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Construção e validação de um instrumento de classificação de pacientes pediátricos

Resumos

OBJETIVO: Construir, validar o conteúdo e verificar a confiabilidade interavaliadores de um instrumento para a classificação de pacientes pediátricos. MÉTODOS: Estudo misto com referencial quantitativo, sendo o delineamento descritivo exploratório para a validação do conteúdo do instrumento realizado pela Técnica Delphi seguido por desenho correlacional para avaliar a confiabilidade interavaliadores. RESULTADOS: Após quatro fases da Técnica Delphi, o instrumento ficou constituído por 11 indicadores de demanda de cuidado e cada um por quatro situações graduadas refletindo o aumento da necessidade de enfermagem. Obteve-se nível de confiabilidade ótimo para cinco indicadores; bom para cinco e apenas um indicador com fraco nível de confiabilidade. CONCLUSÃO: Foi construído e validado o conteúdo do instrumento para classificar pacientes pediátricos em cinco categorias de cuidados com confiabilidade satisfatória.

Cuidado da criança; Avaliação em saúde; Enfermagem pediátrica; Estudos de validação; Carga de trabalho


OBJECTIVE: To construct a tool for classification of pediatric patients, validate its content, and assess the interrater reliability. METHODS: This is a quantitative study in which a mixed method was used. Validity of its content was assessed through a descriptive exploratory design using the Delphi technique. Inter-rater reliability was then assessed with a correlational design. RESULTS: After four stages of use of the Delphi technique, the instrument was composed of 11 care demand indicators. Each of them comprised one-to-four situations of graded complexity, that reflected increasing intensity of nursing need. The reliability levels as optimal, good, and weak were obtained for five, five, and one indicators, respectively. CONCLUSION: The content of the instrument was constructed and validated with satisfactory reliability to classify pediatric patients into five healthcare categories.

Child care; Health evaluation; Pediatric nursing; Validation studies; Workload


ARTIGO ORIGINAL

Construção e validação de um instrumento de classificação de pacientes pediátricos

Ariane Polidoro Dini; Edinêis de Brito Guirardello

Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Autor correspondente Autor correspondente: Ariane Polidoro Dini Rua Vital Brasil, 251, Zeferino Vaz Campinas, SP, Brasil. CEP: 13083-888 aridini@fcm.unicamp.br

RESUMO

OBJETIVO: Construir, validar o conteúdo e verificar a confiabilidade interavaliadores de um instrumento para a classificação de pacientes pediátricos.

MÉTODOS: Estudo misto com referencial quantitativo, sendo o delineamento descritivo exploratório para a validação do conteúdo do instrumento realizado pela Técnica Delphi seguido por desenho correlacional para avaliar a confiabilidade interavaliadores.

RESULTADOS: Após quatro fases da Técnica Delphi, o instrumento ficou constituído por 11 indicadores de demanda de cuidado e cada um por quatro situações graduadas refletindo o aumento da necessidade de enfermagem. Obteve-se nível de confiabilidade ótimo para cinco indicadores; bom para cinco e apenas um indicador com fraco nível de confiabilidade.

CONCLUSÃO: Foi construído e validado o conteúdo do instrumento para classificar pacientes pediátricos em cinco categorias de cuidados com confiabilidade satisfatória.

Descritores: Cuidado da criança/classificação; Avaliação em saúde; Enfermagem pediátrica; Estudos de validação; Carga de trabalho

Introdução

A hospitalização em pediatria é tida como uma oportunidade para que a criança e seus responsáveis vivenciem a recuperação da enfermidade, bem como ampliem seus conhecimentos de promoção à saúde para manutenção de seu desenvolvimento e prevenção de novas internações.(1)

Na gestão de unidades de internações pediátricas os desafios para assegurar os padrões de segurança e qualidade assistencial exigem que a caracterização do perfil da clientela seja considerada, pois apenas o conhecimento da porcentagem de ocupação dos leitos não é suficiente para decisões gerenciais.(2-4)

