Acessibilidade / Reportar erro

Gerenciamento do capital humano em bibliotecas ou centros de informação: desafio imposto pela sociedade do conhecimento

Human capital management in libraries or information centers: challenge from the knowledge society

Resumos

Este artigo procura discutir aspectos relacionados ao capital humano atuante em bibliotecas ou centros de informação, analisando as habilidades gerais e especificas necessárias aos profissionais dos setores de Aquisição e Referência (inicio e fim do processo informacional). Propõe uma reflexão sobre o conceito de organizações do tipo “learning organizations". Conclui que a grande mudança de paradigmas da atualidade está no modelo menta! de seus gestores, dentro da ótica de lideres educadores. Eis um grande, senão, o maior de todos os desafios impostos peta sociedade do conhecimento.

Capital Intelectual; Capital Humano; Conhecimento Tácito; Learning Organizations (conceito); Gestão de Pessoas; Gerentes e Líderes; Sociedade do Conhecimento; Aquisição; Referência


This paper discusses aspects of the human capital working in libraries or information centers, analyzing the general and specific skills of the modern information professionals in the Acquisition and Reference Services (beginning and end of the informational process). The learning organization concept is focalized. It concludes that the greatest change is in the mental models of managers, from the point of view of educational leaders this is, certainly, the biggest challenge that is imposed on us by knowledge society.

Intellectual Capital; Human Capital; Tacit Knowledge; Learning Organizations; People management; Managers and leaders; Knowledge Society; Acquisition; Reference Service


  • GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência/Denis Grogan; tradução de Antonio Agenor Brinquet de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros. 1995.
  • GUIMARÃES, José Augusto. Moderno profissional da informação : elementos para sua formação e atuação no Mercosul com vistas ao terceiro milênio. Encuentro de Directores, 3 Y Docentes de las Escuelas de Bibliotecologia dei Mercosur, 2 (Santiago (Chile) : 1998). Anais.. Santiago (Chile) : Universidad Tecnológica Metropolitana, 1998.
  • LANCASTER, F. W. Ameaça ou oportunidade? O futuro dos serviços de biblioteca à luz das inovações tecnológicas. R. Esc. Biblioteconomia UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 7-27, Jan.-Jun,1994.
  • LEMOS, Antonio Agenor Briquet de. Bibliotecas. In: CAMPELLO, Bemadete Santos, CALDEIRA, Paulo da Terra, MACEDO, Vera Amália Amarante (Coord.). Formas e expressões do Conhecimento Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG,1998. p. 347-366.
  • LUCAS, Clarinda Rodrigues. A Organização do conhecimento e tecnologias da informação. Transinformação, Campinas, v. 8, n. 3, p.59-65, set./dez.l996.
  • MARCHIORI, Patrícia Zeni. Que profissional queremos formar para o século XXI: graduação. Inf. & Inf, Londrina, v.l,n. 1, p. 27-34, jan./jun. 1996.
  • MARENGO, Lucia. A Sociedade da informação c o mercado de trabalho. Transinformação, Campinas, v. 8, n.1, p. 112-143, jan./abr. 1996.
  • MARTINS, Petrônio Garcia. Administração de materiais e recursos patrimoniais São Paulo : Saraiva, 2000.
  • MASON, R. O. What is an information professional. Journal ofEduaction for Library and Information Science 3 I (2): p. 122-138, fall 1990.
  • MOLLER, Claus. O lado humano da qualidade São Paulo: Pioneira, 1997 (tradução)
  • PONJUÁN DANTE, Glória. Papel de las escuelas de Biblioteconomia cn latransformación del profesional modemo de la información. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 4. São Paulo, 21-23 ago./1995. Conferência de Encerramento.
  • ROTHSTEIN, S. 1995. The developement of reference services through academic traditions, public library practice and special librarianship (ACRL monographs,14) Cap. 2 - The genesis of reference seivice: 1875-1895.
  • SENGE, Peter M. A Quinta disciplina, (tradução) OP TRADUÇÕES, São Paulo: Editora Best Seller. 1998.
  • SILVA, Lenilson Naveira e. Líder sábio: Novo perfil de liderança do Terceiro Milênio. Rio de Janeiro: Record, 1998. 336 p.
  • STEWART, T. A. Capital intelectual : a nova vantagem competitiva das empresas. 5. Ed. Rio de Janeiro : Campus, 1998. 239p.
  • TARAPANOFF, Kira. Perfil do profissional da informação no Brasil: Diagnóstico de necessidades de treinamento e educação continuada. Brasília: IELDF Editora, 1997. 136 p.
  • VANTI, Nadia. Ambiente de qualidade em uma Biblioteca Universitária: aplicação do 5S e de um estilo participativo de administração. Revista Perspectivas cm Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.4, na 2, p. 23 1-242, ju 1./ dez. 1999.
  • WORMELL, Irene. Habilidade de gerenciamento e de empreendimento na profissão de bibliotecário e cientista da informação. Inf. & Inf, Londrina, v. 4, n.1, p. 07-16, jan. jun.1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br