Acessibilidade / Reportar erro

Ensinar e aprender: reflexões acerca da pesquisa em Ciência da Informação

Teaching and learning: reflections concerning research within Information Science

Resumos

Discute alguns aspectos relativos aos conceitos de pesquisa e suas formas de abordagem -quantitativas, qualitativas e mistas-, apresentando a sócio-poética e o método criativo sensível como alternativas metodológicas para a Ciência da Informação e a Biblioteconomia. Aponta ainda as possíveis causas das dificuldades que os acadêmicos enfrentam no ato de pesquisar, finalizando com algumas reflexões acerca do ensinar e do aprender a pesquisar.

pesquisa; abordagens de pesquisa; sócio-poética; escuta sensível


Discusses some of the aspects related to the research concepts and their forms of quantitative, qualitative, and mixed approach, presenting the socio-poetics and the sensitive creative approach, as methodological alternatives to be used in the Information Science and Library studies. It also points to the possible causes of the difficulties confronted by academics in the research practice, finalizing with some reflections concerning teaching and learning how to research.

research; research approaches; socio-poetics; receptive hearing


  • ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. 123p.
  • BARBIER, R. A escuta sensível em educação. Cadernos ANPED, Belo Horizonte, n.5, p.187-215, 1993.
  • BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2001. 102p.
  • BEILLEROT, J. La recherche: essai d'analyse. Recherche de Formation, Paris, v.9 p.17-31, Avril 1991.
  • BORDINI, M.G.; AGUIAR, V.T. Literatura, a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. 176p.
  • CABRAL, I.E. O método criativo e sensível: alterna-tiva de pesquisa na enfermagem. In: GAUTHIER, J.H.M. Pesquisa em enfermagem: novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. p.177-203.
  • DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. p.255.
  • DERVIN, B. Users as research inventions: how research categories perpetuate myths. Journal of Communication, v.39, n.3, p.216-232, 1989.
  • GAUTHIER, J. A socio-poética: fundamentos teóricos, técnicas diferenciadas de pesquisa: vivência. Rio de Janeiro: UERJ/DEPEXT/NAPE, 1996. 83p.
  • GAUTHIER, J.H.M. et. al. Pesquisa em enferma-gem: novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. 302p.
  • GAUTHIER, J.; FLEURY, R.M.; GRANDO, B.S. (Org.). Uma pesquisa socio-poética Florianópolis: UFSC, 2001. 120p.
  • GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2001. 107p.
  • GURVITCH, G. Déterminismes sociaux et liberté humaine Paris: PUF, 1955. 140p.
  • HUGHES, J. A filosofia da pesquisa social Rio de Janeiro: Zahar,1983. 156p.
  • MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec, 1993. 80p.
  • SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências Porto: Edições Afrontamento, 1996. 198p.
  • SERPA, L.F.P. Ciências e historicidade Salvador: [s.n.], 1991. 120p.
  • STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza Madrid: Morata, 1975.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2003

Histórico

  • Aceito
    11 Ago 2013
  • Recebido
    22 Abr 2013
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br