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Perfil de competência profissional do enfermeiro em emergências

Resumos

Objetivo

Propor o Perfil de Competência profissional do enfermeiro em emergências.

Métodos

Estudo descritivo exploratório balizado por uma Matriz de Competência brasileira, alinhado às tendências do mercado, às particularidades da Enfermagem em emergências, a estudos existentes e a opinião de experts que consideraram se as ações eram próprias ao desempenho competente do enfermeiro na área considerada.

Resultados

A partir das Competências Básicas e respectivas Competências Associadas indicadas na Matriz houve a descrição de 56 atitudes/comportamentos representadas por ações capazes de identificar o desempenho competente do enfermeiro em emergências. Estas atitudes/comportamentos, designadas de Questões Identificadoras, geraram o Perfil de Competência desse profissional avaliado como apropriado por enfermeiros.

Conclusão

O Perfil de Competência a ser expresso pelos enfermeiros que atuam em serviços de emergência permite descrever o seu nível de competência e contribui para que eles atinjam a excelência desejada mostrando uma prática de alto nível. A etapa da psicometria está relacionada com a avaliação de comportamentos e aponta os princípios que devem ser observados em relação aos procedimentos teóricos.

Enfermagem em emergência; Competência profissional; Competência clínica; Enfermagem baseada em evidências; Pesquisa em administração de enfermagem


Objective

To develop the professional competency profile for the nurse working in emergency services.

Methods

A descriptive exploratory study based on a Brazilian Competency Matrix, aligned to the market trends, to the particularities of emergency nursing, previous studies and the opinion of experts who determined whether the actions were appropriate for satisfactory performance of nurses in the mentioned area.

Results

Based on the basic skills and their associated competences, as indicated in the Matrix, we described 56 attitudes/behaviors represented by actions that identified a satisfactory performance of emergency. These attitudes/behaviors, designated as identifying issues, generated the Professional Competency profile that was assessed as appropriate for nurses.

Conclusion

The Competency Profile that should be expressed by nurses working in emergency services allows describing their level of competence and helps them achieve the desired excellence with a high-level practice. The psychometric phase is related to assessing behaviors and focuses the principles to be observed in relation to the theoretical procedures.

Emergency nursing; Professional competence; Clinical competence; Evidence-based nursing; Nursing administration research


Introdução

Entre os vários profissionais que atuam nas áreas de emergência, o enfermeiro é um dos que precisa estar pronto para enfrentar novos desafios e entregar aos clientes e à instituição o que precisam e esperam receber a tempo e a hora, a fim de garantir qualidade no atendimento com a devida competência.

Diante desta necessidade, autores brasileiros construíram uma “Matriz de Competência Profissional do enfermeiro em emergências” com oito Competências Básicas e 31 Competências Associadas.(1. Holanda FL, Marra CC, Cunha IC. Construction of a professional competency matrix of the nurse in emergency services. Acta Paul Enferm. 2014;27(4):373-9.) Nessa Matriz, as Competências Básicas compreendiam a capacidade de o enfermeiro realizar o trabalho apoiado em um conjunto de conhecimentos gerais e específicos refletidos nas habilidades e nas atitudes que agregam valor profissional e social às suas ações, diferenciando-o na realidade em que atua. Já as Competências Associadas referiam-se ao suporte mínimo necessário ao desenvolvimento de cada Competência Básica para o desempenho qualificado do enfermeiro.

Para que as relações entre competências fossem consistentes em sua proposta, a Matriz conceituou-as para esclarecer o que representavam e justificar as interdependências que lhes foram atribuídas. Como a Matriz construída determinou um modelo para ser reproduzido na prática do enfermeiro em emergências, tornou-se necessário estabelecer um Perfil de Competência Profissional. Assim, entendeu-se esse Perfil como um conjunto de atitudes/comportamentos essenciais inerentes às capacidades necessárias para a prática profissional.

Portanto, este estudo questionou: o Perfil de Competência Profissional para o enfermeiro atuar em emergências, proposto a partir de uma Matriz brasileira, é próprio para a realidade atual do atendimento eficaz dos clientes com a qualidade desejada? Para buscar respostas a esta pergunta, definiu-se como objetivos propor o Perfil de Competência Profissional do enfermeiro em emergências, descrever as atitudes e os comportamentos caracterizadores das ações decorrentes da associação de cada Competência Básica e suas respectivas Associadas constantes na Matriz; elaborar o Perfil de Competência com ações caracterizadoras das atitudes e comportamentos do enfermeiro na prática profissional em emergências; avaliar o conteúdo do Perfil elaborado com experts no assunto e ajustar o conteúdo proposto com as sugestões dos experts consultados.

Métodos

Tratou-se de um estudo descritivo exploratório realizado em uma universidade pública em São Paulo ao longo do ano de 2013, visando definir o conteúdo capaz de expressar a atitude/comportamento competente do enfermeiro na prática profissional diária em emergências. Teve como referencial a Matriz de Competência Profissional desenvolvida anteriormente pelos autores.(1. Holanda FL, Marra CC, Cunha IC. Construction of a professional competency matrix of the nurse in emergency services. Acta Paul Enferm. 2014;27(4):373-9.)

