Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

A partir deste terceiro número estudos AVANÇADOS entra em nova periodicidade. Com a consolidação do Setor Editorial do Instituto de Estudos Avançados, já com vários livros programados, em co-edição com editoras nacionais e internacionais, ou a serem publicados exclusivamente pelo Instituto, a Revista poderá respirar um pouco mais, deixando de ser o único veículo capaz de apresentar toda a produção de textos elaborados no IEA. Desta forma a periodicidade de estudos AVANÇADOS sofrerá uma alteração a partir deste número, passando de trimestral para quadrimestral. Isso, além de permitir melhor elaboração — gráfica — de cada edição, fará com que estudos AVANÇADOS atue mais agudamente na criação de espaços efetivos para a publicação de reflexões originais, estimulando linhas de investigação e amplos debates sobre temas de ponta do conhecimento. Cabe advertir que a nova periodicidade em nada prejudicará os muitos assinantes da Revista. Como foi estabelecido, os assinantes receberão quatro números de estudos AVANÇADOS no decorrer de cada assinatura, independente da periodicidade da publicação.

O presente número continua expressando o modus operandi do IEA, isto é, todos os temas e textos aqui publicados foram desenvolvidos no interior do Instituto, no decorrer de nossas múltiplas linhas de atividade. Dois dos trabalhos, elaborados pelos profs. Richard M. Morse e Boaventura de Sousa Santos, ambos professores-visitantes do IEA, são textos extremamente ricos em novas conceituações metodológicas e, esperamos, deverão suscitar muitos debates e discussões. No caso do trabalho elaborado pelo historiador Richard M. Morse, dotado de estilo ensaístico único e instigante, optamos pela publicação na versão original, da maneira em que foi redigido no IEA. Quanto ao texto do economista e cientista político John Kenneth Galbraith, uma brilhante Conferência do Mês apresentada ainda no início das atividades do Instituto, em 1986, a melhor forma parece ser a tradução ora publicada. Finalizando o conjunto de artigos, apresentamos também o texto do historiador Francisco Falcon, igualmente inédito, e uma das mais importantes intervenções do Colóquio desenvolvido em 1987 pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), com o apoio do IEA.

As sessões já definidas nos números anteriores de estudos AVANÇADOS, "Abordagem" e "Documento", trazem temas da maior relevância política e científica. A análise do prof. Florestan Fernandes ajuda, sem dúvida, a iluminar os (des)caminhos seguidos pelo processo da Assembléia Nacional Constituinte. No plano científico nacional, por outro lado, a questão das Ciências Ambientais é gênero de primeira necessidade, e nada mais justo que ela seja uma das grandes prioridades do IEA.

A revista estudos AVANÇADOS espera estar cumprindo neste número três as principais proposições do IEA, pensando a nossa contemporaneidade em suas variadas dimensões e impasses. E, como sempre, a Revista continua aberta a sugestões e discussões democráticas, em permanente questionamento do que é e o que pode ser seu significado enquanto veículo de difusão e crítica cultural.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Ago 1988
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br