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Adaptação e validação da Escala de Liderança Carismática Socializada

Resumos

OBJETIVO: Adaptar a escala Charismatic Leadership Socialized Scale à cultura brasileira e avaliar as propriedades psicométricas da versão traduzida e adaptada. MÉTODOS: A escala traduzida e adaptada foi respondida por 211 profissionais da equipe de enfermagem. Utilizou-se o programa SPSS, onde foram verificados os componentes principais e as cargas fatoriais de cada item nas subescalas pelo Método dos Componentes Principais e teste de rotação Varimax, e a consistência interna das subescalas pelo cálculo do índice alfa de Cronbach. Também se comparou as médias dos grupos em cada escala pela análise de variância one-way (ANOVA), verificando-se a significância das diferenças pelo teste de Tukey. RESULTADOS: A escala apresentou consistentes propriedades psicométricas convergentes a uma estrutura estável do fator e confiabilidade adequada muito próxima ao estudo original. CONCLUSÃO: Os resultados reforçam as qualidades psicométricas da escala, indicando sua aplicabilidade para pesquisas no contexto hospitalar nacional.

Liderança; Estudos de validação; Satisfação no emprego; Pesquisa em administração de enfermagem; Recursos humanos de enfermagem


OBJECTIVE: Adapting the Charismatic Leadership Socialized Scale for the Brazilian culture and evaluating the psychometric properties of the translated and adapted version. METHODS: The translated and adapted version of the scale was answered by 211 nursing staff professionals. The SPSS program was used to verify the principal components, the loading factors of each item on the subscales by the Principal Component Analysis and the Varimax rotation test, and the internal consistency of subscales by calculating Cronbach's alpha index. The means of groups on each scale were compared by the one-way analysis of variance (ANOVA), verifying the significance of differences with Tukey's test. RESULTS: The scale showed consistent psychometric properties converging to a stable factor structure and a suitable reliability that was very close to the original study. CONCLUSION: The results support the psychometric properties of the scale, indicating its applicability for research in hospital settings nationwide.

Leadership; Validation studies; Job satisfaction; Nursing administration research; Nursing staff


ARTIGO ORIGINAL

Adaptação e validação da Escala de Liderança Carismática Socializada

Suzel Regina Ribeiro ChavagliaI; Marília Ferreira Dela ColetaII; José Augusto Dela ColetaII; Isabel Amélia Costa MendesIII; Maria Auxiliadora TrevizanIII

IEscola de Enfermagem, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

IIUniversidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

IIIEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Autor correspondente Autor correspondente: Suzel Regina Ribeiro Chavaglia Av. Frei Paulino, 30, Uberaba, MG, Brasil. CEP: 38025-180 suzel.ribeiro@yahoo.com.br

RESUMO

OBJETIVO: Adaptar a escala Charismatic Leadership Socialized Scale à cultura brasileira e avaliar as propriedades psicométricas da versão traduzida e adaptada.

MÉTODOS: A escala traduzida e adaptada foi respondida por 211 profissionais da equipe de enfermagem. Utilizou-se o programa SPSS, onde foram verificados os componentes principais e as cargas fatoriais de cada item nas subescalas pelo Método dos Componentes Principais e teste de rotação Varimax, e a consistência interna das subescalas pelo cálculo do índice alfa de Cronbach. Também se comparou as médias dos grupos em cada escala pela análise de variância one-way (ANOVA), verificando-se a significância das diferenças pelo teste de Tukey.

RESULTADOS: A escala apresentou consistentes propriedades psicométricas convergentes a uma estrutura estável do fator e confiabilidade adequada muito próxima ao estudo original.

CONCLUSÃO: Os resultados reforçam as qualidades psicométricas da escala, indicando sua aplicabilidade para pesquisas no contexto hospitalar nacional.

Descritores: Liderança; Estudos de validação; Satisfação no emprego; Pesquisa em administração de enfermagem; Recursos humanos de enfermagem

ABSTRACT

OBJECTIVE: Adapting the Charismatic Leadership Socialized Scale for the Brazilian culture and evaluating the psychometric properties of the translated and adapted version.

