ducrot, M. A. K. Halliday, J. Lyons, M. Pêcheux, W. Labov.
  • 3
    Dubois, J. & Dubois-Charlier, F. (1970) Éléments de linguistique française: syntaxe. Paris: Larrousse.
  • 4
    Vendler, Z. (1971) Linguistics in philisophy. Ithaca: Cornell University Press.
  • Revista Brasileira de Lingüística Teórica e Aplicada

    5 Os artigos analisados por Altman (1998) foram publicados em Estudos Lingüísticos. , publicação do Centro de Lingüística Aplicada do Instituto de Idiomas Yázigi (1966-1968). Segundo a autora, a análise de artigos publicados no país, no período entre 1964 e 1968, mostra que a ênfase, nas pesquisas lingüísticas, era colocada no estudo da modalidade oral da língua, e havia a preocupação em contrapor-se a lingüística à tradição filológico-gramatical. Num outro sentido, no período compreendido entre 1974 e 1984, a análise, realizada pela autora, da Revista Brasileira de Lingüística, mostrou a multiplicidade de orientações que caracterizou a produção dos lingüistas brasileiros que nela publicaram, com a tentativa de explorar cientificamente materiais até então originais.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Jun 2013
    • Data do Fascículo
      Dez 2007
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