Acessibilidade / Reportar erro

Octavio Ianni e Agustín Cueva: interpretações contemporâneas da América Latina

APRESENTAÇÃO

Octavio Ianni e Agustín Cueva: interpretações contemporâneas da América Latina

Edgard Luiz de Barros

Secretário acadêmico do IEA - USP

No decorrer de 1987, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) pôde exercitar com profundidade e regularidade uma de suas principais vocações: a de contribuir para o alargamento da compreensão do passado e do presente da América Latina, engajando-se efetivamente no quadro intelectual, social e político do Continente. Além de poder contar com diversos latino-americanistas entre seus professores-visitantes, o IEA promoveu também, entre os dias 24 e 25 de junho de 1987, o Simpósio Interpretações Contemporâneas da América Latina. A intenção central era a de retomar e sistematizar estudos, reflexões e debates desenvolvidos anteriormente por diversos setores da comunidade acadêmica da USP e levantar alguns dos principais temas presentes nas conjunturas latino-americanas, apontando para uma crítica política e cultural inovadora de nossas realidades, nossas diferenças nacionais e identidades estruturais.

Coordenado pelos profs. Octavio Ianni, Agustín Cueva, e pela Secretaria Acadêmica do IEA, o Simpósio superou suas expectativas iniciais. Durante dois dias, os quatro expositores (Agustín Cueva, Guillermo O'Donnell, Octavio Ianni e Richard Morse), juntamente com os comentadores convidados para cada uma das sessões e o público presente, puderam discutir questões políticas centrais, expressas na história e na atualidade dos países latino-americanos. Ao mesmo tempo, foram debatidos conceitos como Civilização, Cultura e Identidade Cultural, Estado, Nação, Cidadania e Organização da Democracia, que nutrem as grandes polêmicas de nosso tempo.

Aberto a todos os interessados, o Simpósio marcou este compromisso do IEA com os estudos latino-americanos e com a crítica ideológica necessária para a superação das crises sociais e políticas tão fortemente manifestadas em nosso Continente. A participação intensa da comunidade acadêmica da USP — e do público em geral — não só comprovou a demanda crescente deste tipo de atividade, como ajudou a fortalecer a decisão de promovermos futuramente, de modo sistemático, novas jornadas.

Neste número, estudos AVANÇADOS traz dois trabalhos apresentados no Simpósio (e ampliados posteriormente), ambos elaborados no interior do IEA. Octavio lanni e Agustín Cueva, professores-visitantes do Instituto, abordam temas-chave para o entendimento da América Latina contemporânea. Construindo suas visões a partir de reflexões teóricas e conjugado esforço entre o levantamento de dados empíricos particulares e análise comparativa, lanni e Cueva procuram estabelecer uma imagem nítida do que fomos, do que somos e do que poderemos ser. Tanto no caso da identificação do intenso conservantismo entrelaçado às chamadas transições democráticas na América Latina, como na abordagem da sempre presente questão nacional, a idéia básica é a de propor elementos analíticos capazes de intervir na criação de uma sociedade democrática moderna, soberana, participante e cidadã.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Mar 1988
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br