ARTIGO
Pequena história visual da violência
Short visual story on violence
Paulo Menezes
Professor do Departamento de Sociologia da FFLCHUSP
RESUMO
Esta pequena história propõe um discurso crítico do que se poderia conceber visualmente como violência, por meio do questionamento de seus fundamentos e dimensões sociais, sejam eles religiosos, morais, políticos, formais, sexuais ou étnicos.
Palavraschave: violência, fotografia, imagem.
ABSTRACTS
This short story presents a critical discourse of what could be visually thought of to be violence by questioning its social foundations and dimensions, i.e. religious, moral, political, formal, sexual or ethnic.
Key words: violence, photography, image.
Lista de obras
01 Hans Holbein, Cristo morto, detalhe, 1522
30,5 x 200 cm
02 Grünewald, Cristo escarnecido, s/d
109 x 73,5 cm
03 Hieronymus Bosch, O jardim das delícias, detalhe, 1550
220 x 389 cm
04 Caravaggio, Davi com a cabeça de Golias, s/d
122 x 101 cm
05 Artemisia Gentileschi, Judith and Holofernes, 1620
óleo sobre tela, 199 x 162,5 cm
06 Rembrandt, Boi esquartejado, 1655
94 x 67 cm
07 Goya, Os desastres da guerra: Grande façanha! Com mortos!, 1810
08 Goya, Saturno devorando seu filho, 18211823
146 x 83 cm
09 Vincent Van ,Gogh, Quarto do artista em Arles, 1888
óleo sobre tela, 72 x 90 cm
10 James Ensor, Maskers Arguing Over a Hanged Man, 1891
óleo sobre tela, 59 x 74 cm
11 Erich Heckel, Criança sentada, 1906
óleo sobre tela, 70 x 64 cm
12 Ernst Ludwig Kirchner, Selfportrait with model, 1910
óleo sobre tela, 149,9 x 100,3 cm
13 Ian Berry, Elizabethville, 1960s
fotografia, 24,1 x 35,5 cm
14 Manuel Alvarez Bravo, Operário em greve, assassinado, 1934
fotografia, 19,2 x 23,8 cm
15 Max Beckmann, A noite, 19181919
óleo sobre tela, 134 x 156 cm
16 José Clemente Orozco, Hidalgo a primeira batalha
da revolução, detalhe, 1937
afresco
17 David Alfaro Siqueiros, O eco do pranto, 1937
duco sobre masonite, 130 x 100 cm
18 W. Eugene Smith, Iwo Jima, 1945
fotografia
19 Francis Bacon, Pintura, 1946
óleo e têmpera sobre tela, 198 x 132 cm
20 Robert Capa, Espanha, 1938
fotografia
21 W. Eugene Smith, 1951
fotografia
22 Henri CartierBresson, Madras, India, 1950
fotografia
23 W. Eugene Smith, 1951
fotografia
24 W. Eugene Smith, 1951
fotografia
25 Robert Frank, U. S. 66, Arizona, 1950
fotografia
26 Robert Frank, New Orleans, 19511952
fotografia
27 Diane Arbus, Portoriquenha com máscara de beleza, 1965
fotografia
28 Andy Warhol, Grande cadeira elétrica, 1967
polímero sintético e silkscreen sobre tela , 137,2 x 185,7 cm
_______, 16 Jackies, 1964
acrílico e esmalte sobre tela, 204,2 x 163,5
_______, Red Race Riot, 1963
polímero sintético e silkscreen sobre tela, 348 x 209,6 cm
29 Huynh Cong, A guerra do Vietnã, 1972
fotografia
30 Robert Mapplethorpe, Phillip Prioleau, 1980
fotografia
31 Rustin, Sobre o quê ele pensa? Sobre absolutamente nada, 1984
Acrílico sobre tela, 162 x 130 cm
32 Gérard Musy, Fantastic, 1993
fotografia
33 Shelby Lee Adams, Drácula apalachiano com vovó, 1993
fotografia
34 Jake and Dinos Chapman, Grandes realizações sobre a morte, 1994
técnica mista, 277 x 244 x 152 cm
35 Ron Mueck, Pai morto, 19961997
Silicone e acrílico, 20 x 102 x 38 cm
36 Mat Collishaw, Buraco de bala, 19881993
Cibachrome montado em 15 caixas de luz, 229 x 310 cm
37 Marcus Harvey, Myra,1995
acrílico sobre tela, 396 x 320 cm
Serialkiller de crianças. Tela realizada com a impressão de palmas de crianças
38 Chris Ofili, A sagrada Virgem Maria, 1996
colagem de papel, óleo, glitter, resina de poliéster, pins e excremento de elefante sobre linho, 243,8 x 182,9 cm
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BACHELARD, Gaston. (1988) A dialética da duração. São Paulo, Ática.
