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Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação

Participatory budgeting: an approach from an Information Science perspective

Resumos

Este trabalho objetiva destacar a importância do orçamento participativo como fonte de inclusão social na sociedade intensiva de informação, em conjunto com os postulados da Ciência da Informação. O modelo participativo de gestão do orçamento participativo apresenta sinais de possibilidades de construção de um método provedor de democracia, e, nesse processo, a informação torna-se insumo inestimável. Nesse contexto, a Ciência da Informação surge como uma teia de formulações com laços concomitantes para que o acesso, a disseminação, o registro e a organização das informações produzidas sejam transformadas em realidades, sugerindo, ademais, proposições de ordem educativa para a cidadania. No atual momento de transição histórica e cultural da sociedade brasileira, comunidades e pessoas excluídas econômica e socialmente têm a possibilidade de participar do processo de gestão democrática mediante o orçamento participativo. Esses núcleos de compartilhamento de informações, conhecimentos e saberes tendem a contribuir para criar alternativas de transformação do espaço social, de modo a promover a inclusão dos grupos sociais menos favorecidos no acesso à informação.

Ciência da Informação; Inclusão social; Orçamento participativo; Políticas públicas


This work proposes highlighting the importance of participatory budgeting as a source of social inclusion in the intensive information society, in conjunction with the premises of Information Science. The model of participatory budget management shows signs of the possibility of constructing a method that provides democracy, in which case the information becomes an invaluable input. In this context, information science emerges as a web of formulations with concurrent ties, permitting the dissemination, recording and organization of the information produced to be transformed into reality, suggesting, moreover, propositions of an educational order for citizens. At the present moment of historical and cultural transition through which we are passing in Brazilian society, communities and economically and socially excluded individuals have the chance to participate in the process of democratic management through participatory budgeting. These clusters of information sharing, knowledge and wisdom tend to contribute to the creation of alternatives for the transformation of social space in order to promote the inclusion of disadvantaged social groups in terms of access to information.

Information science; Social inclusion; Participatory budgeting; Public policy


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2012

Histórico

  • Recebido
    15 Maio 2011
  • Aceito
    29 Set 2011
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