METHODS: The translated and adapted version of the scale was answered by 211 nursing staff professionals. The SPSS program was used to verify the principal components, the loading factors of each item on the subscales by the Principal Component Analysis and the Varimax rotation test, and the internal consistency of subscales by calculating Cronbach's alpha index. The means of groups on each scale were compared by the one-way analysis of variance (ANOVA), verifying the significance of differences with Tukey's test.

RESULTS: The scale showed consistent psychometric properties converging to a stable factor structure and a suitable reliability that was very close to the original study.

CONCLUSION: The results support the psychometric properties of the scale, indicating its applicability for research in hospital settings nationwide.

Keywords: Leadership; Validation studies; Job satisfaction; Nursing administration research; Nursing staff

Introdução

As investigações realizadas sobre liderança se tornaram um dos grandes desafios para pesquisadores em vários campos do conhecimento. Há uma busca incessante por métodos de trabalho que proporcionem aos líderes respostas às necessidades impostas pelo mundo globalizado. A liderança é uma condição necessária nos diferentes tipos de organização humana, e o papel do líder é de fundamental importância para o alcance de metas e objetivos.(1)

O estilo de gestão e liderança pode propiciar condições que facilitem as atividades e a criação de ambiente de comprometimento dos membros da equipe. As teorias de liderança estiveram focadas em definições como autocrática/democrática, diretiva/ participativa, com foco na tarefa ou nas pessoas e comportamentos superficiais ou de consideração. É importante identificar as competências fundamentais para o desempenho da função de liderança.(2,3)

Os comportamentos que sustentam a Liderança Carismática incluem articulação de visão estratégica; sensibilidade às necessidades dos seguidores, do ambiente, coragem para assumir riscos; e disponibilidade de autossacrifícios para materializar a visão organizacional.(4)

O autor da escala estuda a Teoria Caminho-Objetivo há quatro décadas. Discute a liderança no campo da psicologia social e do comportamento organizacional. Esta teoria propõe a interação social entre líder e seus seguidores. Assim, o líder deverá explicitar os comportamentos que os trabalhadores deverão ter e, como meta, o desempenho e a satisfação do seguidor por meio de sua motivação.(4,5)

A Teoria Caminho-Objetivo, reformulada no final da década de 90, especifica o comportamento de líderes que impulsionam o desempenho e a satisfação dos seguidores na unidade de trabalho, o resultado da liderança na motivação e habilidade dos subordinados, e a efetividade do líder no desempenho do grupo. Incluem oito classes de comportamentos do líder, diferenças individuais dos seguidores e variáveis moderadoras contingentes, que se transformaram em 26 proposições.(4,5)

A versão inicial da teoria apresenta "o papel motivacional do líder", compatível com o aumento da satisfação pessoal dos seguidores e alcance de objetivos de trabalho. A capacidade de visão, desenvolvida pelo líder e percebida pelo subordinado, empodera-os, na prática, junto às unidades de trabalho, de forma efetiva no alcance de objetivos.(4)

A noção essencial de subordinação é a de que o indivíduo na posição de autoridade será efetivo desde que aperfeiçoe o meio ambiente, providenciando o esclarecimento cognitivo necessário e assegurando que os subordinados contem com ele para o alcance de seus objetivos.(6)

House inicialmente abordou duas classes gerais de comportamento do líder: o diretivo esclarecedor e a satisfação das necessidades do seguidor. Posteriormente definiram-se quatro competências comportamentais: Comportamento de Líder Diretivo, Apoiador, Participativo e Orientado para o Sucesso.(5,7,8)

Os objetivos deste estudo foram traduzir a escala da língua inglesa para a portuguesa e adaptá-la à cultura brasileira, através de aplicação junto aos profissionais da área de enfermagem hospitalar; avaliar as propriedades psicométricas da versão traduzida e adaptada; e, apresentar as avaliações da Liderança Carismática, Instrumental e de Satisfação, Motivação e Eficácia por grupos.

