Acessibilidade / Reportar erro

Pequena história visual da violência

Short visual story on violence

ARTIGO

Pequena história visual da violência

Short visual story on violence

Paulo Menezes

Professor do Departamento de Sociologia da FFLCH–USP

RESUMO

Esta pequena história propõe um discurso crítico do que se poderia conceber visualmente como violência, por meio do questionamento de seus fundamentos e dimensões sociais, sejam eles religiosos, morais, políticos, formais, sexuais ou étnicos.

Palavras–chave: violência, fotografia, imagem.

ABSTRACTS

This short story presents a critical discourse of what could be visually thought of to be violence by questioning its social foundations and dimensions, i.e. religious, moral, political, formal, sexual or ethnic.

Key words: violence, photography, image.







































Lista de obras

01 Hans Holbein, Cristo morto, detalhe, 1522

30,5 x 200 cm

02 Grünewald, Cristo escarnecido, s/d

109 x 73,5 cm

03 Hieronymus Bosch, O jardim das delícias, detalhe, 1550

220 x 389 cm

04 Caravaggio, Davi com a cabeça de Golias, s/d

122 x 101 cm

05 Artemisia Gentileschi, Judith and Holofernes, 1620

óleo sobre tela, 199 x 162,5 cm

06 Rembrandt, Boi esquartejado, 1655

94 x 67 cm

07 Goya, Os desastres da guerra: Grande façanha! Com mortos!, 1810

08 Goya, Saturno devorando seu filho, 1821–1823

146 x 83 cm

09 Vincent Van ,Gogh, Quarto do artista em Arles, 1888

óleo sobre tela, 72 x 90 cm

10 James Ensor, Maskers Arguing Over a Hanged Man, 1891

óleo sobre tela, 59 x 74 cm

11 Erich Heckel, Criança sentada, 1906

óleo sobre tela, 70 x 64 cm

12 Ernst Ludwig Kirchner, Self–portrait with model, 1910

óleo sobre tela, 149,9 x 100,3 cm

13 Ian Berry, Elizabethville, 1960s

fotografia, 24,1 x 35,5 cm

14 Manuel Alvarez Bravo, Operário em greve, assassinado, 1934

fotografia, 19,2 x 23,8 cm

15 Max Beckmann, A noite, 1918–1919

óleo sobre tela, 134 x 156 cm

16 José Clemente Orozco, Hidalgo – a primeira batalha

da revolução, detalhe, 1937

afresco

17 David Alfaro Siqueiros, O eco do pranto, 1937

duco sobre masonite, 130 x 100 cm

18 W. Eugene Smith, Iwo Jima, 1945

fotografia

19 Francis Bacon, Pintura, 1946

óleo e têmpera sobre tela, 198 x 132 cm

20 Robert Capa, Espanha, 1938

fotografia

21 W. Eugene Smith, 1951

fotografia

22 Henri Cartier–Bresson, Madras, India, 1950

fotografia

23 W. Eugene Smith, 1951

fotografia

24 W. Eugene Smith, 1951

fotografia

25 Robert Frank, U. S. 66, Arizona, 1950

fotografia

26 Robert Frank, New Orleans, 1951–1952

fotografia

27 Diane Arbus, Porto–riquenha com máscara de beleza, 1965

fotografia

28 Andy Warhol, Grande cadeira elétrica, 1967

polímero sintético e silkscreen sobre tela , 137,2 x 185,7 cm

_______, 16 Jackies, 1964

acrílico e esmalte sobre tela, 204,2 x 163,5

_______, Red Race Riot, 1963

polímero sintético e silkscreen sobre tela, 348 x 209,6 cm

29 Huynh Cong, A guerra do Vietnã, 1972

fotografia

30 Robert Mapplethorpe, Phillip Prioleau, 1980

fotografia

31 Rustin, Sobre o quê ele pensa? Sobre absolutamente nada, 1984

Acrílico sobre tela, 162 x 130 cm

32 Gérard Musy, Fantastic, 1993

fotografia

33 Shelby Lee Adams, Drácula apalachiano com vovó, 1993

fotografia

34 Jake and Dinos Chapman, Grandes realizações sobre a morte, 1994

técnica mista, 277 x 244 x 152 cm

35 Ron Mueck, Pai morto, 1996–1997

Silicone e acrílico, 20 x 102 x 38 cm

36 Mat Collishaw, Buraco de bala, 1988–1993

Cibachrome montado em 15 caixas de luz, 229 x 310 cm

37 Marcus Harvey, Myra,1995

acrílico sobre tela, 396 x 320 cm

Serial–killer de crianças. Tela realizada com a impressão de palmas de crianças

38 Chris Ofili, A sagrada Virgem Maria, 1996

colagem de papel, óleo, glitter, resina de poliéster, pins e excremento de elefante sobre linho, 243,8 x 182,9 cm

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BACHELARD, Gaston. (1988) A dialética da duração. São Paulo, Ática.

