Acessibilidade / Reportar erro

Notas rocambolescas: histórias de escusos heróis* * Capítulo inédito de livro em fase final de preparação, que tem por título: Folhetim: uma história.

Resumos

O artigo parte da aproximação, aparentemente insólita, de dois textos: 1) Proezas de Rocambole (1857-1870), folhetim de Ponson du Terrail, cujo núcleo inicial trata de uma sociedade secreta, o Clube dos Valetes de Copas, chefiada pelo "vil" conde Andrea, e depois por seu sobrinho, Rocambole; 2) O 18º Brumário de Luís Bonaparte (1852), de Karl Marx, que narra, como um romance policial, a ascensão do sobrinho de Napoleão a partir da sociedade secreta 10 de Dezembro, e as aventuras reais e farsescas de um "canalha medíocre". Faz-se notar que a própria imprensa francesa da época assimilou a figura de Rocambole com a do Imperador. Comenta-se a atualidade de Rocambole e tenta-se uma definição do rocambolesco, nesta época de corrupção e violência. Ressalta-se a ambígua atração que aventuras de escusos heróis, tratadas com delírio imaginativo e ritmo desenfreado, exercem sobre os leitores, tomando como exemplos Machado de Assis e Graciliano Ramos.

Rocambole; Luís Napoleão Bonaparte; folhetim; rocambolesco; herói velhaco; violência; imaginário


This article, in its begininn, offers na apparently unusual approximation between two works: 1) the French Adventures of Rocambole (1857-1870), a Ponson du Terrail feuilleton , that is structured upon the secret society ‘The Hearts Jack Club’, headed first by the sordid Count Andrea and later by his nephew Rocambole; 2) the Eighteenth Brumaire of Louis Bonaparte of Karl Marx, that tells the rise of the Napoleon’s nephewfrom the secret society ‘10th of December’ and also the real and at the same time phony adventures of a ‘mediocre canaille’. It is shown that the French press at that time identified the character of Rocambole as though it was the Emperor’s. This article remarks as a Rocambole could be a character of ours days, searches for a definition for the word ‘rocambolesc’ in this period of corruption and violence. It talks about the appeal that these kind of mock, rascal heroes have on readers, comparing to examples from Machado de Assis and Graciliano Ramos.

Rocambole; Louis Bonaparte; feuilleton ; rocambolesc; vile hero; rascality; violence; imaginary.


Texto completo disponível em PDF.

  • *
    Capítulo inédito de livro em fase final de preparação, que tem por título: Folhetim: uma história.
  • 1
    Será que Machado se refere à representação mencionada no Folhetim de teatro da revista O Arlequim? (no11, 14 de julho de 1867): "Representa- se atualmente no Theatro Gymnasio um drama por Anicet Bourgeois em 8 quadros, extraído do incomensurável romance de Ponson du Terrail. No drama apresenta-se Rocambole sob o aspecto de homem mau. É o neófito do afamado Clube do Valete de Copas (...) Rocambole entra em cena escalando uma janela e roubando uma burra. As leitoras do Jornal do Comércio , afeitas à ressurreição de Rocambole, devem ter sentido uma impressão desagradável vendo o seu querido herói sob uma luz tão feia (...) Mas compensadas, talvez pela satisfação de assistirem ao desempenho bom em geral de uma composição dramática um tanto desenquadrada no seu todo: Furtado Coelho-Rocambole. Rocambole o audaz, Rocambole o homem que não sabia o que era a pusilanimidade. Rocambole o atrevido".
    O sucesso terá sido grande, porque lemos ainda, no mesmo jornal, no 29 de 17 de novembro de 1867: “O Gymnasio continua a explorar a inexaurível mina rocambôlica. Furtado Coelho tem lances lindíssimos”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ASSIS, Machado de. História de 15 dias (1877). In: CrônicasRio de Janeiro, José Aguilar Ed., 1959.
  • DARNTON, Robert.O beijo de Lamourette São Paulo, Cia. das Letras, 1990.
  • FOLHA DE S. PAULO. São Paulo, 9-10-1981.
  • LAUTRÉAMONT. Chants de Maldoror. In: Ceuvres complètes . Paris, Corti, 1958 a.
  • _______. Poésies I. In:Ceuvres complètes . Paris, Corti, 1958 b.
  • LOBATO, Monteiro.Cidades mortas São Paulo, Brasiliense, 1959, 9ª ed.
  • MARX, Karl.Le 18 brumaire de Louis Bonaparte . Paris, Ed. Sociales, 1963.
  • _______.Les luttes des classes en France . Paris, Ed. Sociales, 1946.
  • RAMOS, Graciliano.Infância . Rio de Janeiro, José Olympio Ed., 1953, 3ª ed.
  • TERRAIL, Ponson du. Tourquoise pêcheresse. In: Drames de Paris, vol. III. Paris, Garnier, 1975.
  • _______.O clube dos valetes de copas . Salvador, Ed. Progresso. 1956.
  • _______.A desforra de Baccarat . São Paulo, Cia. Brasil, 1946.
  • _______. Últimas palavras de Rocambole Rio de Janeiro, Ed. João do Rio, 1931.
  • VEJA, São Paulo, 28/08/1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Dec 1991

Histórico

  • Recebido
    Nov 1991
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br