Para a elaboração do objeto deste estudo, utilizou-se além da Matriz, a experiência e o raciocínio dedutivo alinhado a:

  • Tendência do mercado brasileiro para o enfermeiro atuar em serviços de emergências;

  • Particularidades do exercício profissional do enfermeiro em emergências;

  • Trajetória profissional pelo agrupamento das atribuições e das responsabilidades;

  • Foco nos clientes e na entrega de cuidados agregadores de valor ao negócio, ao profissional e ao próprio cliente.

Dessa maneira, na elaboração do conteúdo do Perfil de Competências em emergências descreveram-se as atitudes/comportamentos essenciais para a prática profissional em nível de excelência, a partir dos conceitos das Competências Básicas e suas respectivas Associadas, conferindo-lhes a denominação de Questão Identificadora da Competência. Cabe salientar que, embora as Competências Associadas tenham sido atribuídas a mais de uma Básica, o conteúdo das Questões Identificadoras nunca se repete. Assim, esta Questão representou o tipo de ação que o enfermeiro deveria ter para manifestar a competência considerada.

Para relacionar a Competência Básica às suas Competências Associadas e às Questões Identificadoras lançou-se mão de algarismos arábicos. As Básicas e as Associadas foram identificadas por números inteiros e as Questões Identificadoras pelo número da Básica seguida da Associada correspondente interposto por um ponto, o qual definiu o novo formato do estilo do número. Desta forma, a Questão Identificadora sempre foi composta por dois numerais.

No processo de avaliação do Perfil de Competência o seu conteúdo foi organizado em um instrumento no Software Word®. Os avaliadores foram selecionados intencionalmente, visando submeter o Perfil construído a enfermeiros vinculados às áreas de emergências e gestão. O critério de seleção considerou a experiência do enfermeiro na prática com clientes críticos em emergência e/ou na prática da gestão em enfermagem, ambas acima de 10 anos. Buscou-se escolher aqueles que atuavam nas áreas hospitalar e de ensino, bem como pesquisadores na temática competência. Para a participação dos avaliadores optou-se pelo uso da comunicação eletrônica compartilhada entre expert/pesquisador para que se pronunciassem, em um prazo de duas semanas. Coube aos experts considerarem se as competências e as ações eram próprias ao desempenho do enfermeiro na área considerada, incluindo questões linguísticas e ortográficas para a compreensão do conteúdo proposto.

O desenvolvimento do estudo atendeu às normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa envolvendo seres humanos.

Resultados

Foram construídas 56 Questões Identificadoras para estabelecer um perfil decorrente dos conceitos de oito Competências Básicas e de 31 Competências Associadas.

Das Associadas 14 foram indicadas uma única vez e 17 se repetiram de duas a quatro vezes por serem indispensáveis como suporte ao desenvolvimento da Competência Básica.

A análise do conteúdo ocorreu em duas etapas com o total de seis especialistas, dois na primeira etapa e quatro na segunda. Na primeira etapa, dois especialistas consideraram que o conteúdo era pertinente, claro e atingia o objetivo proposto. Para ampliar a objetividade do texto e reduzir o tempo de apreciação de cada questão, eles sugeriram uma redação mais concisa das Questões Identificadoras. Na etapa seguinte, quatro outros especialistas avaliaram o texto reformulado com as sugestões já feitas, considerando-o próprio ao fim que se destinava.

O perfil construído e avaliado ficou formado por oito Competências Básicas e respectivos conceitos, 56 Competências Associadas e 56 Questões Identificadoras, apresentado noquadro 1.

Quadro 1
Perfil de competência profissional do enfermeiro em emergências

Discussão

Neste estudo descritivo exploratório o Perfil de competência profissional do enfermeiro em emergências permitiu evidenciar as três principais estratégias que o sustentaram: excelência operacional, foco nos clientes e entrega de cuidados agregadores de valor ao negócio, ao profissional e ao próprio cliente. Dentro desses limites, as Questões Identificadoras das Competências puderam se apropriar da realidade brasileira, por considerarem o agrupamento de atribuições e responsabilidades do enfermeiro em emergências, o respeito às particularidades da enfermagem e o alinhamento às tendências do mercado, sempre voltadas para facilitar sua compreensão e uso.

No desenrolar do processo de construção da pesquisa foram encontrados dezenas de estudos nacionais que abordaram esses elementos citados acima. Mas, há poucos publicados em periódicos que tratavam especificamente sobre competência profissional do enfermeiro em emergências, uma vez que a maioria das publicações discorria sobre competências sem a especificidade desejada ou destinada exclusivamente a área gerencial.

