Acessibilidade / Reportar erro

Estudos Urbanos

DOCUMENTO

Grupo de Estudos Interdisciplinares do IEA

ESTUDOS URBANOS

A Universidade de São Paulo conta hoje com uma série de setores voltados para o campo que se convencionou chamar de Estudos Urbanos. Entretanto, as atividades desenvolvidas em cada um desses setores atendem, ainda hoje, a programas independentes, fato que limita extraordinariamente seus resultados.

Essa limitação deve-se principalmente a dois fatores: de um lado, à complexidade desse objeto comum de estudo, que requer tratamento muldisciplinar; mas nenhuma das unidades da USP tem condições de reunir, em seus quadros, profissionais com as múltiplas formações necessárias à realização desse trabalho conjunto. Por outro lado, os grupos dedicados aos vários aspectos dos estudos urbanos são minoritários nas respectivas unidades, que nem sempre lhes conferem a importância devida.

O pouco intercâmbio entre as unidades, quando existiu, foi fruto de esforços individuais, nem sempre consolidados de forma institucional. Como conseqüência, até agora os resultados finais não fizeram jus ao alto nível de competência e desempenho da maior parte dos docentes dedicados aos estudos urbanos.

Torna-se, portanto, importante, para todos os setores envolvidos, um esforço de articulação em busca de objetivos comuns e de formas de cooperação.

Objetivo Geral

A proposta inicial do Grupo é o desenvolvimento de atividades conjuntas, programas de cooperação e a reunião de esforços para o aperfeiçoamento do ensino, pesquisa e atuação social dos diversos núcleos de trabalho e da Universidade como um todo.

Objetivos Específicos

Para o atendimento desse objetivo geral, o Grupo de Estudo vem desenvolvendo atividades visando:

a) Pós-Graduação: Articular os diferentes programas de pós-graduação das unidades, com nítido interesse no campo dos estudos urbanos, de forma a ampliar o campo de escolha de disciplinas e pesquisas para alunos e professores, além de incentivar a complementação, com iniciativas e recursos que venham a cobrir as lacunas identificadas.

A articulação entre os setores interessados das diferentes unidades poderá conduzir à formação de um programa autônomo, com a natureza e amplitude necessárias ao País, em seu processo de urbanização.

b) Pesquisa: O Grupo de Estudo criará condições para maior troca de informações e de experiência entre os diferentes pesquisadores, centros ou núcleos de pesquisa e estudos urbanos, dentro da Universidade de São Paulo, também propiciando contatos externos no âmbito nacional e internacional. Podendo, proporá temas e projetos de pesquisa cooperativa e formulará programas comuns de pesquisa, apoiando todos desdobramentos possíveis de discussão, documentação e divulgação dos resultados, colaborando com os organismos de fomento e financiamento de pesquisa.

c) Prestação de Serviços: O Grupo de Estudo tem como um dos principais objetivos a participação ativa de seus membros no debate da problemática e das diretrizes de política urbana, em todas as esferas de poder no País. Deve-se prever um conjunto de atividades que consolide a contribuição da USP, para formulação de diretrizes de ação pública, na organização do território e no encaminhamento dos problemas da urbanização brasileira.

d) Articulação e Mobilização: Algumas atividades do Grupo de Estudo poderão aperfeiçoar as condições de articulação dos centros, entidades, associações e grupos científicos afins no País e no Exterior, para maior intercâmbio de informações e experiências.

e) Sistematização e Divulgação Bibliográfica: Muitas linhas de atuação poderão viabilizar-se neste setor de atividades, dependendo da cooperação que se estabeleça nas outras linhas de objetivos específicos. Assim, poderá vir a se concretizar o levantamento e a sistematização da produção científica na área de interesse e mesmo a organização de publicações periódicas, para maior integração das entidades articuladas. Outros objetivos, ligados à maior divulgação e mobilização da sociedade em torno de questões centrais, poderiam ser mais facilmente alcançados com o auxílio desse grupo articulador.

O Grupo de Estudo foi constituído no início de 1988, e atualmente é integrado pelos seguintes pesquisadores: Nestor Goulart Reis Filho (FAU/USP), Celso Lamparelli (FAU/USP) e Milton Almeida dos Santos (FFLCH/USP), que são coordenadores; José Afonso da Silva (DIREITO/USP), Antônio Galvão N. Novaes (POLI/USP), Heinrich Rattner (FEA/USP), Eva Alterman Blay (FFLCH/USP), Gilda Bruna (FAUAJSP), Alaor Caffé Alves (DIREITO/USP) e Rebeca Scherer (FAU/USP).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 1988
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br