SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Em busca da contemporaneidade perdidaApresentação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.1 no.1 São Paulo Oct./Dec. 1987

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141987000100002 

Editorial

 

 

Neste primeiro número, ESTUDOS AVANÇADOS publica o importante estudo do jurista, cientista político e historiador Raymundo Faoro, "Existe um pensamento político brasileiro?", com apresentação do professor e crítico Antônio Cândido, da USP. O estudo do autor de Os Donos do Poder deriva de conferência por ele pronunciada a 25 de agosto de 1986, com a qual o instituto de Estudos Avançados da USP deu início às suas atividades. A escolha do nome do jurista gaúcho para inaugurar o IEA justifica-se, ao menos, por três razões:

a) produziu obra clássica de grande abrangência e altitude;

b) trata-se de um espírito eminentemente interdisciplinar;

c) suas reflexões históricas, traduzidas, na prática, em seus combates contra a ditadura como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil nos anos 70 e em artigos e ensaios na imprensa — surgem profundamente vinculadas à construção de uma nova sociedade civil, moderna e democrática, neste país.

Além do estudo instigante de Raymundo Faoro, o leitor encontrará uma reflexão atualizada sobre pesquisas relativas à Revolução Francesa. Tema clássico, mas que atravessa um processo de revisão crítica, que se intensifica à medida em que se aproxima seu Bicentenário, em 1989, e do qual o IEA participará ativamente através de sua área temática de concentração sobre "História das Mentalidades". O autor do estudo, o historiador Michel Vovelle, é um dos mais eminentes representantes da historiografia francesa contemporânea, situando-se na linhagem que vem de Georges Léfèbvre. No Brasil, é bastante conhecido por seu livro Ideologias e Mentalidades, em que oferece novas perspectivas metodológicas e interdisciplinares para as Humanidades. O texto ora publicado foi a base de um de seus seminários no IEA, em setembro de 1987, em colaboração com o Departamento de História da Faculdade de Filosofía, Letras e Ciências Humanas-FFLCH.

Finalmente, ESTUDOS AVANÇADOS — que poderá abrigar em suas páginas polêmicas, recensões críticas, documentos e noticiários que interessem aos estudos interdisciplinares — apresenta uma síntese sobre a criação do IEA-USP, sua proposta de trabalho e notícias sobre seu primeiro ano de atividades.

 

O Conselho Editorial

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License