Acessibilidade / Reportar erro

Projeto colaborativo em ambientes digitais de atividades de aprendizagem e avaliação para aquisição de competências em informação e documentação

Joint project in digital learning environments and an evaluation in obtaining information and documentation skills

Resumos

A busca de projeção internacional e a necessidade de formar redes formais ou informais de cooperação acadêmica são algumas das características mais comuns da formação atual, oferecidas por várias universidades. Cientes dessa dificuldade, assim como da conveniência da criação de sinergias docentes e do enriquecimento das redes de colaboração acadêmica entre as universidades, é apresentada no contexto de ensino de Informação e Documentação, uma experiência de colaboração interuniversitária para o projeto conjunto de atividades de aprendizagem e avaliação por competências, desenvolvido por docentes das Universidades Públicas de Zaragoza e Salamanca (Espanha) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São Paulo, Brasil). A experiência é desenvolvida por meio de modelos de registros que facilitem a estruturação de atividades de aprendizagem que visam à aquisição de competências comuns. Cada atividade proposta e desenvolvida é registrada em uma planilha que reúne a informação, organizada em diversos campos como: descrição, competências, objetivos, resultados de aprendizagem previstos, ferramentas, recursos e materiais necessários, critérios de avaliação, entre outros aspectos, de maneira que o aluno possa ver o que deve fazer, como fazer e qual a utilidade. Essa forma de conceber as atividades de aprendizagem baseadas em competências é possível, em ambientes acadêmicos geograficamente tão distantes, pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, que permitem tanto a colaboração à distância entre os professores quanto o acesso aos materiais oferecidos nas plataformas de cada uma das universidades.

Aprendizagem baseada em competências; Espaço europeu de educação superior; Projeto de atividades de aprendizagem; Tecnologia de informação e comunicação


The search for international impact and the need to create formal or informal networks of academic cooperation are some of the most common features of the current training offered by many universities. Aware of this difficulty and the desirability of creating synergies to enrich teaching and academic collaboration networks between universities, an experience is presented, in the context of the teaching of Information and Documentation, of inter-university collaboration for the joint design of learning activities and skills assessment, developed by teachers in the public universities of Zaragoza and Salamanca (Spain) and the São Paulo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São Paulo, Brazil). The experience is developed using models that facilitate the structuring of learning activities aimed at the acquisition of common skills. Each activity that is proposed and developed is recorded in a spreadsheet which collects the information arranged in various fields such as: description, skills, objectives, expected learning outcomes, tools, required resources and materials, evaluation criteria, amongst others, so that the student can see what he is asked to do, how to do it and how useful it will be. This way of designing skills-based learning activities is possible, in geographically diverse academic settings through the use of Information Technology and Communication, enabling both remote cooperation between teachers and also materials offered on the platforms of each of the universities.

Competence based learning; European higher education area; Design of learning activities; Information technology and communication


  • AGENCIA NACIONAL DE AVALUACIÓN DE LA CALIDAD Y ACREDITACIÓN. Título de grado en información y documentación Madrid: Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación, 2004. Disponible en: <http://www.aneca.es/media/150424/libroblanco_jun05_ documentacion.pdf>. Acceso: 26 nov. 2010.
  • AGUSTÍN-LACRUZ, M.C. Diseño curricular y guías docentes ECTS: desde la diplomatura de biblioteconomía y documentación hasta el grado en información y documentación. Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2008.
  • ALONSO, L.E.; FERNÁNDEZ RODRÍGUEZ, S.J.; NYSSEN, J. M. El debate sobre las competencias: una investigación cualitativa en torno a la educación superior y el mercado de trabajo en España. Madrid: Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación, 2009. Disponible en: <http://www.aneca.es/media/148145/publi_competencias_090303.pdf>. Acceso en: 27 nov. 2010.
  • ARGÜELLES, A.; GONCZI, A. Educación y capacitación basada en normas de competencias: una perspectiva internacional. México: Limusa, 2001.
  • EUROPEAN COUNCIL OF INFORMATION ASSOCIATIONS. Euroreferencial en Información y Documentación Madrid: SEDIC, 2004. 2v.
  • GARCÍA OROZCO, F.J. Gestión de la información y el conocimiento: observatorio para la educación en ambientes virtuales. Guadalajara, Jalisco: Universidad de Guadalajara, 2010.
  • GÓMEZ-DÍAZ, R.; AGUSTÍN LACRUZ, M.C.; IZQUIERDO ALONSO, M. Innovación e investigación educativa en Información y documentación en la universidad española entre 1998 y 2008. In: MANUEL BORGES, M.; SANZ CASADO, E. (Ed.). A ciência da informação criadora de conhecimiento Coimbra: Universidade de Coimbra, 2009. v.2. p.339-350.
  • KAJBERG, L.; LØRRING, L. European curriculum reflections on library and information science education. Copenhage: The Royal School of Library and Information Science, 2005. Available from: <http://www.kf.vu.lt/site_files_doc/LIS_ Bologna.pdf>. Cited: 3 Nov. 2010.
  • ORGANIZACIÓN PARA LA COOPERACIÓN Y EL DESARROLLO ECONÓMICOS. Habilidades y competencias del siglo XXI para los aprendices del nuevo milenio en los países de la OCDE. [s.l.]: OCDE, 2010. Disponible en: <http://recursostic.educacion.es/blogs/europa/media/blogs/europa/informe s/Habilidades _y _competencias_siglo21_OCDE.pdf>. Acceso: 28 nov. 2010.
  • POSADA ÁLVAREZ, R. Formación superior basada en competencias: interdisciplinariedad y trabajo autónomo del estudiante. Revista Iberoamericana de Educación, n. 34, p.6, 2005. Disponible en: <http://www.campus-oei.org/revista/edu_sup22.htm>. Acceso: 23 nov. 2010.
  • SÁNCHEZ CASABÓN, A.I.; AGUSTÍN-LACRUZ, M.C. Grado de información y documentación: coordinación curricular, diseño y redacción de guías docentes. Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2009.
  • TEJADA ARTIGAS, C.M. Competencias profesionales y formación universitaria en información y documentación. Educación y Biblioteca, v.21, n.170, p.83-87, 2009.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2011

Histórico

  • Aceito
    21 Jun 2011
  • Recebido
    10 Abr 2011
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br