SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Paulista de Enfermagem

Print version ISSN 0103-2100On-line version ISSN 1982-0194

Acta paul. enferm. vol.28 no.4 São Paulo Oct. 2015

 

Press Release

Perfil de competência profissional do enfermeiro em emergências

Flávia Lilalva de Holanda 1  

1Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem. E-mail: flavia.lilalva@unifesp.br


Três pesquisadoras brasileiras da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, propuseram o Perfil de Competência Profissional do Enfermeiro em Emergências. Elas descreveram as atitudes e comportamentos essenciais para o desempenho competente de um enfermeiro em emergências e publicaram o estudo na Acta Paulista de Enfermagem em 2015.

A relevância do desenvolvimento do Perfil atende à atual exigência mundial em que a competência é um atributo básico de qualquer profissional. A entrega de atendimento de pacientes, com uma qualidade em nível de excelência, depende de reconhecer que o enfermeiro é capaz de realizar as ações que integram esse Perfil. Esse reconhecimento está sendo cada vez mais requerido tanto pelo cliente quanto pela própria organização.

Enquanto competências profissionais, até recentemente apenas conceitos teóricos e dispersos estavam disponíveis na literatura. Agora, este estudo aponta ações relacionadas com posturas baseadas em competências básicas. Essas ações foram reunidas e conceituadas em uma Matriz, que foi publicada nesta mesma revista em 2014.

O uso deste Perfil como referência de um desempenho competente do profissional em emergências permite tanto a enfermeiros como a gestores em saúde identificar no dia-a-dia as competências adquiridas e aquelas que devem ser agregadas às já existentes. A identificação de competências profissionais do enfermeiro permite criar programas para o seu desenvolvimento contínuo na área de emergências, bem como contratar novos profissionais pelos gestores e estabelecer um plano de carreira capaz de atender as expectativas de reconhecimento do valor que o profissional agrega à organização com o seu trabalho.

Este estudo teve o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq; Proc: 483.449/2013-0).

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.