Accessibility / Report Error

A pesquisa no ensino e o ensino da pesquisa

Research in education and the teaching of research

Resumos

Discute a atual relação da universidade com o conhecimento. Analisa as relações entre pesquisa e ensino, entendendo que a articulação do ensino à pesquisa constitui um componente essencial para impulsionar uma re-significação das atitudes de ensinar e aprender, tradicionalmente desenvolvidas na universidade. Enfoca também, a necessidade de experiências concretas de ensino pela pesquisa no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação.

ensino; pesquisa; biblioteconomia; ciência da informação


This paper discusses the current relationship between the university and knowledge. It analyzes the association of research and education and considers that the articulation of education with research constitutes an essential component to stimulate changes in the teaching and learning attitudes traditionally developed in the university context. This work also focuses on the need for actual experiences in teaching through research in the Library and Information Science studies.

education; teaching and research; library studies; information science


  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. FORGRAD. Projeto pedagógico e avaliação da graduação: referências para a renovação e resignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. In: OFICINA DE TRABALHO DE SÃO PAULO. São Paulo, 2001. 29p. Disponível em: <http://www.abecin.org>. Acesso em: 4 mar. 2002.
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Avaliação do processo formativo na área de Biblioteconomia/Ciência da Informação. In: OFICINA DE TRABALHO NORTE/NORDESTE. Fortaleza, 2002. 21p. Disponível em: <http://www.abecin.org>. Acesso em: 20 set. 2002.
  • AROUCA, L.S. Relação ensino-pesquisa: a formação do pesquisador em educação. In: SEVERINO, A.J.; FAZENDA, I.C.A. (Org.). Conhecimento, pesquisa e educação Campinas: Papirus, 2001. p.81-89.
  • BARBIERI, I. Apresentação. In: LÁZARO, A. (Org.). Visão e ação: a universidade no século XXI. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. p.7-13.
  • BEHRENS, M.A. A prática pedagógica dos professores universitários: perspectivas e desafios. Educação, Porto Alegre, v.21, n.35, p.81-91, 1998.
  • CHIZZOTTI, A. Metodologia do ensino superior: o ensino com pesquisa. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M.E. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior Campinas: Papirus, 2001. p.103-112.
  • CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR, 1998, Paris. Tendências da educação superior para o século XXI. Brasília: UNESCO, 1999. 720p.
  • CUNHA, L.A. Qual universidade? São Paulo: Cortez 1989. 95p. (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 31).
  • DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa 2.ed. Campinas: Autores Associados, 1997. 120p.
  • GUIMARÃES, J.A.C.; RODRIGUES, M.E.F. A Dimensão pedagógica da pesquisa nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: reflexões sobre uma trajetória de harmonização curricular. Cadernos BAD, Lisboa, n.1, p.52-73, 2003.
  • MASETTO, M.T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M.E. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior Campinas: Papirus, 2001. p.83-102.
  • MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário São Paulo: Summus, 2003. p.104-105.
  • MOROZ, M. Que profissional formar? Questão desafiadora para a universidade. In: SEVERINO, A.J.; FAZENDA, I.C.A. (Org.). Conhecimento, pesquisa e educação Campinas: Papirus, 2001. p.67-79.
  • MOYSÉS, M.A.A.; GERALDI, J.W.; COLLARES, C.A.L. As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n.78, p.1-18, 2002.
  • RODRIGUES, M.E.F.; BREGLIA, V.L.A. Das práticas aos fundamentos: o cotidiano revisitado. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.11, n.1, p.231-249, 2001.
  • RODRIGUES, M.E.F. A formação profissional em biblioteconomia: superando limites e construindo possibilidades. Encontros Bibli, Florianópolis, n.13, 2002. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br>. Acesso em: 3 jul. 2002.
  • SANTOS, B.S. Da idéia de universidade à universidade de idéias. In: SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1999. p.187-233.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2003

Histórico

  • Aceito
    08 Jul 2003
  • Recebido
    22 Abr 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br