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Transinformação

Print version ISSN 0103-3786

Transinformação vol.18 no.1 Campinas Jan./Apr. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862006000100007 

ARTIGOS/ARTICLES

 

O arranjo arquivístico como escrita: uma reflexão sobre a narrativa em imagens a partir do Fundo Pedro Miranda no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto1

 

Archival arrangement as writing: a view of images as narratives from José Pedro Miranda's fund at the Public and Historic Archive in the City Ribeirão Preto

 

 

Eduardo Ismael MurguiaI; Tânia Cristina RegistroII

IProfessor Doutor, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Av. Hyginio Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, 17525-900, Marília, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: E.I. MURGUIA. E-mail: <murguia@marilia.unesp.br>
IIHistoriadora, Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. Rua José da Silva, 915, Jardim Paulista, 14090-040, Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: <arquivo@cultura.pmrp.com.br>

 

 


RESUMO

Reflete sobre algumas questões importantes para o arranjo de fotografias em arquivos. Considera-se aqui o arranjo arquivístico um ato de comunicação e, como tal, se estrutura através do enunciado narrativo da vida e obra de José Pedro Miranda, intelectual e historiador que na segunda metade do século XX produziu e acumulou vasta documentação sobre Ribeirão Preto, em especial um número significativo de fotografias. E através deste propõe-se analisar a narrativa circunscrita no âmbito das fotografias coletadas por José Pedro Miranda. Para tanto se discute o estatuto documental da fotografia, destacando que em um ambiente de arquivo a fotografia adquire significado na série além da unidade, e que portanto, os conjuntos fotográficos construídos por José Pedro Miranda tornam-se expressão e materialidade de sua compreensão e produção intelectual. Interpretações sobre a construção de bibliotecas como narrativas são utilizadas como alusão a uma possibilidade de entendimento dos arquivos pessoais.

Palavras-chave: imagem e informação; fotografia; arquivos fotográficos; coleções; arquivo público e histórico de Ribeirão Preto, José Pedro Miranda.


ABSTRACT

This article addresses some important matters regarding the arrangement of photographs in archives. It considers archiving an act of communication. As such, it is structured around the narrative of the life and work of José Pedro Miranda, a conservative intellectual and historian who produced a great deal of documentation, particularly a significant number of photographs of the city of Ribeirão Preto, in the second half of the Twentieth Century. We shall analyze the photos collected by José Pedro Miranda. Thus, the documental nature of photography is discussed, with an emphasis on the archival environment, where significance exists in a series, as well as in the unit. Interpretations of construction of libraries as narratives are used as a reference to the possibility of understanding personal archives.

Keywords: image and information; photography; photographic archives; collections; Ribeirão Preto public and historic archive, José Pedro Miranda.


 

 

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

 

 

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Recebido em 23/8/2005
Aceito em 23/2/2006

 

 

1 Este artigo foi publicado originalmente em português com a seguinte referência: MURGUIA, E.I. O arranjo arquivistico como escrita: uma reflexão sobre a narrativa em imagens a partir do fundo Pedro Miranda no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. Arquivos & Bibliotecas: a & b, Lisboa, Portugal, v.16, p.115-134, 2005.

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