BARTHES, Roland. (1984) A Câmara clara. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.
BAZIN, André. (1985) Qu'estce que le cinéma? Paris, Éd. du Cerf.
BENJAMIN, Walter. (1985) A imagem de Proust. In: ______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, p. 3649.
_______. (1985) A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: _______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, p. 165196.
_______. Pequena história da fotografia. In: _______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, p. 91107.
BERGER, John. (1979) L'air de choses. Paris, Maspero.
_______. (1980) About looking. New York, Pantheon Books.
_______. (1980) Modos de ver. São Paulo Martins Fontes.
BERGSON, Henri. (1990) Matéria e memória. São Paulo, Martins Fontes.
BRETON, André. (1945) Le surréalisme et la peinture. New York, Brentano's.
_______. (1985) Manifestos do surrealismo. São Paulo, Brasiliense.
CARDOSO, Irene R. de A. (1995) Foucault e a noção de acontecimento. Tempo Social, São Paulo, 7(12): 5366, outubro.
DOPAGENE, Jacques. (1983) Magritte. Paris, Fernand Hazan Éditeurs.
FOUCAULT, Michel. (1981) As palavras e as coisas. São Paulo, Martins Fontes.
_______. (1988) Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
FRANCASTEL, Pierre (1955) Histoire de la peinture française II. Paris, Gonthier.
_______. (1970) Études de sociologie de l'art. Paris, Denoël/Gonthier.
_______. (1982) A realidade figurativa. São Paulo, Perspectiva.
FREUND, Gisèle. (1976) La fotografia como documento social. Barcelona, Gustavo Gili.
GERNSHEIM, Helmut & Alison. (1966) História gráfica da fotografia. Barcelona, Ômega.
GOMBRICH, Ernst H. (1985) A história da arte. Rio de Janeiro, Zahar.
________. (1986) Arte e ilusão. São Paulo, Martins Fontes.
KOLKER, Robert P. (1983) The altering eye. New York, Oxford University Press.
LANGFORD, Michel. (1974) Iniciación a la fotografía profesional. Barcelona, Ômega.
LEITE, Miriam Moreira. (1993) Retratos de família. São Paulo, Edusp.
MERLEAU-PONTY, Maurice. (1975) A dúvida de Cézanne. In: Os pensadores. São Paulo, Abril.
MENEZES, Paulo. (1994) A pintura trágica de Edvard Munch: um ensaio sobre a pintura e as marteladas de Nietzsche. Tempo Social, São Paulo, 5(12): 67111, novembro.
________. (1997) A trama das imagens. São Paulo, Edusp.
MENEZES, Beaumont. (1964) The history of photography. New York, The Museum of Modern Art.
NIETZSCHE, Friedrich. (1971) Pardelà bien et mal. Textos e variantes organizados por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Tradução de Cornélius Heim. Paris, Éditions Gallimard.
_______. (1974) Crepuscule des idoles ou Comment philosopher à coups de marteau. Textos e variantes organizados por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Tradução de JeanClaude Hémery. Paris, Éditions Gallimard.
RICHTER, Hans. (1978) Dada art and antiart. London, Thames and Hudson.
RUSSEL, John. (1981) The meanings of modern art. New York, Harper & Row.
SCHAPIRO, Meyer. (1982) Style, artiste et societé. Paris, Gallimard.
_______. (1985) Van Gogh. London, Thames and Hudson.
SCHARF, Aaron (1974) Art and photography. London, Pelican Books.
SONTAG, Susan. (1981) Ensaios sobre a fotografia. São Paulo, Arbor do Brasil.
STANGOS, Nikos. (1981) Concepts of modern art. London, Thames and Hudson.
TARKOVSK, Andrei. (1990) Esculpir o tempo. São Paulo, Martins Fontes.
VIRÍLIO, Paul. (1993) Guerra e cinema. São Paulo, Página Aberta.
VOGEL, Amos. (1974) Films as a subservise art. New York, Randon House.
WEBER, Max. (1993) A ciência como vocação. In: _______. Ciência e política duas vocações. São Paulo, Cultrix, p. 1752.
XAVIER, Ismail. (1988) Cinema: revelação e engano. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo, Companhia das Letras. p. 367384.
Recebido para publicação em fevereiro2001
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Nov 2007 -
Data do Fascículo
Maio 2001