Desde a década de 1970, com a finalidade de caracterizar o perfil assistencial, foram difundidos os Sistemas de Classificação de Pacientes (SCP) como método para estimar, quantificar e avaliar a demanda de cuidados de enfermagem por grupos de pacientes, categorizando-os, de acordo com a necessidade de cuidados requeridos, em um período de tempo específico.(3) Além disso, no final da década de 1980, os dados obtidos da aplicação de SCP têm sido indicados para fundamentar o planejamento de custos no que se refere à necessidade de recursos humanos e materiais.(4)

Atualmente, a utilização de SCP contribui para facilitar a comunicação entre enfermeiros assistenciais e gerentes, promover a capacitação dos profissionais por competências para assistir as diferentes categorias de cuidado, fundamentar o dimensionamento de pessoal, o remanejamento e a alocação diária de profissionais.(5-8)

A necessidade de instrumentos e conceitos de categorias específicos para pacientes pediátricos foi apontada em 2011, em um estudo que validou a conceituação de cinco categorias de cuidados para a pediatria.(9) No entanto, o mesmo estudo não indicou nenhum instrumento que viabilizasse a classificação de pacientes nas categorias conceituadas.(9)

Dessa forma, este estudo teve como objetivo construir, validar o conteúdo e verificar a confiabilidade interavaliadores de um instrumento para a classificação de pacientes pediátricos em cinco categorias de cuidados.

Métodos

Trata-se de um estudo misto com referencial quantitativo ocorrido em duas fases sequenciais [QUAN→quan]. Na primeira fase foi utilizado delineamento descritivo exploratório para a construção e a validação do conteúdo do instrumento e na segunda fase foi utilizado o desenho correlacional para avaliar a confiabilidade interavaliadores do instrumento.

Para construir um instrumento objetivo, no estilo avaliação de fatores, foram considerados referenciais conceituais consagrados sobre SCP.(3,4)

A cada indicador foram atribuídas quatro situações graduadas de um a quatro pontos de forma crescente quanto às necessidades de cuidados.

A validação do conteúdo do instrumento foi realizada por um grupo de juízes com o uso da técnica Delphi.(10) Os critérios de inclusão para compor o grupo de juízes foram: possuir a graduação em enfermagem, tempo de experiência na assistência em pediatria, na gerência ou na docência igual ou superior a cinco anos e realização de pesquisas na construção de instrumentos de classificação de pacientes.

Nessas condições, participaram 19 enfermeiras, cujo tempo de formação variou entre cinco e 23 anos; seis atuavam na assistência, cinco em atividades gerenciais e oito na docência. Quanto à qualificação profissional, quatro enfermeiras possuíam apenas o curso de graduação, seis especialização lato-sensu e nove haviam cursado pós-graduação stricto-sensu (três delas com mestrado e seis com doutorado).

A técnica Delphi foi viabilizada por correio eletrônico com a apresentação do estudo e a solicitação de julgamento do conteúdo do instrumento quanto à clareza e à pertinência na redação de cada indicador e pontuações. Esta técnica permite etapas consecutivas para a obtenção de, no mínimo, 70% de concordância com o conteúdo do instrumento. Níveis de consenso inferiores exigiram modificações de conteúdo e nova etapa de análise até a obtenção do nível de concordância estabelecido.(10)

Após obter a versão final do instrumento, foi avaliada a confiabilidade interavaliadores.(11) A amostra foi composta por pacientes internados em uma unidade pediátrica de um hospital de ensino no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu em um único dia, sendo que os pacientes foram avaliados com a aplicação do instrumento de forma simultânea por duas enfermeiras pós-graduandas, com experiência em pediatria, após a assinatura do Termo de Consentimento pelos familiares. Os dados foram analisados com o uso do coeficiente de Kappa, sendo considerado como ótima confiabilidade (K > 0,75), boa confiabilidade (0,41 < k < 0,74) e fraca confiabilidade para valores abaixo de 0,40.(11)

O desenvolvimento do estudo atendeu as normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa envolvendo seres humanos.

