Acessibilidade / Reportar erro

As articulações da pesquisa com o ensino e a extensão nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul

Articulating research with teaching and extension practices in Mercosul's Information Science courses

Resumos

Este trabalho teve como objetivo demostrar o desenvolvimento da pesquisa científica nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da informação do Brasil, considerando a pesquisa como princípio educativo na formação do profissional dessas áreas do conhecimento. Foram realizados estudos nas cinco regiões geográficas brasileiras e também em São Paulo para verificar a existência de trabalhos de conclusão de curso, grupos de pesquisa, bolsas de Iniciação Científica, publicações e eventos. Os resultados demonstraram necessidade de maior apoio ao desenvolvimento de pesquisa científica considerando que a integração da pesquisa com o ensino e a extensão é exatamente importante para o atendimento de qualidade que se almeja para os profissionais da área quando da sua formação.

formação profissional; educação; articulação ensino e extensão


This work discusses the development of scientific research in the Library Studies and Information Science courses in Brazil, considering research as a pedagogical principle in the education of professionals in such areas of knowledge. Research was conducted in the five geographical Brazilian regions, including Sao Paulo, to verify the existing research groups, publications and events, term papers, and scientific initiation scholarships related to the subject. Considering that research should be integrated to teaching and extension practices in order to accomplish the desirable high quality professional education, this study's results demonstrate that a greater support for scientific research in the area is needed.

professional education; undergraduate education; teaching and extension practices articulation


  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO; FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSI-DADES BRASILEIRAS. Projeto pedagógico e avaliação da graduação: referências para a renovação e resignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. In: Oficina Regional de Trabalho de São Paulo. São Paulo, 2001. 29p. (Documentos ABECIN, 1). Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Documentos abecin.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.
  • CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Programa Institu-cional de Bolsas de Iniciação Científica _ PIBIC. Disponível em: <http://www.cnpq.br/bolsas_ auxilios/modalidades/pibic.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa 2.ed. Campinas: Autores Associados, 1997. 132p.
  • DIRETRIZES Curriculares MEC. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Diretrizes.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.
  • FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Plano nacional de graduação: um projeto em construção. Ilhéus, 1999. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/Textos interessantes.htm>. Acesso em: 6 maio 2002.
  • MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade 4.ed. São Paulo: Papirus, 2002. 112p.
  • SMIT, J.W.; BARRETO, A. A. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, M.L.P. (Org.). Formação do profissional da informação São Paulo: Polis, 2002. p.9-23.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2003

Histórico

  • Aceito
    08 Jul 2003
  • Recebido
    08 Jul 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br