Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes face às tecnologias da informação

Attitudes concerning information technology

Resumos

Na sociedade contemporânea a Tecnologia da Informação assume um papel decisivo em todas as áreas a que o ser humano está circunscrito. No campo educacional, a sociedade da informação deve dar apoio às técnicas de aprendizado, de educação continuada e à distância, fundamentada na Internet e em tecnologias de rede, mediante fomento a escolas, capacitação dos professores, auto-aprendizado e certificação em Tecnologia da Informação em larga escala; implantação de formas curriculares, visando ao uso da Tecnologia da Informação em atividades pedagógicas e educacionais, em todos os níveis da educação formal. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a atitude de alunos da Universidade Federal do Ceará em face do uso e operacionalização da Tecnologia da Informação. Aplicou-se uma escala de atitudes em relação à Tecnologia da Informação constituída de 20 itens, em 470 sujeitos selecionados entre os alunos dos cursos da UFC do segundo semestre letivo de 2002. A análise métrica da escala indicou que esta apresentou, na amostra, alto coeficiente de precisão, erro-padrão da medida aceitável, alta sensibilidade e validade de construto. Os resultados mostram que existe uma atitude favorável no que se refere à Tecnologia da Informação Não foram observadas diferenças significativas em relação às variáveis nas atitudes, no que concerne a sexo, idade, área do curso e semestre. As interações (sexo X área do curso), (sexo X idade X área do curso), (sexo X idade X semestre) e (idade X área do curso X semestre) apresentaram diferenças significativas. Concluiu-se que a pequena rejeição observada em relação à Tecnologia da Informação, é reflexo da utilização dos recursos computacionais e de seu crescimento constante nas atividades didático-pedagógicas da Universidade Federal do Ceará.

tecnologia da informação; educação tecnológica; exclusão digital


In contemporary society Information Technology has become a vital tool in many areas of human endeavor. In the educational context, information society must give support to learning techniques, to continuous education and distance education, based on the Internet and network technologies, through school incentives, qualification of teachers, self-teaching, and large scale certification in Information Technology, as well as the implementation of curricula that include the use of Information Technology in pedagogical activities at all levels of formal education. This study had as its objective to evaluate the attitudes of students at the Universidade Federal do Ceará in relation to their use and operation of Information Technology. A scale of attitudes related to Information Technology, made up of twenty items, was applied to 470 students from various Universidade Federal do Ceará courses, during the second semester of the year 2002. The metric analysis of the scale indicated that such scale presented in the sample a high degree of precision, acceptable standard-error, high sensibility and validity of the construct. The results show that there exists a favorable attitude regarding Information Technology. No significant differences were observed in relation to the attitude variables, as far as they concern sex, age, area of study or semester. The interactions (sex X area of the course), (sex X age X area of the course), (sex X age X semester) and (age X area of the course X semester) presented significant differences. The conclusion is that, the little rejection of Information Technology observed in the study results, is a reflection of the very use and constant increase of computational resources in pedagogical and didactical activities at the Universidade Federal do Ceará.

information technology; technological education; digital exclusion


  • D´AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 3.ed. Campinas: Papirus, 1997.
  • LIGUORI, L.M. As novas tecnologias da informação e da comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In: LITWIN (Org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • MARTINI, F.Z.; MARTI, C.; PRIETO, F.; PEIRÓ, J.M. Medida de las actitudes ante las nuevas tecnologias em contextos laborales: El cuestionário de actitudes ante las nuevas tecnologias (ANT/25). In: COMUNICATIONES del II Congresso Oficial de Psicologia (área 3) _ Psicologia del trabalho y de las organizaciones (p.111-118). Madrid: Colégio Oficial de Psicólogos, 1990.
  • NASCIMENTO, R.B.; TROMPIERI FILHO, N. Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior: o caso da Universidade Federal do Ceará. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.2, p.86-97, 2002.
  • NASCIMENTO, R.B. A Geometria via ambiente Logo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.81, n.197, p.89-108, 2000.
  • PALOFF, R.M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagens no ciberespaço Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • PASTOR, C.A. Recursos tecnológicos como resposta à diversidade. In: SANCHO, J.M. (Org.). Para uma tecnologia educacional Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2004

Histórico

  • Aceito
    13 Abr 2004
  • Recebido
    10 Set 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br