Métodos

A investigação foi realizada em hospital público governamental, com 278 leitos dispostos em unidades de internação, com atendimento a urgências e emergências - adulto e infantil - e várias especialidades médicas. Como participantes foram incluídos todos os funcionários componentes da equipe de enfermagem dessa instituição que se enquadrassem nos seguintes critérios: ser membro da equipe de enfermagem e estar subordinado ao enfermeiro gestor de um setor e/ou turno; assinar o consentimento por escrito e dispor de 40 minutos no horário de trabalho para responder ao questionário. Participaram do estudo 211 sujeitos que atenderam aos critérios de inclusão. Para o alcance dos objetivos propostos, foi utilizado o instrumento de medida intitulado originalmente Charismatic Leadership Socialized Scale.(4)

Os 143 itens da escala foram construídos para medir a Liderança Carismática, Instrumental, e a dimensão de Compromisso e Satisfação, Motivação e Eficácia da Equipe. O instrumento apresenta duas partes: a primeira, com 124 itens das várias dimensões da Liderança Carismática e Instrumental referentes a comportamentos do gestor; a segunda, com 19 itens, destina-se a escala da dimensão de Compromisso e Satisfação, Motivação e Eficácia da Equipe.

O construto da Liderança Carismática constitui-se de nove fatores: Autoconfiança e Determinação, Comunicação Inspiradora, Confiança nos Seguidores, Estímulo Intelectual, Expectativa de Desempenho, Integridade, Justiça, Modelagem do Papel e Visão. Já o construto da Liderança Instrumental conta com sete fatores: Compartilhar o Poder, Consideração, Esclarecimento do Papel, Orientação, Orientação ao Desempenho, Orientação da Equipe e Reconhecimento Contingente. O terceiro construto Compromisso e Satisfação, Motivação e Eficácia da Equipe consta de três fatores vinculados aos comportamentos dos funcionários. Cada construto trata-se de uma subescala. Os itens das subescalas são avaliados com alternativas de respostas em sete pontos: 1 = discorda intensamente; 2 = discorda moderadamente; 3 = discorda levemente; 4 = nem concorda e nem discorda; 5 = concorda levemente; 6 = concorda moderadamente; 7 = concorda intensamente.

Como o instrumento nunca fora aplicado no Brasil houve a necessidade de sua tradução, adaptação, aplicação ao público-alvo e estabelecimento das principais características psicométricas, apos autorização do autor.

O instrumento foi traduzido para o português por dois tradutores brasileiros; as versões foram comparadas ao original e, após análise e discussão com professores da área, pequenas alterações foram feitas, preservando-se o conteúdo. O instrumento foi submetido a outro tradutor brasileiro, para versão do português para o inglês (back-translation), e comparação ao original, confirmando-se assim sua adequação.

Para a validação aparente e de conteúdo, o instrumento foi submetido a cinco juízes enfermeiros com experiência na área e em pesquisa. Após receber essas colaborações, a escala sofreu modificações quanto à forma; a folha de instrução foi totalmente reformulada e a linguagem foi adequada ao nível de entendimento dos funcionários para maior clareza, objetividade e compreensão dos sujeitos.

Posteriormente, o instrumento a dez sujeitos que apresentavam os mesmos critérios da população do estudo para verificar se havia clareza e fácil entendimento.

As entrevistas para a coleta dos dados foram agendadas, de acordo com a disponibilidade do participante, com duração de 30 a 40 minutos, na unidade e em horário de trabalho.

Os dados obtidos foram organizados e digitados em planilha eletrônica do programa Epi-Info, versão 3.51, para análise estatística. Foram analisados em duas etapas: adaptação do instrumento à cultura brasileira e para testes estatísticos a fim de comparar grupos de participantes em suas avaliações acerca da Liderança Carismática e Instrumental, e da satisfação, motivação e eficácia da equipe.

Inicialmente, os dados foram submetidos ao Método dos Componentes Principais para mostrar os componentes de cada escala: nove de Liderança Carismática, sete da Liderança Instrumental e três da dimensão de Compromisso e Satisfação, Motivação e Eficácia da Equipe. Em seguida, os componentes foram submetidos ao teste de rotação Varimax, cujo objetivo foi maximizar a variação entre os pesos de cada componente principal.

Em seguida, avaliou-se a confiabilidade das subescalas, pelo cálculo do índice de confiabilidade alfa de Cronbach. Para a comparação dos grupos, efetuou-se análise de variância one-way (ANOVA), buscando-se verificar a diferença entre as médias dos grupos em cada escala, com posterior verificação da significância das diferenças por meio do teste DHS (Diferença Honestamente Significativa) de Tukey, sendo esses testes indicados para comparação entre amostras de tamanhos diferentes.(8)

O desenvolvimento do estudo atendeu as normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa envolvendo seres humanos.

