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Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências

Metasíntesis cualitativa: desarrollo y contribuciones para la práctica basada en evidencias

Resumos

A metassíntese qualitativa é um campo de pesquisa emergente com potencial contribuição para a prática baseada em evidências, apesar das controvérsias de caráter conceitual e metodológico. Na última década, inúmeras publicações têm apontado a relevância deste tipo de estudo e os diferentes métodos para conduzir a síntese de pesquisas qualitativas. O presente artigo é uma sinopse destes aspectos, incluindo as etapas da metassíntese.

Pesquisa qualitativa; Medicina baseada em evidências; Pesquisa biomédica; Comportamento exploratório


La metasíntesis cualitativa es un campo de la investigación emergente con potencial contribución para la práctica basada en evidencias, a pesar de las controversias de carácter conceptual y metodológico. En la última década, innumerables publicaciones han apuntado hacia la relevancia de este tipo de estudio y los diferentes métodos para conducir la síntesis de investigaciones cualitativas. El presente artículo es una sinopsis de estos aspectos, incluyendo las etapas de la metasíntesis.

Investigación cualitativa; Medicina basada en evidencia; Investigación biomédica; Conducta exploratória


Metasynthesis is an emergent technique to synthesize qualitative research findings. Besides conceptual and methodological controversies, methasynthesis has the potential to contribute for evidence-based practice. In the last decade, several publications addressed the relevance of this and other techniques to synthesize qualitative research findings. This paper presents a brief discussion of methasynthesis, including a description of each one of its steps.

Qualitative research; Evidence-based medicine; Biomedical research; Exploratory behavior


ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO

Metassíntese qualitativa: desenvolvimento e contribuições para a prática baseada em evidências* Autor Correspondente: Maria Clara Cassuli Matheus R. Napoleão de Barros, 754 - Vila Clementino São Paulo - SP - CEP. 04024-002 E-mail: clara.maria@unifesp.br

Metasíntesis cualitativa: desarrollo y contribuciones para la práctica basada en evidencias

Maria Clara Cassuli Matheus

Doutora em Enfermagem, Professora Adjunto da Disciplina Fundamentos de Enfermagem e Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - São Paulo (SP) - Brasil

Autor Correspondente Autor Correspondente: Maria Clara Cassuli Matheus R. Napoleão de Barros, 754 - Vila Clementino São Paulo - SP - CEP. 04024-002 E-mail: clara.maria@unifesp.br

RESUMO

A metassíntese qualitativa é um campo de pesquisa emergente com potencial contribuição para a prática baseada em evidências, apesar das controvérsias de caráter conceitual e metodológico. Na última década, inúmeras publicações têm apontado a relevância deste tipo de estudo e os diferentes métodos para conduzir a síntese de pesquisas qualitativas. O presente artigo é uma sinopse destes aspectos, incluindo as etapas da metassíntese.

Descritores: Pesquisa qualitativa; Medicina baseada em evidências/métodos; Pesquisa biomédica; Comportamento exploratório

RESUMEN

La metasíntesis cualitativa es un campo de la investigación emergente con potencial contribución para la práctica basada en evidencias, a pesar de las controversias de carácter conceptual y metodológico. En la última década, innumerables publicaciones han apuntado hacia la relevancia de este tipo de estudio y los diferentes métodos para conducir la síntesis de investigaciones cualitativas. El presente artículo es una sinopsis de estos aspectos, incluyendo las etapas de la metasíntesis.

Descriptores: Investigación cualitativa; Medicina basada en evidencia/métodos; Investigación biomédica; Conducta exploratória

INTRODUÇÃO

Preparar esta apresentação foi um desafio e um momento de muito aprendizado, pois, a metassíntese qualitativa é um tipo de pesquisa qualitativa que impõe vários desafios de ordem prática e controvérsias de natureza conceitual e, principalmente epistemológica.

Porém, meu objetivo não é enfocar essas discussões amplamente tratadas por diversos autores(1-3), mas sim, apresentar o estágio de desenvolvimento deste tipo de pesquisa e, como a metassíntese qualitativa pode contribuir para a prática baseada em evidências.

As revisões sistemáticas e a metanálise são assuntos relativamente conhecidos. As revisões sistemáticas reúnem uma grande quantidade de resultados de pesquisas clínicas e, discutem as diferenças e semelhanças entre os resultados encontrados nos estudos primários. Este tipo de metodologia resultou do aumento da produção científica e tornou-se o fundamento do movimento da prática baseada em evidências em saúde. Esse movimento deu-se pela necessidade de validar os resultados obtidos de pesquisas sobre determinado assunto, assim como, subsidiar a tomada de decisões dos profissionais em meio a tantas informações(1).

