Acessibilidade / Reportar erro

Aos Leitores,

A informação é elemento fundamental do processo de conhecer e de estar no mundo. Tem, porém, características multifacetadas, não havendo consenso sobre seu significado. A opacidade do conceito só pode ser superada pela definição a ela atribuída em cada contexto de uso. Isso significa que o significado do termo informação nas Ciências Naturais difere da compreensão do mesmo nas Ciências Exatas ou nas Ciências Humanas e Sociais.

É bastante conhecido o alerta feito por Claude Shannon sobre o conceito de informação em sua Teoria Matemática da Comunicação ou Teoria da Informação, limitado, à precisão e à eficácia do fluxo de sinais no âmbito das telecomunicações. Não há, em sua formulação, preocupação com a construção de significados.

A apropriação do conceito pela Ciência da Informação, pelo fato de lidar com informação entre seres humanos, implica discutir a subjetividade e a linguagem. Dito de outro modo, a produção de conhecimento, no campo da Ciência da Informação, nas abordagens contemporâneas, lida com a dimensão simbólica da informação, com vistas a garantir seu fluxo, recepção e apropriação por diferentes segmentos sociais. O conceito é balizado, ainda, pela ideia da heterogneidade dos sujeitos implicados nesses fluxos.

Esse conceito estimula a pluralidade de pesquisas sobre os dispositivos informacionais, sejam eles museus, bibliotecas, arquivos, repositórios informacionais e objetos informacionais. São as comunicações sobre as pesquisas que têm a informação como objeto, no sentido aqui caracterizado de forma breve, que são veiculadas pela TransInformação, revista científica que completa 26 anos de publicação ininterrupta neste ano de 2015. A TransInformação adota o princípio do livre acesso, compreendendo que o conhecimento produzido no âmbito científico deve ser amplamente divulgado.

Isso posto, a Equipe Editorial da TransInformação reafirma o compromisso de contribuir com os estudos da área da Ciência da Informação, por meio da publicação de artigos científicos qualificados e que de alguma forma proporcionem reflexões sobre o conceito multifacetado da informação.

Rogério Eduardo Rodrigues Bazi

Nair Yumiko Kobashi

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2015
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br