Resumos
Discute a necessidade de introduzir uma nova concepção de ensinar e aprender na universidade, pautada pela articulação entre ensino e pesquisa. Considera que essa concepção pode ser viabilizada no âmbito do ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Para tanto, apresenta uma nova proposta deformação para o profissional da informação.
Articulação Ensino e Pesquisa; Ensino de Ciência da Informação
The paper presents perspectives to integrate research practices in Information Science undergraduate education.
Research and Education; Information Science Education
- ANDRE, Marli E.D. A Formação de professores em serviço: um diálogo com vários textos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 89, pp. 72-75, maio, 1994.
- BARRETO, Aldo de A. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 4, pp. 3-8, 1994.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
- BRASIL. MEC. Conselho Nacional de Educação. Parecer n° 776/97 Orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação. [Brasília, 1997]
- BREGLIA, Vera Lúcia A.; RODRIGUES, Mara Eliane F. O Desafio de modelar a formação profissional: o futuro no presente. In: CONGRESSO NACIONAL BAD, 7., 2001, Porto. Actas... Porto: BAD, 2001. 1 CD-ROM.
- BURBULES, Nicholas C. e RICE, Suzanne. Diálogo entre as diferenças: continuando a conversação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. pp. 173-204.
- CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR (1998: Paris, França). Tendências da Educação Superior para o Século XXI Brasília: UNESCO/CRUB, 1999.
- CUNHA, Maria Isabel. O Currículo do ensino superior e a construção do conhecimento. In: FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO. Memória [Campinas] 1997. pp. 181-185.
- DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa 2. ed., Campinas: Autores Associados, 1997. 120 p.
- ForGRAD. Plano Nacional de Graduação [Ilhéus] 1999.
- ForGRAD. O Currículo como Expressão do Projeto Pedagógico: um processo flexível. Niterói, 2000.
- MORIN, Edgar. Articular os saberes. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina L. (org.). O Sentido da Escola 2. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2000. pp. 65-80.
- NAGLE, Jorge. A educação na virada do século. Ciência e Cultura, Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, pp. 287-291, mar. 1987.
- RODRIGUES, Mara Eliane F.; LÜCK, Esther Hermes. A Resignificação do ato de ensinar e aprender na universidade: o ensino de Biblioteconomia em questão. In: CONGRESSO NACIONAL BAD, 7, 2001, Porto. Actas.. Porto: BAD, 2001. 1 CD-ROM.
- UFF. Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos. Fórum de Coordenadores para os Cursos de Graduação. Diretrizes para a política de Graduação na UFF Niterói, 1999.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
16 Out 2014 -
Data do Fascículo
Jun 2002