Acessibilidade / Reportar erro

Informação: fenômeno e objeto de estudo da sociedade contemporânea

Information: phenomenon and research subject in the contemporary society

Resumos

O estudo da informação assume importância primordial na cultura contem-porânea, sendo tema desenvolvido por várias áreas do conhecimento. Cada disciplina deve, no entanto, identificar na informação o seu objeto específico, para que uma atividade compreensiva sobre o assunto substitua a explicação mecânica e funcionalista, largamente difundida, que não raro introduziu mais dúvidas e imprecisões do que soluções. É objetivo deste artigo discutir tanto o papel da Ciência da Informação no contexto das disciplinas que estão se constituindo, quanto a sua relevância sócio-política e econômica. Enfatiza-se a importância da elaboração conceitual para o entendimento do seu objeto e para a proposição de alternativas compreensivas do fenômeno. Conclui-se que a compreensão não se dá na amplitude do fenômeno geral, que está presente em todos os contextos disciplinares; ao contrário, ela requer a delimitação do contexto específico no qual a informação está sendo vista como valor e produtora de valor. A partir daí, os traços simplificados e fragmentados que a caracterizam serão consecutivamente analisados e substituídos através de uma abordagem que considere a complexidade da informação.

ciência da informação; estudos de informação; conceito de informação


The information study has fundamental importance in contemporary culture, being a subject in several areas of knowledge. However, each discipline must identify in this phenomenon its specific subject, so that a comprehensive activity about it come to replace the largely accepted mechanical and functionalist explanation, which often has brought about more inaccuracies and doubts than solutions. This article aims at discussing not only the role of Information Science in the context of other disciplines that are being constituted, but also, its social-political and economic relevance. It emphasizes the importance of the concept elaboration, for a better understanding of its subject and for proposing comprehensive alternatives of the phenomenon. It concludes that comprehension does not take place at the ample level of the general phenomenon, which is present in all fields of knowledge. Instead, comprehension requires delimitation of the context in which a piece of information is being perceived as a value and as a producer of value. Then, the simplified and fragmented aspects that characterize it will be analyzed and consecutively replaced, through a method that considers the information complexities.

information science; information studies; information concept


  • ABRIL, G. Teoria general de la información Madrid: Cátedra, 1997.
  • BARRETO, A.A. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.8, n.4, p.3-8, 1994.
  • BARRETO, A.A. Perspectivas em Ciência da Informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.21, n.2, p.155-166, 1997.
  • BARTHES, R. O rumor da língua São Paulo: Brasiliense, 1988.
  • BOLAÑO, C. Impactos sociales y económicos de las tecnologias de la información y comunicación: hipótesis sobre la actual reestructuración capitalista. [s.l.: s.n.], 19__ ]
  • BURKE, P. Historia social del conocimento: de Gutenberg a Diderot. Madrid: Paidós, 2002. p.11, 80-81.
  • GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Aproximación al concepto y al objeto de la información documentación. In: GARCÍA GUTIÉRREZ, A. (Ed.). Introducción a la documentación periodística y informativa Sevilla: MAD, 1999.
  • GARCÍA GUTIÉRREZ, A. La memoria subrogada: mediación, cultura y conciencia en la red digital. Granada: Universidad de Granada, 2002. p.13.
  • GONZÁLES DE GÓMES, M.N. Da organização do conhecimento às políticas de informação, Informare, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.58-66, 1996.
  • GUÉROULT, M.M. Le concept d'information dans la science contemporaine Paris: Gauthiers-Villars/Les éditions de minuit,1965.
  • HARVEY, D. Condição pós-moderna São Paulo: Loyolla, 1994. p.37.
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
  • MACHADO, N.J. Epistemologia e didática São Paulo: Cortez, 1995. p.193-194.
  • MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro São Paulo: Cortez, 2000.
  • MORIN, E. Ciência com consciência Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p.136, 139, 335.
  • MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 2002. p.16-17.
  • NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • OTLET, P.; WOUTERS, L. Traité de la documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique. Bruxeles: Mudaneum, 1934.
  • PINSKY, J.; PINSKY, C.B. História da Cidadania São Paulo: Contexto, 2003. p.10.
  • RAYWARD, W.B. Visions of Xanadu: Paul Otlet (1868-1994) and hypertext. Journal of the American Society for Information Science, v.45, n.4, p.235-250, 1994.
  • SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna São Paulo: Graal, 1995.
  • SANTOS, B.S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito, a política na transição paradigmá-tica. São Paulo: Cortez, 2000.
  • SARACEVIC, T. Interdisciplinary nature of information science. Ciência da Informação, Brasília, v.24, n.1, p.36-41, 1995.
  • SODRÉ, M. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação em rede. Petrópolis: Vozes, 2002. p.101.
  • TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: MCT, 2000. 195p.
  • WERSIG, G. Information science: the study of postmodern knowledge usage. Information Processing and Management, v.29, n.2, p.229-239, 1993.
  • WERSIG, G.; WINDEL, G. Information science needs a theory of "information actions". Social Science Information Studies, v.5, p.11-23, 1985.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br