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Compartilhamento do conhecimento em portais corporativos

Knowledge sharing in corporate portals

Resumos

No contexto atual da era do conhecimento, um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações é o de gerir o conhecimento tácito. Mas como gerenciar o conhecimento que está na cabeça das pessoas? Como motivá-las ao compartilhamento? Para responder a essas questões, o estudo compreendeu um referencial teórico apoiado em gestão do conhecimento, marketing interno e portais corporativos. A pesquisa quantitativa, descritiva e de campo foi realizada no Serviço Federal de Processamento de Dados e contou com a opinião de 55 gestores de conhecimento. O resultado foi a identificação dos subsídios necessários para elaboração de programas que permitam mensurar e implementar práticas de reconhecimento e recompensas, visando ampliar o compartilhamento do conhecimento organizacional. Conclui-se que apenas a existência de um portal corporativo não é condição suficiente para garantir o compartilhamento do conhecimento organizacional. É preciso desenvolver práticas motivacionais adequadas, junto ao quadro de colaboradores, para que o conhecimento tácito possa ser compartilhado em portais corporativos.

Práticas motivacionais; Gestão do conhecimento; Compartilhamento do conhecimento; Endomarketing


In the current context of the knowledge’s era, one of the biggest challenges faced by organizations is to manage tacit knowledge. The question is: how to manage inside peoples’ minds knowledge? How to motivate them to share it? To answer these questions, this study comprised a theoretical referential about knowledge management, endomarketing and corporate portals. The quantitative, descriptive and field research was held at SERPRO, and holds 55 knowledge managers opinions. The result was the identification of subsidies for the development of programs which enable measuring and implementing recognition practices and rewards in order to increase organizational knowledge sharing. It concluded that the existence of a corporate portal by itself is not enough condition to guarantee enterprise knowledge sharing. It‘s also necessary to develop motivational practices among employees for tacit knowledge to be shared in corporate portals.

Motivational practices; Knowledge management; Knowledge sharing; Endomarketing


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Abr 2010

Histórico

  • Recebido
    05 Nov 2009
  • Aceito
    30 Mar 2010
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