Assim, do ponto de vista quantitativo, a metanálise permite determinar as melhores práticas, maximizar resultados e, aplicar os melhores resultados em tempo mais curto com o menor preço possível.

O incremento dessa metodologia deve-se aos estudos desenvolvidos, principalmente pela Fundação Cochrane, uma iniciativa do Reino Unido que desde 1992 prepara, mantém e dissemina revisões sistemáticas de intervenções de saúde. As revisões sistemáticas de estudos quantitativos possibilitam a metanálise, ou seja, agregam dados a fim de alcançar um poder estatístico, passível de detectar as relações entre causa e efeito ou, clinicamente, estabelecer as relações entre o tratamento (cuidado) e os resultados apresentados pelo paciente(1,3).

Por outro lado, a quantidade das pesquisas qualitativas vem crescendo, e, portanto, levando à mesma problemática enfrentada pelos pesquisadores e consumidores de pesquisa quantitativa, ou seja, o acúmulo de informações, porém dispersas, o que, segundo diversos autores, é um dos motivos do pouco impacto que os resultados dos estudos qualitativos têm produzido na prática, incluindo, a subutilização na formulação das políticas públicas de saúde(1,3).

A PESQUISA QUALITATIVA E A METASSÍNTESE QUALITATIVA

Uma expoente pesquisadora qualitativa brasileira define a pesquisa qualitativa como aquela que busca explorar "como as pessoas dão sentido ao mundo que as cerca, quem são elas, e como elas apresentam isto e, respondem aos outros"(4). Já, um médico psiquiatra, no tratado de pesquisa qualitativa publicada recentemente, define a pesquisa qualitativa como "um tipo de pesquisa que busca interpretar os significados trazidos por indivíduos acerca dos múltiplos fenômenos pertinentes ao campo dos problemas da saúde doença"(5).

Este tipo de pesquisa tem ressonância em diversas profissões da área da saúde, especialmente a Enfermagem, porque, para cuidar, "estabelecemos relações e interações humanas, lidamos com a experiência particular que tem um sentido próprio para aquele que experiencia o processo saúde-doença"(5).

Como, a pesquisa qualitativa segue premissas distintas daquelas oriundas da pesquisa quantitativa, as estratégias de coleta e análise de dados possuem características particulares e, consequentemente, outros padrões de rigor científico e agregação ou interpretação de dados.

Desta forma, a metassíntese qualitativa é definida como "integração interpretativa de achados qualitativos (derivados de estudos fenomenológicos, etnográficos, da teoria fundamentada nos dados e outros) que são a síntese interpretativa de dados"(6). Essas integrações vão além da soma das partes, uma vez que oferecem uma nova interpretação dos resultados. A nova interpretação não pode ser encontrada em nenhum relatório primário de investigação, pois são inferências derivadas do fato de todos os artigos terem se tornado uma amostra, como um todo(6-7).

Os estudos de outras investigadoras dessa área que têm fundamentado os poucos estudos nacionais decorrentes de metassíntese, esclarecem que a nova síntese interpretativa dos dados, não é uma visão resumida com características desvinculadas daquele evento ou experiência, mas sim, integra os dados a fim de alcançar um nível teórico de compreensão mais elevado(7).

Os dados das pesquisas primárias podem, assim, ser estudados, relacionados entre si, permitindo compará-los, buscando as convergências e diferenças, compondo uma nova síntese, em nível mais elevado de abstração e compreensão. Essa síntese tem o poder de incluir todos os significados das experiências encontrados nos estudos primários, porém, sem criticá-los ou compará-los, pois essa é a conduta assumida quando o investigador faz uma revisão bibliográfica ou uma sumarização de estudos sobre determinado tema(6-7).

Assim, a função da metassíntese do ponto de vista qualitativo visa: fortalecer o papel de estudos qualitativos nas pesquisas de ciências de saúde, melhorar a aplicabilidade dos resultados de pesquisas qualitativas na prática clínica e, explorar um corpo de conhecimento qualitativo para fundamentar a teoria, a prática, a pesquisa, e as políticas de saúde(6-7).

Neste sentido, em 1998, a Fundação Cochrane estabeleceu o Qualitative Research Methods Working Group com a finalidade de dar suporte metodológico à inclusão de dados qualitativos em revisões sistemáticas. Deste movimento surgiram e estão disponibilizados on-line, curso, apostilas e foram criados vários centros de cooperação internacional, hoje em torno de 10, dos quais destacamos o Sandbar digital Library Project America, e o Joanna Briggs Institute Royal Adelaide Hospital(1,7-11).