Resultados

Dos 211 participantes, a idade variou de 19 a 58 anos, sendo que a maior parte se concentrou na faixa etária entre 29 e 38 anos (40,8%), com mé-No quadro 2, apresenta-se a carga fatorial de dia de 35,6 anos; houve predominância do sexo cada item que compõe as subescalas da Escala de feminino (81,5%). Os dados sobre a análise fato-Liderança Carismática, Instrumental e CEMS. rial requerida nessa etapa do estudo são apresen-Para verificar a confiabilidade do instrumento, tados no quadro 1. foi calculado o índice alfa de Cronbach para todas



A partir do método de rotação ortogonal Vari-as subescalas. Os resultados do teste de confiabilidamax, observou-se uma separação mais clara dos fa-de alfa de Cronbach neste estudo estão dispostos no tores das subescalas, permitindo destacar as escalas quadro 3, juntamente daqueles obtidos no estudo que não se mostraram unifatoriais. original de desenvolvimento da escala.


Observa-se que os valores do índice alfa de Cronbach da escala original em relação aos do estudo atual apresentam-se próximos.

Discussão

Nas últimas três décadas, House e outros autores têm inovado, na tentativa de explicar a liderança a partir de abordagens teóricas que consideram mais de um pressuposto e/ou premissa. Assim, essa proposta teórica foi elaborada a partir de traços de personalidade, comportamentos assumidos pelos líderes no exercício de suas funções e variáveis situacionais que influenciam a eficácia da liderança. Posteriormente, o modelo sofreu alterações, com a preocupação de se enfatizarem os aspectos organizacionais e grupais.(9-11)

Os resultados mostraram que a maioria das subescalas é constituída por um único fator. Os itens que apresentaram cargas fatoriais negativas ou baixas no fator esperado foram submetidos à análise, e salientou-se o índice alfa de Cronbach.

Analisando as médias das subescalas das Escalas de Liderança Carismática, Instrumental e a dimensão de Compromisso e Satisfação, Motivação e Eficácia da Equipe, com pontuações acima do ponto médio quatro, observa-se uma tendência dos participantes em avaliar positivamente os aspectos medidos. O líder carismático possui características pessoais específicas, traços de personalidade que o fazem representar os ideais e as projeções do grupo que lidera, identificando-o e reconhecendo-o como líder e dependente do grupo. Percebe-se um componente relacional presente nas teorias dos traços que, concentradas nas características próprias do líder, manifesta quando chancelada pelo grupo identificado com o carisma do líder.(12,13)

Para a Escala de Liderança Carismática, os participantes pontuaram a autoconfiança e determinação, modelagem papel, a integridade como características mais expressivas da liderança de seus enfermeiros gestores, significando que os enfermeiros líderes apresentam esses comportamentos com maior frequência. A Liderança Instrumental associa os conceitos de Liderança Transacional e Transformacional. Nesse contexto, a liderança baseia sua ação na legitimidade e na autoridade, que são formalmente reconhecidas para o exercício do poder.

Já no que se referem aos pressupostos transformacionais, os processos de motivação são fundamentados num apelo aos valores morais e ideais superiores, que vão além dos interesses individuais. Assim, o poder trata-se da capacidade para formular e articular uma determinada "visão", que é reconhecida por todos como merecedora de confiança e apoio.(12)

Na Liderança Transformacional, são apontados elementos de autoconhecimento, identidade e outros valores de identidade coletiva.(13)

Neste estudo, a Escala de Liderança Instrumental apresentou subescalas com maior pontuação a orientação da equipe e o esclarecimento do papel, indicando que seus enfermeiros gestores apresentam esses comportamentos, os quais são reforçados pela literatura.(14-16)

Já para a Escala de Compromisso e Satisfação, Motivação e Eficácia da Equipe, a subescala de maior pontuação foi Compromisso e Satisfação, demonstrando que os participantes estão satisfeitos com os comportamentos de seus enfermeiros líderes e se julgam comprometidos com a instituição.