BARTHES, Roland. (1984) A Câmara clara. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.

BAZIN, André. (1985) Qu'est–ce que le cinéma? Paris, Éd. du Cerf.

BENJAMIN, Walter. (1985) A imagem de Proust. In: ______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, p. 36–49.

_______. (1985) A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: _______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, p. 165–196.

_______. Pequena história da fotografia. In: _______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, p. 91–107.

BERGER, John. (1979) L'air de choses. Paris, Maspero.

_______. (1980) About looking. New York, Pantheon Books.

_______. (1980) Modos de ver. São Paulo Martins Fontes.

BERGSON, Henri. (1990) Matéria e memória. São Paulo, Martins Fontes.

BRETON, André. (1945) Le surréalisme et la peinture. New York, Brentano's.

_______. (1985) Manifestos do surrealismo. São Paulo, Brasiliense.

CARDOSO, Irene R. de A. (1995) Foucault e a noção de acontecimento. Tempo Social, São Paulo, 7(1–2): 53–66, outubro.

DOPAGENE, Jacques. (1983) Magritte. Paris, Fernand Hazan Éditeurs.

FOUCAULT, Michel. (1981) As palavras e as coisas. São Paulo, Martins Fontes.

_______. (1988) Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

FRANCASTEL, Pierre (1955) Histoire de la peinture française II. Paris, Gonthier.

_______. (1970) Études de sociologie de l'art. Paris, Denoël/Gonthier.

_______. (1982) A realidade figurativa. São Paulo, Perspectiva.

FREUND, Gisèle. (1976) La fotografia como documento social. Barcelona, Gustavo Gili.

GERNSHEIM, Helmut & Alison. (1966) História gráfica da fotografia. Barcelona, Ômega.

GOMBRICH, Ernst H. (1985) A história da arte. Rio de Janeiro, Zahar.

________. (1986) Arte e ilusão. São Paulo, Martins Fontes.

KOLKER, Robert P. (1983) The altering eye. New York, Oxford University Press.

LANGFORD, Michel. (1974) Iniciación a la fotografía profesional. Barcelona, Ômega.

LEITE, Miriam Moreira. (1993) Retratos de família. São Paulo, Edusp.

MERLEAU-PONTY, Maurice. (1975) A dúvida de Cézanne. In: Os pensadores. São Paulo, Abril.

MENEZES, Paulo. (1994) A pintura trágica de Edvard Munch: um ensaio sobre a pintura e as marteladas de Nietzsche. Tempo Social, São Paulo, 5(1–2): 67–111, novembro.

________. (1997) A trama das imagens. São Paulo, Edusp.

MENEZES, Beaumont. (1964) The history of photography. New York, The Museum of Modern Art.

NIETZSCHE, Friedrich. (1971) Par–delà bien et mal. Textos e variantes organizados por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Tradução de Cornélius Heim. Paris, Éditions Gallimard.

_______. (1974) Crepuscule des idoles ou Comment philosopher à coups de marteau. Textos e variantes organizados por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Tradução de Jean–Claude Hémery. Paris, Éditions Gallimard.

RICHTER, Hans. (1978) Dada art and anti–art. London, Thames and Hudson.

RUSSEL, John. (1981) The meanings of modern art. New York, Harper & Row.

SCHAPIRO, Meyer. (1982) Style, artiste et societé. Paris, Gallimard.

_______. (1985) Van Gogh. London, Thames and Hudson.

SCHARF, Aaron (1974) Art and photography. London, Pelican Books.

SONTAG, Susan. (1981) Ensaios sobre a fotografia. São Paulo, Arbor do Brasil.

STANGOS, Nikos. (1981) Concepts of modern art. London, Thames and Hudson.

TARKOVSK, Andrei. (1990) Esculpir o tempo. São Paulo, Martins Fontes.

VIRÍLIO, Paul. (1993) Guerra e cinema. São Paulo, Página Aberta.

VOGEL, Amos. (1974) Films as a subservise art. New York, Randon House.

WEBER, Max. (1993) A ciência como vocação. In: _______. Ciência e política – duas vocações. São Paulo, Cultrix, p. 17–52.

XAVIER, Ismail. (1988) Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo, Companhia das Letras. p. 367–384.

Recebido para publicação em fevereiro2001

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Nov 2007
  • Data do Fascículo
    Maio 2001
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br