Acessibilidade / Reportar erro

O conhecimento e a construção do novo cosmos social

Knowledge and the construction of the new social cosmos

Resumos

O maior risco para os habitantes do nosso tempo ao viver em um mundo fragmentado, onde as porções não se juntam, é o de desenvolver (ainda mais) a indiferença e o alheamento para com os outros, para aquilo que o cerca, encerrando-se em uma espécie de autismo. Tentando apontar os modos pelos quais o todo poderia ser recomposto, este artigo chama a atenção para os meandros de uma criação humana especial, a ciência. Outrossim, enfatiza a necessidade da reconstrução de teorias unificadoras e totalizadoras de mundo, como a única forma de o homem conseguir estabelecer um grau de entendimento que lhe permita conviver harmoniosamente com a natureza e consigo mesmo.

moderno; pós-moderno; ciência; informação; conhecimento


The greatest risk for the inhabitants of our time, living in a fragmented world where togetherness does not exist, is to develop (even further) the indifference and the alienation towards other people, things, and surroundings, enclosing themselves in a type of autism. Trying to indicate how to rebuild the whole, this article draws attention to the meanders of one of the human creations, Science. It also emphasizes the need to rebuild unifying and totaling theories as the only way humans will manage to establish a degree of understanding that may allow them to live harmoniously with nature and themselves.

modern; postmodern; science; information; knowledge


  • GASPARI, E. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.234.
  • 2
    HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. 2.ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998. p.36.
  • LAUTOR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Unesp, 2000.
  • LAUTOR, B. Redes que a razão desconhece: laboratório, bibliotecas, coleções. In: Baratin, M.; Jacob, C. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. p.21-44.
  • LIPOVETSKI, G. O crepúsculo do dever: a ética indolor dos novos tempos democráticos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994. p.16-25.
  • MOTOYAMA, S. Sobre o modelo lógico do desenvolvimento científico São Paulo: Instituto de Geografia da Universidade de São Paulo, 1977. p.1-2. (Métodos em Questão,15).
  • SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências 9.ed. Porto: Edições Afrontamento, 1997. p.28-57.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2004

Histórico

  • Recebido
    20 Set 2004
  • Aceito
    20 Set 2004
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br