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Estratégias de enfrentamento durante a pandemia da COVID-19 em uma instituição de ensino superior de Enfermagem

Ocenário imposto pela pandemia da COVID-19 exigiu que as universidades públicas brasileiras organizassem seus processos de trabalho para equacionar os problemas ou as situações críticas e emergenciais desvelados por essa emergência sanitária mundial. A Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-Unifesp), no auge dos seus 81 anos de fundação, sentiu-se extremamente comprometida com essa realidade e buscou adotar estratégias que respondessem eficazmente às demandas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e assistência.

Assim como no Brasil, em outros países do mundo(11. Pather N, Blyth P, Champman JA, Dayal MR, Flack NAMS, Fogg QA, et al. Forced Disruption of Anatomy Education in Australia and New Zealand: An Acute Response to the Covid‐19 Pandemic. Anat Sci Educ. 2020;13(3):284-97.) os estudantes de Enfermagem foram suspensos das práticas assistenciais hospitalares e de extensão comunitária e, a partir dessa decisão, numerosas ações foram compartilhadas em relação à formação profissional dos estudantes e às atividades que seriam realizadas para não comprometer o currículo acadêmico.

Nacionalmente, no ensino, inúmeras atividades foram planejadas para manter o vínculo com os estudantes, mesmo a distância, bem como para repensar o currículo dos cursos, de modo que garantissem o conhecimento e o compromisso social necessários para a formação de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS). A EPE, seguindo orientações da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp, adotou o regime de atividades domiciliares especiais como estratégia para assegurar o cumprimento das atividades teóricas. Para os estudantes do último ano do curso de graduação, optou-se pelo reinício das atividades práticas. Embora o risco de adquirir a COVID-19 durante a prática assistencial seja considerável,(22. Bernstein L, Boburg S, Sacchetti M, Brown E. Covid-19 hits doctors, nurses and EMTs, threatening health system [March 17, 2020]. [Internet]. [cited 2020 Jul 17]. Available from: https://www.washingtonpost.com/health/covid-19-hits-doctors-nurses-emts-threatening-health-system/2020/03/17/f21147e8-67aa-11ea-b313-df458622c2cc_story.html.
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) estudantes no mundo se preocupam com a extensão das consequências da pandemia e buscam propor ações que minimizem impactos negativos em suas formações.(33. Dewart G, Corcoran L, Lorraine T, Kristin P. Nursing education in a pandemic: Academic challenges in response to COVID-19. Nurse Educ Today. 2020;92:104471.) Dessa forma, o compromisso social da EPE em formar enfermeiros para o SUS num momento de tamanha emergência sanitária fez-nos planejar esse retorno, garantindo a máxima segurança possível.

Sobre as atividades de pesquisa, por incentivo público, foram destinados para o país recursos que contribuem com novos métodos de diagnóstico, tratamento e interrupção da transmissão relacionados ao combate da COVID-19. A iniciativa engloba pesquisas relacionadas à história natural da doença; o desenvolvimento e a avaliação de testes, de alternativas terapêuticas e de vacinas; a avaliação da atenção à saúde nos três níveis de complexidade diante da epidemia; o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) nas ações de prevenção, controle e manejo; a adesão e o cumprimento das medidas de prevenção e controle; a gestão de serviços na pandemia, entre outros temas relacionados à doença. As linhas de pesquisa foram definidas a partir de diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), alinhadas às prioridades nacionais em discussão entre o Ministério da Saúde e especialistas de todo o país, considerando a necessidade de resposta rápida e investimentos em estudos mais promissores.(44. Siqueira SM, Jesus VS, Santos EN, Whitaker MC, Sousa BV, Camargo CL. Extension activities, health promotion and sustainable development: the experience of a nursing research group. Esc Anna Nery. 2017;21(1):e20170021.) Nossos docentes e pesquisadores responderam a essa demanda e submeteram diversos projetos pleiteando subsídios para a realização dos seus estudos, tendo como compromisso responder com ciência a essa pandemia ( Quadro 1 ).

Quadro 1
Projetos de pesquisa elaborados durante a pandemia na EPE-Unifesp

Na extensão, as atividades de interação entre a comunidade e a universidade foram redirecionadas de modo que a fusão do conhecimento popular com o científico garantisse o intercâmbio de novos conhecimentos e ampliasse o envolvimento da sociedade com o combate relacionado à transmissibilidade do coronavírus e ações de promoção da saúde.(55. Brasil. Ministério da Saúde. Governo do Brasil destina R$ 50 milhões para pesquisas sobre coronavírus [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2020. [citado 2020 Jul 17]. Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46634-governo-do-brasil-destina-r-50-milhoes-para-pesquisas-sobre-coronavirus.
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) Estudantes e docentes participaram de campanhas de imunização para a sociedade, bem como desenvolveram, por meio de recursos tecnológicos, estruturas que permitissem maior aproximação dos indivíduos com a sociedade, visando dirimir prejuízos psicossomáticos reportados pela população durante o período de isolamento social.

