Acessibilidade / Reportar erro

O reflexo da inteligência coletiva nas organizações

Effect of collective intelligence in organizations

Resumos

As novas tecnologias de informação e comunicação possibilitaram o compartilhamento das informações de maneira rápida e eficaz. Da mesma forma, as organizações têm se apropriado das novas tecnologias para comunicar e disseminar informações. Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre como a Web 2.0 pode empoderar as organizações na sociedade em rede. Para isso, utilizou-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório na qual foram abordados conceitos como inteligência coletiva, importância da sociedade em redes para as organizações, Web 2.0 e Empresa 2.0. Concluiu-se que as organizações estão se conscientizando cada vez mais do potencial da Web 2.0, não somente para divulgar produtos, mas também como um espaço para a troca de conhecimento, aprimoramento de serviços, bem como para solução de problemas. Assim as empresas que atuam em redes conseguem superar melhor suas limitações com auxílio de seus colaboradores e clientes por meio da inteligência coletiva.

Empresa 2.0; Inteligência coletiva; Sociedade em rede; Web 2.0


The new information and communication technologies have enabled information to be shared quickly and effectively. Similarly, organizations have adopted new technologies to communicate and disseminate information. This article therefore presents reflections on how Web 2.0 can empower organizations in the network society. To do this, concepts of collaborative networking, collective intelligence, the importance of company networks for organizations, Web 2.0 and Enterprise 2.0, were discussed. It was concluded that organizations are increasingly becoming aware of the potential of Web 2.0, not only to advertise products, but also as a space for exchange of knowledge, improvement of services and troubleshooting. Thus, companies that operate in networks can best overcome their limitations with the help of their employees and customers through collective intelligence.

Enterprise 2.0; Collective intelligence; Network society; Web 2.0


  • ANTOUN, H. As transformações na sociedade hiperconectada. In: ANTOUN, H. Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. p.11-27.
  • AQUINO, M.C. O hipertexto como potencializador da memória coletiva: um estudo dos links na web 2.0. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grandes do Sul, Porto Alegre, 2007.
  • BONABEAU, E. Decisions 2.0: the power of collective intelligence. MIT Sloan Management Review, v.50, n.2, p.44-53, 2009.
  • CASTELLS, M. A sociedade em rede São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • CAVALCANTI, M.; NEPOMUCENO, C. O conhecimento em rede Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
  • GALDO, A.M.R. Web 2.0 e colaboração científica: análise do uso científico-acadêmico por docentes de pós-graduação stricto sensu em ciência da informação no Brasil. 2010. Mestrado (Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
  • JOHNSON, S. Emergência: a dinâmica da rede em formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
  • LÉVY, P. O que é o virtual?. São Paulo: Editora 34, 1996.
  • LÉVY, P. Pela ciberdemocracia. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Niterói: Record, 2005. p.367-384.
  • McAFEE, A. Enterprise 2.0: the dawn of emergent collaboration. MIT Sloan Management Review, v.47, n.3, p.9-21, 2006.
  • O'REILLY, T. What is web 2.0: design patterns and business models for the next generation of software. 2005. Available from: <http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news /2005/09/30/what-is-Web-20.html>. Cited: 5 May 2008.
  • PRIMO, A. Interação mediada por computador Porto Alegre: Sulina, 2008.
  • SCHNECKENBERG, D. Web 2.0 and the empowerment of the knowledge worker. Journal of Knowledge Management, v.13, n.6, p.509-520, 2009.
  • TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A.D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    26 Jul 2011
  • Aceito
    30 Mar 2012
  • Revisado
    05 Mar 2012
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br