SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Considerations on the relationships between scientific collaborative research and citation analysisKnowledge management strategy a study of the systemic subfactors applied to the Brazilian postal system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Transinformação

Print version ISSN 0103-3786

Transinformação vol.21 no.3 Campinas Sept./Dec. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862009000300006 

ARTIGOS/ARTICLES

 

Usuários da informação, tecnologia e educação

 

Users of the information, technology and education

 

 

Marco Antônio de AlmeidaI; Tatiana Bocardo AitaII

IDoutor em Ciências Sociais. Professor do PPGCI/ECA-USP e do curso de Ciências da Informação e Documentação da FFCLRP-USP. Correspondência para/Correspondence to: M.A. ALMEIDA. E-mail: <marcoaa@ffclrp.usp.br>
IIBacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação/ FFCLRP-USP

 

 


RESUMO

O artigo analisa os perfis de usuários no ciberespaço. Por meio de questionários e entrevistas qualitativas realizadas com alunos da USP em Ribeirão Preto, foram levantados dados para refletir sobre o tema. Esse mapeamento trouxe subsídios para melhor avaliar os instrumentos de pesquisa e de organização da informação disponíveis. O trabalho utilizou instrumentos de pesquisa e formas de análise que consideraram aspectos quantitativos e qualitativos. O objetivo foi conhecer melhor os mecanismos de interação entre os usuários e os sistemas informacionais, obtendo subsídios para avaliar os processos de formação em curso na universidade e sua relação com as novas tecnologias de comunicação e informação. Foi observado como as atividades de mediação e formação dos usuários para a informação são estratégicas para a obtenção de bons resultados.

Palavras-chave: informação; usuários; educação; tecnologia; mediação.


ABSTRACT

The article analyzes the profiles of users in cyberspace. Through questionnaires and qualitative interviews conducted with students from USP in Ribeirão Preto, data were collected to reflect on the theme. This mapping has brought benefits to better evaluate the research and organization of information tools available. The study used research instruments and forms of analysis that considered the quantitative and qualitative aspects. The objective was to better understand the mechanisms of interaction between users and information systems, obtaining subsidies to assess the processes of training course at the university and its relationship with the new technologies of communication and information. Was observed as the activities of mediation and training of users to the information are strategic to achieving good results.

Keywords: information; users; education; technology; mediation.


 

 

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

 

 

REFERENCIAS

ABRANTES, T. Rede virtual uspiana. Revista Espaço Aberto, n.88, 2008. Disponível em: <http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2008/espaco88fev/0capa.html>. Acesso em: 8 fev. 2008.         [ Links ]

ALMEIDA, M.A. A gaiola de chips: apontamentos sobre tecnologia, sociabilidade e cultura na sociedade da informação. Revista Em Questão, n.11, v.1, p.13-34, 2005.         [ Links ]

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 2 v. São Paulo, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.         [ Links ]

CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Denis de (Org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p.255-287.         [ Links ]

CERNY, R.Z. Educação à distância mais aprendizagem aberta. In: BELLONI, M.L. (Org.) A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002. p.119-168. (Coleção Tendências).         [ Links ]

FIGUEIREDO, N.M. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Pólis, 1999.         [ Links ]

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.         [ Links ]

POSTMAN, N. O fim da educação: redefinindo o valor da escola. Rio de Janeiro: Graphia, 2002.         [ Links ]

PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.         [ Links ]

RAFINHA 2.0 Vídeo, criação e direção de Gustavo Donda/TV1, color., 9:36 min., Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg>. Acesso em: 8 fev. 2008.         [ Links ]

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.         [ Links ]

SPYER, J. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.         [ Links ]

WOLTON, D. Internet, e depois: uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2003.         [ Links ]

 

 

Recebido em 8/7/2009
Aceito em: 30/9/2009

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License