A EPE, diante do cenário apresentado, mobilizou-se e, no cumprimento da sua função gerencial, implementou, em parceria com as áreas de liderança da Unifesp (Pró-Reitoria de Administração e Gestão de Pessoas), o processo de trabalho remoto para os seus Servidores Docentes e Técnicos Administrativos. Foram realizadas escalas de trabalho que permitiram flexibilizar a linha operacional, tática e estratégica da instituição. Docentes e Técnicos Administrativos em Educação que não faziam parte do grupo de risco (profissionais acima de 60 anos, hipertensos, asmáticos, diabéticos e fumantes) participaram das atividades extensionistas programadas, bem como do estágio curricular supervisionado para os estudantes da 4ª série do curso de Graduação de Bacharelado em Enfermagem e com atividades domiciliares especiais com as três outras séries. As atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu foram mantidas de forma remota. A equipe operacional foi dividida de modo que propiciou que todas as atividades administrativas ocorressem normalmente. Importantes medidas de segurança sanitária, físicas e eletrônicas foram inclusas como procedimento operacional padrão em meio à pandemia. Fisicamente, a administração da EPE aderiu ao uso obrigatório de máscara nas dependências da unidade universitária e foram instaladas barreiras de proteção na recepção e faixas de sinalização que pedem o distanciamento de 1,5 m de indivíduo para indivíduo. Dispensers de álcool em gel foram instalados e houve aumento considerável relacionado ao número de vezes em que as áreas comuns foram higienizadas, bem como passou-se a mensurar a temperatura individual de quem utiliza as dependências da escola. É fato que a diretoria da EPE-Unifesp enfrentou inúmeros desafios na condução dos seus processos de trabalho, todavia os métodos emergenciais chamados de “gestão de crise” adotados permitiram que, minimamente, a estrutura organizacional fosse mantida com o objetivo de assegurar a condução dos processos de trabalho.

Na assistência, medidas importantes foram potencializadas para garantir a segurança dos profissionais e estudantes e ampliar a dinâmica alinhada ao relacionamento e à integração das equipes. O que já era uma constância na prática profissional e estudantil tornou-se indispensável e fundamental para o exercício do cuidar. Os envolvidos nas atividades do Hospital São Paulo/Hospital Universitário (HSP/HU) e ambulatórios, vinculados à EPE-Unifesp, realizaram treinamentos presenciais e a distância, que tiveram como objetivo capacitar os enfermeiros e técnicos de enfermagem contratados pelo HSP/HU da Unifesp emergencialmente para assistir os pacientes com COVID-19.

A EPE-Unifesp, a partir do cenário apresentado, implementou inúmeras iniciativas de modo que se viabilizassem as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e assistência já programadas. Para orientar a comunidade estudantil, as famílias dos estudantes e dos colaboradores, os grupos interligados e os profissionais da saúde, em especial os da área de enfermagem, os departamentos que compõem a EPE-Unifesp construíram documentos digitais (fluxogramas, histórias em quadrinhos, cartazes educativos, entre outros), mobilizaram os estudantes para a realização da campanha de vacinação contra o vírus influenza (H1N1 e H2N3) para idosos, pessoas em condições especiais e militares, estimularam e implementaram treinamentos específicos para os profissionais que se mantiveram ativos durante a pandemia em suas atividades assistenciais, em especial aos auxiliares, técnicos e enfermeiros do HU ligado à EPE-Unifesp. Além disso, fomentaram importantes pesquisas em parcerias com instituições governamentais, sob incentivo público, para contribuir com o desenvolvimento de novas descobertas durante o período de isolamento social e o pico da transmissão do vírus SARS-CoV-2. Cabe ressaltar a campanha realizada acerca da doação de EPI, bem como o fornecimento de utensílios pelo HU/HSP-Unifesp.

A pandemia de COVID-19 tem ressaltado de maneira comovente o papel essencial que enfermeiras, enfermeiros e outros profissionais de saúde desempenham para proteger a saúde das pessoas e salvar vidas. Um novo relatório da OMS, intitulado “ The State of the World's Nursing 2020 ” (O Estado da Enfermagem no Mundo 2020), pede mais investimentos em educação, condições de trabalho e liderança para profissionais de enfermagem, fortalecendo suas contribuições aos sistemas de saúde.(66. Organização Mundial da Saúde (OMS). Em meio à pandemia de COVID-19, novo relatório da OMS pede investimento urgente em profissionais de enfermagem [Internet]. Brasília (DF): OMS; 2020. [citado 2020 Jul 17]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6139:em-meio-a-pandemia-de-covid-19-novo-relatorio-da-oms-pede-investimento-urgente-em-profissionais-de-enfermagem&Itemid=812.
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) Nesse contexto, muitas atividades ainda estão sendo previstas, mas com a certeza de que a contribuição social e o aprendizado adquirido no transcurso dessa pandemia serão permanentes e imprimirão um novo modo de ser e fazer enfermagem na EPE.

Agradecimentos

Agradecemos ao Especialista Bruno Henrique Sena Ferreira pela contribuição intelectual para a realização do editorial.

Referências

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    2020
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