Alguns estudos investigam compromisso e satisfação dos trabalhadores em diversos cenários e os correlacionam a outras variáveis, como a sensação dos funcionários sentirem-se eficazes enquanto equipe. Esses estados psicológicos geram comprometimento do colaborador com a organização e podem ser variável de decisão na permanência ou não na unidade de trabalho.(17,18)

Assim, para que a liderança encontre terreno propício para avançar na enfermagem, ela deve ser estimulada por atitudes inovadoras, projetos e investimentos pessoais, grupais e pela união dos enfermeiros.(19)

Vale lembrar que as organizações representam campo fértil para que seus membros atuem como trabalhadores do conhecimento e, nesse sentido, os enfermeiros se constituem ativos focados na gestão, liderança e conhecimento, comprometidos com o capital humano, estrutural e intelectual das organizações.(20) Tais ativos possuem atitude mental aberta e positiva, capaz de conduzir sua equipe com visão simultânea de amplitude e foco, adotando metodologias para o alcance de resultados. O desempenho em liderança fundamenta-se no comportamento das pessoas e sua meta é buscar, manter e motivar talentos.(21)

Uma parte essencial do papel da liderança é atuar como facilitadora na transição para um novo modo de vida e de trabalho, no qual cabe ao líder investir energias para apoiar seus colaboradores a desenvolverem-se no mundo do trabalho.(22)

Ao mesmo, tempo, deve buscar continuamente aprimorar suas próprias competências para o exercício da liderança, para antever o futuro e o cenário a ser construído, ser criativo e instrumentalizado para conduzir processos de mudança, sempre promovendo o paciente como sujeito e protagonista de seu cuidado.(23)

Assim, o enfermeiro estará agindo com recursos estratégicos no seio da organização, propiciando o alcance mais rápido de respostas assertivas na tomada de decisão e na prática clínica humanizada, qualificada e segura aos clientes atendidos.(24)

É preciso, entretanto, apontar as limitações deste estudo, restrito a uma única instituição na área da saúde, apesar dos resultados positivos sobre as qualidades do instrumento.

Na análise realizada para validação fatorial com o Método dos Componentes Principais seguidos da rotação Varimax da Escala de Liderança Carismática Socializada foram encontrados nove componentes para a Escala de Liderança Carismática, sete para Liderança Instrumental e três para a de Compromisso e Satisfação, Motivação e Eficácia da Equipe, os quais foram compatíveis com os dados encontrados por House.

Quando analisada cada subescala para os itens com baixa correlação com os demais, foram toma-das as melhores decisões de mantê-los ou excluí-los, a partir de sua contribuição para a subescala.

Outra análise foi o teste de confiabilidade por meio do índice alfa de Cronbach, que demonstrou boa consistência interna dos itens. A maioria apresentou índice acima de 0.70, resultado que indica boa consistência interna dos itens, valores muito semelhantes aos dados obtidos pelo autor no artigo original. Por meio desses procedimentos, constatou-se a utilidade dessa escala na versão traduzida da Escala de Liderança Carismática Socializada, em sua adaptação para aplicação no contexto hospitalar. Quanto à liderança dos enfermeiros gestores das Unidades A, B e C destacou-se, com maior número de itens da escala, o da unidade A. Serão necessários mais estudos para prover a área do comportamento organizacional de instrumento aplicável a diversas organizações.

Conclusão

A Escala de Liderança Carismática Socializada foi validada na versão traduzida e adaptada para aplicação no contexto hospitalar.

Colaborações

Chavaglia SRR; Coleta MFD; Coleta JAD; Mendes IAC e Trevizan MA declaram que contribuíram com a concepção e projeto, análise e interpretação dos dados, redação do artigo, revisão crítica relevante do conteúdo intelectual e aprovação final da versão a ser publicada.

Submetido 23 de Agosto de 2013

Aceito 25 de Outubro de 2013

Conflitos de interesse: não há conflitos de interesse a declarar.

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  • Autor correspondente:
    Suzel Regina Ribeiro Chavaglia
    Av. Frei Paulino, 30,
    Uberaba, MG, Brasil. CEP: 38025-180
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      13 Jan 2014
    • Data do Fascículo
      2013

    Histórico

    • Recebido
      23 Ago 2013
    • Aceito
      25 Out 2013
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