ETAPAS DA METASSÍNTESE QUALITATIVA

As controvérsias acerca das características, e conseqüentemente das etapas da metassíntese, focam, principalmente, duas visões dominantes que determinam a forma de conduzir a síntese de pesquisas qualitativas: a integração ou agregação e, a interpretação das evidencias qualitativas(1).

Vários estudiosos(7-9) têm fundamentado os trabalhos de pesquisadores nacionais da área da saúde, inclusive da enfermagem(10-11).

Para o âmbito desta apresentação, elegi as etapas propostas pela pesquisadora (9) do UK Cochrane Centre descritas abaixo:

1. Identificar o interesse intelectual e qual o objetivo da pesquisa. O objetivo é o primeiro passo para fazer uma revisão sistemática e decorre da questão que vai nortear o estudo, sendo necessário, por isso, que seja bem específica. Já, o interesse intelectual fundamenta-se na relevância e na necessidade de integrar os dados dispersos sobre determinado tema.

2. Decidir o que é relevante aos interesses e, conseqüentemente, os critérios iniciais de inclusão dos estudos. Para isso, o pesquisador desenvolve uma exaustiva coleta de dados. É exaustiva, porque dela depende a validade da metassíntese.

Porém, decidir o que é relevante requer uma sub etapa de avaliação individual de cada estudo que avaliação da qualidade de cada estudo. Na literatura existem diversos instrumentos de avaliação sistematizados para julgar o rigor de estudos qualitativos.

3. A leitura dos estudos - nessa fase, os estudos precisam ser lidos e relidos para analisar as metáforas e as interpretações relevantes, elaborando resumos de forma a tornar os resultados mais acessíveis e organizados para o revisor/pesquisador.

4. Determinar como os estudos estão relacionados - ao justapor os resultados dos estudos primários pode ser feita a suposição inicial sobre o relacionamento entre estudos.

5. Elaborar novas afirmações, mais concisas e amplas que correspondam ao conteúdo do conjunto dos resultados, mas que preservem o contexto do qual surgiram.

6. Elaborar a nova explicação de forma que seja equivalente a todos os estudos pesquisados.

Assim, a metassíntese precisa sustentar os conceitos de cada estudo, ou seja, o novo conceito precisa ser capaz de incluir os contidos nos estudos pesquisados.

Desta forma, outro nível de síntese é possível: aquela derivada da análise e interpretações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Transformar vários estudos qualitativos em um novo estudo requer sensibilidade teórica do pesquisador para desconstruir e analisar os dados das pesquisas, a partir de um processo indutivo e interpretativo. Este é um processo complexo e desafiador, porém, necessário, para assegurar a validade da metassíntese qualitativa.

* Síntese da conferência apresentada no XIV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia e I Simpósio Internacional de Enfermagem em Nefrologia.

  • 1. Pearson A, Field J, Jordan Z. Evidence-based clinical practice in nursing and health care: assimilating research, experience and expertise. Oxford: Blackwell; 2007.
  • 2. Dixon-Woods M, Booth A, Sutton AJ. Synthesizing qualitative research: a review of published reports. Qual Res. 2007;7(3):375-422.
  • 3. Thorne S, Jensen L, Kearney MH, Noblit G, Sandelowski M. Qualitative methasynthesis: reflections on methodological orientation and ideological agenda. Qual Health Res. 2004;14(10):1342-65. Review.
  • 4. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Editora Hucitec/Rio de Janeiro: ABRASCO; 2006.
  • 5. Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. 2Ş ed. Petrópolis: Vozes; 2003.
  • 6
    Sandbar Digital Library Projetc (updated June 2008) [Internet]. North Carolina: University of North Carolina; 2008. [cited 2009 June 12]. Available from: http://sonweb.unc.edu/sandbar/index.cfm
  • 7. Sandelowski M, Docherty S, Emden C. Focus on qualitative methods. Qualitative metasynthesis: issues and techniques. Res Nurs Health. 1997;20(4):365-71.
  • 8. Sandelowski M, Barroso J. Creating metasummaries of qualitative findings. Nurs Res. 2003;52(4):226-33.
  • 9. Francis-Baldesari C. Systematic reviews of qualitative literature [Internet]. Available from: http://www.dcu.ie/cochrane/presentations/FrancisBaldesari_06.pdf
  • 10. Lopes ALM. Processos de educação em saúde na cessação do tabagismo: revisão sistemática e metassíntese [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2008.
  • 11. De La Torre-Ugarte-Guanilo MC. Vulnerabilidade feminina ao HIV: metassíntese [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2008.
  • Autor Correspondente:
    Maria Clara Cassuli Matheus
    R. Napoleão de Barros, 754 - Vila Clementino
    São Paulo - SP - CEP. 04024-002
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      09 Abr 2010
    • Data do Fascículo
      2009
    Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
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