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Tempo Social
Print version ISSN 0103-2070On-line version ISSN 1809-4554
Tempo soc. vol.7 no.1-2 São Paulo Oct. 1995
http://dx.doi.org/10.1590/ts.v7i1/2.85214
Artigos
Foucault e Heidegger. A ética e as formas históricas do habitar (e do não habitar)
Foucault e Heidegger. The ethics and the historical forms of the inhabiting (and of the not inhabiting)
1Professor do Departamento de Psicologia Experimental do IP-USP, da PUC-SP e da UNIP
A partir de uma entrevista em que Foucault coloca a obra de Heidegger como uma das duas bases fundamentais de seu próprio pensamento (a outra é Nietzsche), o texto desenvolve uma das possibilidades de aproximação entre Heidegger e Foucault: a compreensão da ética enquanto morada e habitação. Os trabalhos derradeiros de Foucault, em que se renova o pensamento da ética através de um nítida separação entre ética e moral e mediante uma análise da ética enquanto procedimentos e técnicas de subjetivação - as tecnologias de si - são então contemplados por este ângulo. Ao final, é retomada e discutida a última mensagem de Foucault, a sua proposta de uma ética entendida como uma nova estética existencial.
Palavras-Chave: Foucault; Heidegger; ética; modos de subjetivação; estética existencial
Based on an interview given by Foucault where he acknowledges the work of Heidegger and Nietzsche as the two main pillars of his own thought, the essay explores one way of approximating Heidegger and Foucault: the understanding of ethics as dwelling and inhabitation. The renewal of thought on ethics which takes place in the latest works by Foucault, through a sharp separation between ethics and moral philosophy and through an analysis of ethics as procedures and techniques of subjectivation - as technologies of self - are being here analysed from the point of view of ethics as dwelling and inhabitation. Finally, Foucault's last message, his proposition of ethics understood as an new esthetic of existence is here recuperated and discussed.
Key words: Foucault; Heidegger; ethics; modes of subjectivation; esthetic of existence
1Nesta seção, o material que estou apresentando se baseia em grande parte no meu artigo Ética, saúde e práticas alternativas (1995) em que as relações da ética com o habitar e deste com a saúde são mais desenvolvidas.
2Para as considerações que se seguem vali-me dos textos de Heidegger Batir habiter penser (1986), Sérénité (1990) e Pour Servir de Commentaire a Sérénité. Foi-me também de grande valia a fenomenologia do habitar desenvolvida por E. Lévinas em Totalité et Infini (1990), embora no conjunto as elaborações levini-anas sobre a ética pretendam se colocar em oposição a Heidegger.
3Elsa Oliveira Dias e Zeljko Loparic´, entre outros, já publicaram alguns trabalhos explorando estas ressonâncias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Recebido: Abril de 1995