Acessibilidade / Reportar erro

Revendo o debate quantidade-qualidade: tendências da pesquisa na Biblioteconomia e Ciência da Informação

Reviewing the quality-quantity debate: research trends in Librarianship and the Information Science

Resumos

Este artigo apresenta algumas controvérsias sobre métodos qualitativos e quantitativos na ciência em geral e, mais especialmente, na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Analisa a problemática dos dois métodos de modo a conhecer as bases do debate existente, e verifica quais têm sido as tendências da pesquisa na Biblioteconomia e Ciência da Informação quanto à escolha dos dois métodos.

métodos qualitativos e quantitativos; Biblioteconomia; Ciência da Informação; metodologia; pesquisa


This article shows some controversies over qualitative and quantitative methods in the scientific worls in general, but, more specificaly Librarianship and the Information Science. It analyses the two methods in order to know the bases of the existing debate, and scrutinizes what have been the trends in Librarianship and the Information Science research with regard to the choice of the two methods.

qualitative and quantitative methods; Librarianship the Information Science; methodology; research


  • BESSON, J.L. A ilusão das estatísticas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
  • BUFREM, L.S. Complementariedade qualitativo-quantitativa na pesquisa em informação. Transinformação, Campinas, v.13, n.1, p.49-55, 2001.
  • BUSHA C.H.; HARTER, S.P. Research methods in librarianship New York: Academic Press, 1980. p.192.
  • FIGUEIREDO, N.M. A modernidade das cinco leis de Ranganathan. Ciência da Informação, Brasília, v.21, n.3, p.186-191, 1992.
  • GARCIA, M.L.A. A pesquisa em Biblioteconomia. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.7-11, 1972.
  • GRAMSCI, A. Concepção dialética da História Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
  • GROVER, R.; GLAZIER, J. Implications for application of qualitative methods to library and information science research. Library and Information Science Research, Norwood NJ, v.7, n.3, p.247-60, 1985.
  • KOBASHI, N.Y. O ensino e pesquisa em foco: O VI ENEBCI (Encontro Nacional de Ensino de Bibliote-conomia e Ciência da Informação). Transin-formação, Campinas, v.14, n.1, p.11-15, 2002.
  • MANACORDA, M.A. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. p.196.
  • MOSTAFA, S.P. Biblioteconomia e história: uma abordagem dialética. Revista Brasileira de Bibliote-conomia e Documentação, São Paulo, v.14, n.1/2, p.47-51, 1981.
  • MOSTAFA, S.P. A produção dos conhecimentos em biblioteconomia. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.11, n.2, p.221-229, 1983.
  • MOSTAFA, S.P.; LIMA, A.B.A.; MARANON, E.I.M. Paradigmas teóricos da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v.21, n.3, p.216-222, 1992.
  • RICHARDSON, R.J.; PERES, J.A.S.; CORREIA, L.M. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989. p.38-49.
  • SMIT, J.W. A pesquisa na área de Ciência da Informação. Transinformação, Campinas, v.14, n.1, p.25-28, 2002.
  • SMITH, J.K.; HESHUSIUS, L. Closing down the conversation: the end of the quantitative-qualitative debate among educacional inquierers. Educacional Researcher, Washington D.C., v.15, n.1, p.4-32, 1986.
  • SOUZA, S. Fundamentos filosóficos da bibliote-conomia. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.14, n.2, p.189-196, 1986.
  • THIOLLENT, M.J.M. Aspectos qualitativos da metodologia da pesquisa com objetivos de descrição, avaliação e reconstrução. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.49, p.45-50, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2003

Histórico

  • Aceito
    25 Jul 2003
  • Recebido
    28 Maio 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br