Resumos
Discute as distinções e relações entre a constituição e a institucionalização de uma disciplina científica. Apresenta os principais componentes de uma ciência, a partir da organização desta, proposta por Bunge (1980). Apresenta os principais elementos que particularizam as perspectivas institucionais da ciência, a cognitiva e a social, baseadas nas contribuições de Whitley (1974; 1980). Ao final, traz um quadro de referências relacionados aos tópicos discutidos quanto à constituição e à institucionalização da ciência.
constituição da ciência; institucionalização cognitiva da ciência; institucionalização social da ciência
This paper discusses the distinctions and relations between the constitution of a scientific discipline and its institutionalization. Besides presenting the main components of a science, according to the organization of science proposed by Bunge (1980), we also discuss the main elements that distinguish the institutional perspectives of science: the social and the cognitive perspective, based on the contributions of Whitley (1974; 1980). The conclusion includes a table of references on the discussed topics, related to the constitution and the institutionalization of a science.
constitution of a science; cognitive institutionalization of science; social institutionalization of science
- ALFONSO-GOLDFARB, A.M; FERRAZ, M.H.M. Raízes históricas da difícil equação institucional da ciência no Brasil. São Paulo em Perspectiva, v.16, n.3, p.3-14, 2002.
- BOURDIEU, P. O poder simbólico 2aed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
- BUNGE, M. Ciência e desenvolvimento Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980. (O Homem e a Ciência, v.11).
- CAMPELLO, B.S. Encontros científicos. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003. p.55-71.
- DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência São Paulo: Atlas, 1983.
- FRANCELIN, M.M. Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva pós-moderna 2004. 101f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Pro-grama de Pós-graduação em Ciência da Informação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
- GUIMARÃES, J.A.C. Estudos curriculares em Biblioteconomia no Mercosul: reflexões sobre uma trajetória. In: VALENTIM, M.L. (Org.). Formação do profissional da informação São Paulo: Polis, 2002. p.49-88.
- MEADOWS, A.J. A comunicação científica Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
- MUELLER, S.P.M. O periódico científico. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003. p. 73-95.
- MUELLER, S.P.M. Fomento e avaliação da pesquisa em Ciência da Informação: o papel do CNPq. In: WORKSHOP EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 1., 2004, Niterói, RJ. Anais.. Niterói, RJ: ANCIB, 2004. p.93-112.
- SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências 8ª ed. Porto Alegre: Afrontamento, 1996.
- SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna 3ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
- SILVA, E.L.; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação 3ª ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
- STOKES, D.E. O quadrante de Pasteur Campinas: UNICAMP, 2005.
- WHITLEY, R. Cognitive and social institutionalization of scientific specialities and research areas. In: WHITLEY, R. (Ed.). Social processes of scientific development London: Routledge and Kegan, 1974. p.69-95.
- WHITLEY, R. The context of scientific investigation. In: KNORR, Karin D.; KROHN, Roger; WHITLEY, Richard. The social process of scientific investigation London: D. Reidel, 1980. p.297-321. v.4.
- ZIMAN, J. Conhecimento público Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979. (O Homem e a Ciência, v.8).
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Set 2014 -
Data do Fascículo
Ago 2007
Histórico
-
Recebido
04 Abr 2007 -
Aceito
04 Jun 2007