Resultados

A construção inicial do instrumento foi composta por dez indicadores de cuidado e foram necessárias quatro etapas da técnica Delphi, para validar o conteúdo de todos os indicadores e respectivas pontuações (Tabela 1).

Após as quatro etapas da técnica Delphi, o instrumento obteve sua configuração final (Tabela 2).

Na avaliação da confiabilidade interavaliador, o instrumento foi aplicado em 42 pacientes pediátricos por duas enfermeiras ao mesmo tempo (Tabela 3).

Discussão

Os resultados do estudo têm como limitação o tipo de confiabilidade utilizado, e a não verificação da consistência interna do instrumento, bem como a avaliação de sua validade de construto.

Este estudo permitiu construir, validar o conteúdo e avaliar a confiabilidade interavaliadores do ICPP nas cinco categorias de cuidado conceituadas na literatura como cuidados mínimos, intermediários, alta dependência, semi-intensivo e intensivos.(9)

A consideração de cinco categorias de cuidados foi similar ao instrumento de Fugulin para pacientes adultos da clínica cirúrgica e diferiu dos instrumentos de Perroca para pacientes adultos que não considera a categoria de alta dependência e do instrumento de Bochembuzio para pacientes neonatais que contempla apenas três categorias de cuidado.(12-14)

A possibilidade de classificar pacientes pediátricos na categoria de alta dependência foi considerada importante por permitir identificar as necessidades de cuidado inerentes da fase de desenvolvimento que, independente da estabilidade clínica, há dependência nas necessidades básicas.(9)

A utilização da técnica Delphi para a validação do conteúdo foi vantajosa por ter possibilitado seu julgamento por profissionais de diferentes localidades geográficas, posições hierárquicas, saberes, visões e perspectivas profissionais.(10)

As modificações mais importantes no conteúdo do instrumento ocorreram na primeira etapa da técnica Delphi, quando foi substituído o indicador "Educação ao familiar" por "Participação do acompanhante" e "Rede de Apoio e suporte". Na segunda etapa todos os indicadores obtiveram o consenso estabelecido e a pontuação de seis indicadores requereram alterações. Na terceira etapa as pontuações de quatro indicadores foram validadas e na quarta etapa as pontuações dos dois últimos indicadores atingiram o nível de concordância estabelecido.

Destaca-se que foram validados dois indicadores relacionados ao familiar, pois a presença desses no ambiente hospitalar tem determinado modificações na assistência e desafiado à equipe em uma nova perspectiva de qualidade assistencial que contempla a provisão de cuidados, o envolvimento dos acompanhantes nas ações diárias e a promoção da continuidade do tratamento no domicílio.(1,2)

Na avaliação da confiabilidade interavalidadores, o ICPP apresentou níveis de confiabilidade ótimos para cinco indicadores; bons para cinco e apenas um indicador com fraco nível de confiabilidade.(11)

Conclusão

Foi construído e validado o conteúdo do instrumento para classificação de pacientes pediátricos em cinco categorias de cuidados com confiabilidade satisfatória.

Colaborações

Dini AP e Guirardello EB declaram que contribuíram com a concepção e projeto, análise e interpretação dos dados; redação do artigo, revisão crítica relevante do conteúdo intelectual e aprovação final da versão a ser publicada.

Submetido 25 de Março de 2012

Aceito 21 de Fevereiro de 2013

Conflitos de interesse: não há conflitos de interesse a declarar

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  • Autor correspondente:

    Ariane Polidoro Dini
    Rua Vital Brasil, 251, Zeferino Vaz
    Campinas, SP, Brasil. CEP: 13083-888
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Maio 2013
    • Data do Fascículo
      2013

    Histórico

    • Recebido
      25 Mar 2012
    • Aceito
      21 Fev 2013
    Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
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