Acessibilidade / Reportar erro

A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional

The John Dewey's epistemology and informational literacy

Resumos

Este artigo discute o conceito de 'pensamento reflexivo' a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional.

Aprendizagem; Busca e uso da informação; Dewey, John; Letramento informacional; Reflexão


The 'reflexive thinking' concept is discussed in this article as a means of contextualizing John Dewey's intellectual legacy. 'Reflection' represents a fundamental element for the construction of the necessary competences to information seeking and use, and consequently to individual and collective development. Since the reflexive thinking habit in information literacy is a way of learning, some questions concerning teaching and learning processes are also investigated. The discussion is, therefore, supported by the supposition that reflexive thinking is a cognitive strategy that allows a deeper comprehension of related problems, phenomena, and processes by means of the perception of the relations and the identification of involved elements, as well as the analysis and interpretation of meanings, empowering the information literacy process.

Learning; Information seeking and use; Dewey, John; Information literacy; Reflection


  • ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (EUA). Information literacy competency for higher education Chicago: ALA, 2000. Available from: <www.ala.org/ala/mgrps/divs/acrl/standards/standards.pdf>. Cited: 30 Nov. 2008.
  • BIGGE, M.L. Teorias da aprendizagem para professores São Paulo: EPU, 1977.
  • CHURCHLAND, P.M. Matéria e consciência: uma introdução contemporânea à filosofia da mente. São Paulo: UNESP, 2004.
  • CUNHA, M.V. John Dewey: a utopia democrática. Rio de Janeiro: DPA, 2001.
  • DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001298/129801por.pdf>. Acesso em: 3 jan. 2007.
  • DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1979.
  • GIROUX, H.A. Os professores como intelectuais Porto Alegre: Artmed, 1997.
  • HEPWORTH, M. Information literacy from the perspective of learners: implications for teaching information literacy and skills. Available from: <www.elit-conf.org/itilit2002/papers/ppt/08h1.doc>. Cited: 20 Sept. 2007.
  • LIMBERG, L. Experiencing information seeking and learning: a study of the interaction between two phenomena. Information Research, v.5, n.1, 1999. Available from: <http://informationr.net/ir/5-1/paper68.html>. Cited: 23 Sept. 2006.
  • NÓVOA, A. Os professores e a sua formação Lisboa: Dom Quixote, 1992.
  • POZO, J.I. Aquisição de conhecimento Porto Alegre: Artmed,2005.
  • TEIXEIRA, A. Bases da teoria lógica de Dewey. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.23, n. 57, p.3-27, 1955.
  • TESCAROLO, R. A escola como sistema complexo: a ação, o poder e o sagrado. São Paulo: Escrituras, 2004.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2010

Histórico

  • Recebido
    11 Jan 2009
  • Aceito
    23 Jul 2010
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br