Acessibilidade / Reportar erro

A abordagem do ensino com pesquisa: uma alternativa pedagógica para o ensino de biblioteconomia e ciência da informação

The approach to teaching with research: a pedagogical alternative for the teaching of library and information sciences

Resumos

Pesquisa que se apoia nos fundamentos do paradigma emergente para repensar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Procura articular as concepções pedagógicas subjacentes à formação de professores com a concepção da pesquisa como princípio metodológico no ensino. Verifica, por meio de entrevistas, como o professor-pesquisador que atua nessas áreas desenvolve sua prática pedagógica a fim de estabelecer até que ponto os processos de pesquisa têm sido incorporados às práticas pedagógicas desses professores. Objetiva gerar bases para uma nova didática no ensino das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, centrada no ensino com pesquisa. Por fim, tece algumas reflexões resultantes dos depoimentos colhidos.

Ensino; Ensino de biblioteconomia e ciência da informação; Paradigma emergente; Pesquisa


This research relies on the fundamentals of the emerging paradigm for rethinking the teaching approaches used by professors in the areas of Library and Information Science. It aims to relate the underlying pedagogical conceptions in teacher training with the design of research as a methodological principle in education. It verifies, through interviews, how a teacher-researcher who works in these areas develops his/her teaching in order to establish to what extent the research processes have been incorporated into teaching practices. It aims to generate a new basis for teaching in Library and Information Sciences, focusing on teaching with research. Finally, it offers some reflections resulting from the reports collected.

Teaching; Teaching of library and information sciences; Emerging paradigm; Research


  • p.383-403, 1999.
  • BENHRENS, M.A. O paradigma emergente e a prática pedagógica Petrópolis: Vozes, 2005.
  • CAPRA, F. O ponto de mutação São Paulo: Cultrix, 1982.
  • CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
  • CASTRO, C.A. (Org). Conhecimento, pesquisa e práticas sociais em ciência da informação São Luís: EDUFMA, 2007.
  • CUNHA, M.I. Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário. Cadernos de Pesquisa, n.97, p.31-46, 1996.
  • CUNHA, M.I. Relação ensino e pesquisa. In: VEIGA, I.P.A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. p.115-126.
  • CUNHA, M.I. O professor universitário na transição de paradigmas Araraquara: JM Editora, 1998.
  • DAMASCENO, M.N. A formação de novos pesquisadores: a investigação como uma construção coletiva a partir da relação teoria-prática. In: CALAZANS, J. (Org.). Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. São Paulo: Cortez, 1999. p.13-55.
  • DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez. 1991.
  • DEMO, P. Desafios modernos da educação São Paulo: Cortez, 1993.
  • DEMO, P. Educação e qualidade 3. ed. Campinas: Papirus, 1996.
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • GRINSPUN, M.P.S.Z. Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise. Revista Brasileira de Pedagogia, v.75, n.179-180, p.211-242, 1994.
  • LUCARELLI, E. Teoria e practica como inovación em docência, investigación y atualización pedagógica Buenos Aires: UBA/Instituto de Ciencias de la Educación, 1994. (Cuadernos de Investigación, n.10).
  • MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário São Paulo: Summus, 2003.
  • MINAYO, M.C.S. et al. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000a.
  • MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro São Paulo: Cortez, 2000b.
  • OLIVEIRA, M. Origem e evolução da ciência da informação. In: OLIVEIRA, M. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. p.9-28.
  • OLIVEIRA, M.; ARAÚJO, E.A. Os paradigmas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e os novos contextos de informação. In: CASTRO, C.A. (Org.). Ciência da informação e biblioteconomia: múltiplos discursos. São Luís: EDUFMA, 2002. Cap.2, p.36-49.
  • PÉREZ GÓMEZ, A. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: SACRISTÁN, J.G.; PÉREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino Porto Alegre: ArtMed, 1998. p.353-379.
  • PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C.; CAVALLET, V.J. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: PIMENTA, S.G. (Org.). De professores, pesquisa e didática Campinas: Papirus, 2002. p.129-144.
  • PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança: metamorfose da ciência. Brasília: UnB, 1991.
  • RODRIGUES, M.E.F. A formação profissional em biblioteconomia: superando limites e construindo possibilidades. Encontros Bibli, Florianópolis, n.13, 2002a. Disponível em: <http://www.encontros-bibli.ufsc.br>. Acesso em: 3 jul. 2002.
  • RODRIGUES, M.E.F. A Pesquisa como princípio educativo na formação do profissional da informação. In: VALENTIM, M.L.P. (Org.). Formação do profissional da informação São Paulo: Polis, 2002b. p.89-101.
  • RODRIGUES, M.E.F. Relação ensino-pesquisa: em discussão a formação do profissional da informação. DataGramaZero, v.3, n.5, p.1-12, 2002c. Disponível em: <http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 16 dez. 2002.
  • RODRIGUES, M.E.F.; BREGLIA, V.L.A. Das práticas aos fundamentos: o cotidiano revisitado. Informação & Sociedade: Estudos, v.11, n.1, p.231-249, 2001.
  • RODRIGUES, M.E.F; CAMPELLO, B.S. (Org.). A (re)significação do processo de ensino/aprendizagem em biblioteconomia e ciência da informação Rio de Janeiro: Interciência, 2004.
  • RODRIGUES, M.E.F.; DUMONT, L.M.M. A lógica da organização e distribuição do conhecimento na universidade: implicações no processo de ensino-aprendizagem, em especial, nas áreas de biblioteconomia e ciência da informação. DataGramaZero, v.5, n.2, p.1-15, 2004. Disponível em: <http://www.dgz.org.br>. Acesso em: 28 jul. 2004.
  • RODRIGUES, M.E.F.; LÜCK, E.A.; BREGLIA, V.LA. O ensino com a prática da pesquisa: delineamento de uma nova proposta de formação. Transinformação, v.14, n.1, p.41-47, 2002.
  • SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências em transição para uma ciência pós-moderna. Revista de Estudos Avançados, v.2, n.2, p.46-70, 1988.
  • SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna Rio de Janeiro: Graal, 1989.
  • SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
  • SANTOS, B.S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002a. v.1.
  • SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências 13. ed. Porto: Afrontamento, 2002b.
  • SCHÖN, D.A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p.77-91.
  • SOUZA, F.C. O modelo educacional emergente e seu impacto sobre a dimensão pedagógica da ciência da informação Palestra apresentada no I ENECIN, 6-8 de julho de 2004, Londrina: [s.n.], 2004. 21p.
  • TRANSINFORMAçÃO. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v.14, n.1, 2002. 106p. Número especial.
  • TRANSINFORMAçÃO. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v.15, n.2, 2003. 285p. Número Especial.
  • ZEICHNER, K. Novos caminhos para o praticum: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p.115-138.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2010

Histórico

  • Aceito
    08 Jul 2010
  • Recebido
    19 Dez 2009
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br