SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Em busca da contemporaneidade perdidaApresentação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014

Estud. av. vol.1 no.1 São Paulo Oct./Dec. 1987

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141987000100002 

Editorial

 

 

Neste primeiro número, ESTUDOS AVANÇADOS publica o importante estudo do jurista, cientista político e historiador Raymundo Faoro, "Existe um pensamento político brasileiro?", com apresentação do professor e crítico Antônio Cândido, da USP. O estudo do autor de Os Donos do Poder deriva de conferência por ele pronunciada a 25 de agosto de 1986, com a qual o instituto de Estudos Avançados da USP deu início às suas atividades. A escolha do nome do jurista gaúcho para inaugurar o IEA justifica-se, ao menos, por três razões:

a) produziu obra clássica de grande abrangência e altitude;

b) trata-se de um espírito eminentemente interdisciplinar;

c) suas reflexões históricas, traduzidas, na prática, em seus combates contra a ditadura como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil nos anos 70 e em artigos e ensaios na imprensa — surgem profundamente vinculadas à construção de uma nova sociedade civil, moderna e democrática, neste país.

Além do estudo instigante de Raymundo Faoro, o leitor encontrará uma reflexão atualizada sobre pesquisas relativas à Revolução Francesa. Tema clássico, mas que atravessa um processo de revisão crítica, que se intensifica à medida em que se aproxima seu Bicentenário, em 1989, e do qual o IEA participará ativamente através de sua área temática de concentração sobre "História das Mentalidades". O autor do estudo, o historiador Michel Vovelle, é um dos mais eminentes representantes da historiografia francesa contemporânea, situando-se na linhagem que vem de Georges Léfèbvre. No Brasil, é bastante conhecido por seu livro Ideologias e Mentalidades, em que oferece novas perspectivas metodológicas e interdisciplinares para as Humanidades. O texto ora publicado foi a base de um de seus seminários no IEA, em setembro de 1987, em colaboração com o Departamento de História da Faculdade de Filosofía, Letras e Ciências Humanas-FFLCH.

Finalmente, ESTUDOS AVANÇADOS — que poderá abrigar em suas páginas polêmicas, recensões críticas, documentos e noticiários que interessem aos estudos interdisciplinares — apresenta uma síntese sobre a criação do IEA-USP, sua proposta de trabalho e notícias sobre seu primeiro ano de atividades.

 

O Conselho Editorial