Esta escassez de estudos acerca das competências do enfermeiro que atuam em emergências foi corroborada pela literatura internacional.(2. ENA NP Validation Work Team, Hoyt KS, Coyne EA, Ramirez EG, Peard AS, Gisness C, Gacki-Smith J. Nurse practitioner Delphi study: competencies for practice in emergency care. J Emerg Nurs. 2010; 36(5):439-49.,3. McCarthy G, Cornally N, O’Mahony C. Emergency nurses: procedures performed and competence in practice. Int Emerg Nurs. 2013;21(1):50-7.) Os poucos referenciais identificados, que apesar de importantes, devem ser analisados com reserva, por se destinarem à determinada dimensão e realidade.(2. ENA NP Validation Work Team, Hoyt KS, Coyne EA, Ramirez EG, Peard AS, Gisness C, Gacki-Smith J. Nurse practitioner Delphi study: competencies for practice in emergency care. J Emerg Nurs. 2010; 36(5):439-49.

. McCarthy G, Cornally N, O’Mahony C. Emergency nurses: procedures performed and competence in practice. Int Emerg Nurs. 2013;21(1):50-7.

. Harding AD, Walker-Cillo GE, Duke A, Campos GJ, Stapleton SJ. A framework for creating and evaluating competencies for emergency nurses. J Emerg Nurs. 2013;39(3):252-64.

. O’Connell J, Gardner G. Development of clinical competencies for emergency nurse practitioners: a pilot study. Australas Emerg Nurs J. 2012;15(4):195-201.
-6. Henrik A, Kerstin N. Questioning nursing competencies in emergency health care. J Emerg Nurs. 2009;35(4):305-11.) Traziam ainda aspectos relacionados ao contexto oriundos das normas específicas do exercício profissional deste país.(2. ENA NP Validation Work Team, Hoyt KS, Coyne EA, Ramirez EG, Peard AS, Gisness C, Gacki-Smith J. Nurse practitioner Delphi study: competencies for practice in emergency care. J Emerg Nurs. 2010; 36(5):439-49.,6. Henrik A, Kerstin N. Questioning nursing competencies in emergency health care. J Emerg Nurs. 2009;35(4):305-11.)

Conforme pode ser percebido pelo contexto desta discussão, inexistem na literatura estudos semelhantes com a mesma perspectiva de relacionar atitudes/comportamentos com competências, fazendo com que as autoras deste estudo propusessem o presente Perfil a partir de conhecimentos teóricos, práticos e ampla vivência profissional.

Portanto, a proposta visou fornecer uma perspectiva diferente da até então estudada sobre a temática competência do enfermeiro em emergência, com o intuito de ser abrangente e integrativa. Desta forma, o estudo expôs um Perfil de Competências para o enfermeiro trabalhar com excelência em qualquer nível de atenção em emergências. Ainda, deve-se salientar que há limitações na pesquisa pelo fato da mesma ter sido apenas avaliada por um pequeno grupo de experts. Embora todos tenham indicado que o Perfil é próprio para os enfermeiros em emergências é necessário verificar a sua validade e a sua confiabilidade.

A aplicabilidade prática dos resultados teve como foco principal permitir que gestores e enfermeiros sintam-se informados sobre que competências profissionais podem ser identificadas e quais podem ser desenvolvidas a curto e médio prazo na atuação qualificada em emergências. Além disso, instituições, serviços e profissionais ficam respaldados para direcionar recursos, atender expectativas e até mesmo planejar carreiras.

Conclusão

O Perfil de Competência Profissional do enfermeiro em emergências foi desenvolvido a partir de uma Matriz brasileira. Os resultados obtidos contribuíram para expor de forma clara e concisa as atitudes/ comportamentos capazes de expressar a excelência desejada da prática.

Agradecimentos

Pesquisa realizada com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), processo 483.449/2013-0. Aos colegas enfermeiros experts que participaram da avaliação.

Referências

  • 1
    Holanda FL, Marra CC, Cunha IC. Construction of a professional competency matrix of the nurse in emergency services. Acta Paul Enferm. 2014;27(4):373-9.
  • 2
    ENA NP Validation Work Team, Hoyt KS, Coyne EA, Ramirez EG, Peard AS, Gisness C, Gacki-Smith J. Nurse practitioner Delphi study: competencies for practice in emergency care. J Emerg Nurs. 2010; 36(5):439-49.
  • 3
    McCarthy G, Cornally N, O’Mahony C. Emergency nurses: procedures performed and competence in practice. Int Emerg Nurs. 2013;21(1):50-7.
  • 4
    Harding AD, Walker-Cillo GE, Duke A, Campos GJ, Stapleton SJ. A framework for creating and evaluating competencies for emergency nurses. J Emerg Nurs. 2013;39(3):252-64.
  • 5
    O’Connell J, Gardner G. Development of clinical competencies for emergency nurse practitioners: a pilot study. Australas Emerg Nurs J. 2012;15(4):195-201.
  • 6
    Henrik A, Kerstin N. Questioning nursing competencies in emergency health care. J Emerg Nurs. 2009;35(4):305-11.
  • Errata

    No artigo “Perfil de competência profissional do enfermeiro em emergências”, publicado na Acta Paulista de Enfermagem, 2015; 28(4):308-314 - Holanda FL, Marra CC, Cunha ICKO, idioma português, nas páginas 312 e 313, onde se lê:

    Leia-se:

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    July-Aug 2015

Histórico

  • Recebido
    22 Out 2014
  • Aceito
    28 Nov 2014
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