Acessibilidade / Reportar erro

Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa

Cataloguer's distance-based continuing education: an alternative proposal

Resumos

Apresenta uma proposta para o ensino de catalogação, com ênfase na Metodologia da Problematização. A proposta está voltada para a educação continuada a distância do profissional catalogador, e leva em conta os desafios implicados no desenvolvimento da interatividade, da interdisciplinaridade, da auto-educação e da consciência crítica desse profissional, uma vez que ele se torna sujeito ativo e gerenciador de sua própria educação.

educação continuada; educação a distância; catalogação; metodologia da problematização


This paper presents a proposal for the teaching of cataloguing, emphasizing the problem-solving methodology. The proposal was designed for the distance-based continuing education of the professional cataloguer. It takes into account the challenges inherent to the development of interactive and inter-disciplinary tasks, as well as the development of directed self-education and critical consciousness of that professional, inasmuch as he becomes an active subject, manager of his/her own education.

continuing education; distance-based education; cataloguing; problem-solving methodology


  • ANTONIO, I. Do bibliotecário ao agente da informação: seu perfil diante de novas tecnologias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.24, n.112, p.76-85, 1991.
  • BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica propriada para o ensino superior. Semina, Londrina, v.16, n.2, p.9-19, 1995.
  • BERBEL, N.A.N. A metodologia da problematização e os ensinamentos de Paulo Freire: uma relação mais que perfeita. In: Metodologia da proble-matização: fundamentos e aplicações. Brasília: INEP-COMPED, 1999.
  • FERREIRA, A.B.H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2.ed. rev. Ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
  • FUJITA, M.S.L. Gestão do potencial de pesquisa da universidade: proposta de atuação do profissional da informação em Escritório de Pesquisa na UNESP. Informação & Informação, Londrina, v.3, n.2, p.33-42, 1998.
  • GIANNASI, M.J. O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual: desenvolvimento de pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância via Internet, através da metodologia da problematização. 1999. Tese (Doutorado) - Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
  • GIANNASI, M.J.; BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização como alternativa para o desenvolvimento do pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância. Informação & Informação, v.3, n.2, p.19-30, 1998.
  • MAZZEU, F.J.C. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos CEDES, v.19, n. 44, 1998.
  • PEREIRA, A.M. A educação continuada a distância do catalogador 2000. Dissertação (Mestrado) - Fa-culdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista/UNESP, Marília, 2000.
  • PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1973.
  • PIAGET, J.; BÄRBEL, I. A representação do espaço na criança Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2004

Histórico

  • Aceito
    21 Jun 2004
  • Recebido
    04 Jun 2002
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br