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Ponto convergente de utopias e culturas: o Parque de São Bartolomeu

Converging point of utopias and cultures: the São Bartolomeu Park

Resumos

Ponto de convergência de povos distintos como os índios Tupinambás e os escravos africanos da Nigéria, Benin, Angola e Congo, o Parque de São Bartolomeu resiste ao longo dos séculos ao crescimento desordenado da cidade do Salvador. A beleza especial do lugar parece ter exercido um fascínio e um poder de persuasão irresistível nos índios Tupinambás, que aqui fincaram raízes e fundaram uma grande aldeia, renunciando assim aos seus hábitos nômades. Também abrigou escravos fugitivos que aqui encontraram proteção e refúgio, organizando-se por volta do ano de 1826 no chamado Quilombo do Urubu. No presente trabalho discute-se a importância histórica e sagrada do Parque para os praticantes do candomblé e o sincretismo religioso resultante do encontro das tradições indígenas e africanas. Em muitos dos terreiros de candomblé, localizados nas cercanias do Parque, as divindades indígenas (caboclos) são cultuadas lado a lado com as africanas (orixás). Entrevistas realizadas com os praticantes do candomblé, demonstram que os descendentes dos Tupinambás e dos escravos africanos se afirmaram como principais usuários do Parque de São Bartolomeu.

candomblé; sincretismo; religiões afro-brasileiras; simbolismo; percepção ambiental; ecologia


Converging point of distinct people such as the Tupinambás Indians and African slaves from Nigeria, Benin, Angola and Congo, the São Bartolomeu Park resists to the disordered growth of the city of Salvador. The special beauty of the place seems to have exerted a fascination over the Tupinambás Indians, who founded a town there, abandoning their nomad habits. This place was also a schelter for the fugitive slaves that found there protection and help, organizing in 1826 the so-called "Quilombo do Urubu". The present paper discusses the historical and sacred importance of the São Bartolomeu Park for the participants of the candomblé sect and the religious syncretism deriving from the indian and African traditions. In many "terreiros de candomblé" (place where the ritual is practiced) located near the São Bartolomeu Park, the Indians divinities (caboclos) are side by side with the Africans (orixás). Interviews carried out with those who follow the candomblé sect show that Tupinambás and African slaves descendants are the major users of the São Bartolomeu Park.

candomblé; syncretism; afro-brazilian religions; symbolism; environmental perception; ecology


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  • 1
    Sacrifícios e oferendas são chamados pelos praticantes do culto de Ebó. Sacrifício é a entrega de algo de valor e oferenda, uma espécie de presente, propriedade pessoal do doador e que expressa certo grau de iniciativa voluntária (Costa Lima, 1992COSTA LIMA, Vivaldo. (1992) Sacrifícios e oferendas: uma perspectiva antropológica. Palestra proferida nos Seminários Preparatórios para o Curso de Guias e Guardiães. Salvador, 2 de abril.).
  • 2
    Peji significa para os praticantes do culto "altar de orixá".
  • 3
    Não recebe santo. Cuida dos orixás incorporados e de seus objetos (Campolim, 1995CAMPOLIM, Sílvia. (1995) Candomblé. Super Interessante, São Paulo, 9 (1): 18-31, janeiro., p. 29).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • CAMPOLIM, Sílvia. (1995) Candomblé. Super Interessante, São Paulo, 9 (1): 18-31, janeiro.
  • COSTA LIMA, Vivaldo. (1992) Sacrifícios e oferendas: uma perspectiva antropológica Palestra proferida nos Seminários Preparatórios para o Curso de Guias e Guardiães. Salvador, 2 de abril.
  • DO NASCIMENTO, A. (1980) O quilombismo Petrópolis, Vozes.
  • FINKE, P. (1986) Landschaftserfahrung und Landschftserhaltung. Plädoyer für eine ökologische Landschaftsästhetik. In: SMUDA, M. (org.). Landschaft, Frankfurt.
  • GERBERT, Martin. (1970) Religionen in Brasilien Berlin, Colloquium Verlag.
  • RISÉRIO, Antônio. (1993) Os Orixás no Terreiro da Ecologia. Mais!, Folha de São Paulo, 13/06.
  • SANTOS, Juana Elbein dos. (1986) Os Nagô e a morte Petrópolis,Vozes.
  • SODRÉ, Muniz. (1988) O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira. Petrópolis, Vozes.
  • VERGER, Pierre. (1981) Orixás. Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo São Paulo, Currupio.
  • VON FRANZ, Marie-Louise. (1988) O caminho dos sonhos São Paulo, Cultrix.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    July-Dec 1996

Histórico

  • Recebido
    Fev 1995
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