SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue6Who are the patients who have been discharged from psychiatric hospital care recently? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100

Acta paul. enferm. vol.22 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000600001 

EDITORIAL

 

Indexação da Acta Paulista de Enfermagem no Web of Knowledge

 

 

Compromisso social e profissional com a enfermagem tem sido a mola mestre dos profissionais de enfermagem engajados(as) com a editoração e com o Conselho Editorial da Acta Paulista de Enfermagem desde a sua criação há 21 anos. É com muito orgulho e prazer que anunciamos que a Revista foi indexada no Web of Knowledge (Thomson Reuters) anteriormente denominado ISI - Web of Science, visto que apenas um pequeno número de revistas de enfermagem estão indexados nesta base de dados. Esta é uma realização extraordinária que precisa ser celebrada com grande entusiasmo por toda comunidade acadêmica e científica da Enfermagem brasileira.

A divulgação de achados científicos dos principais pesquisadores brasileiros da área refletindo as diversidades regionais relacionadas ao sistema e aos problemas de saúde, a conformidade, periodicidade bimestral alicerçados à qualificação do corpo editorial, nacional e internacional, do periódico possibilitaram a indexação nessa importante base de dados em prazo de 1 ano à solicitação. Torna-se portanto um momento de júbilo compartilhado por todos que acreditaram nesta possibilidade e na Acta Paulista de Enfermagem como periódico que divulda pordução qualificada do conhecimento em Enfermagem e nas demais áreas que compartilham o cuidado, a promoção e a recuperação da saúde. A Acta Paulista de Enfermagem, é o terceiro periódico brasileiro a juntar-se aos demais na área de enfermagem no mundo dentre os 11.260 periódicos de maior impacto das demais áreas de conhecimento, confirmando a qualidade científica das nossas publicações.

A nossa meta continuará sendo a de perseguir a excelência publicando achados de pesquisas regionais e internacionais fundamentados em referênciais teóricos e metodológicos de qualidade permitindo a replicação de métodos, ampliando o conhecimento científico da profissão, dando visibilidade internacional a este conhecimento compartilhando-o com os que necessitarem do mesmo.

Esperamos que a força que move um pesquisador, ou seja, a qualidade de conhecimento gerado por meio de pesquisas possa refletir no reconhecimento das mesams, sendo acessadas mundialmente traduzindo o impacto deste conhecimento. Temos ainda um longo caminho a percorrer para atingirmos o índice de impacto almejado, o qual é frequentemente anualmente calculado e divulgado pelo Journal Citation Reports (JCR) onde atualmente constam 62 periódicos de enfermagem mundiais, sendo 82% dos Estados Unidos. Nosso compromisso será o de alcançá-lo por meio das publicações dos seus achados.

Agradecemos a todos que indistintamente contribuíram com esta conquista e a todos que nos antecederam o nosso obrigado e respeitoso reconhecimento.

 

 

Prof. Dra. Alba Lúcia Botura Leite de Barros
Editor Chefe/ Editor Científico

Prof. Dr. Valmi D. Sousa
Equipe Técnica

Profa. Dra. Maria Clara Cassuli Matheus
Editor Executivo