Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Este número de Estudos Avançados abre-se com um dossiê sobre ciência e desenvolvimento sustentável. Transcrevem-se os resultados do seminário internacional organizado pelo IEA em outubro de 1993: The Role of Applied Science and Technology for a Sustainable Society.

O consenso que se firmou sobre a década perdida (e que parece estender-se a estes anos 90) não deve estancar o que ainda restou de investimento em pesquisa, sobretudo em países como o nosso, onde as pontes acadêmicas, empresariais e governamentais entre ciência, tecnologia e desenvolvimento já foram lançadas há, pelo menos, 40 anos. Vale lembrar que o CNPq foi fundado em 1951 no segundo governo de Getúlio Vargas.

A fração do PIB dos países em desenvolvimento a ser destinada à pesquisa é assunto que não pode sair da ordem-do-dia no interior da comunidade científica; e a esta cabe também escolher as prioridades a atacar: decisão que envolve o poder público nacional, mas que o transcende à medida em que a ciência tem uma evidente dimensão internacional.

Convém, por outro lado, chamar a atenção do leitor para as conexões do assunto com as exigências de proteção ambiental aprovadas na ECO-92, cujos resultados foram, em boa parte, reproduzidos em Estudos Avançados número 15.

O tema das crises, reais ou hipotéticas, por que passam as ciências físicas e biológicas está presente em ensaios que vão da Física Quântica à Fisiologia, da Ciência Cognitiva à Bioética.

Voltando a atenção para o outro extremo da nossa cultura — as comunidades não letradas —, a revista acolhe textos sobre o futuro da questão indígena, as teorias da miscigenação e os projetos recentes que se vêm empreendendo para construir um elo democrático entre alguns grupos étnicos e a sociedade nacional mediante a figura do professor indígena (ver a seção de Depoimento).

Enfim, coerente com a vocação latinoamericanista do IEA, Estudos Avançados inclui estudos sobre a história argentina e a integração cultural de Nossa América.

Extra-programa: o leitor curioso de nossa história colonial saberá o que aconteceu em Pernambuco nos fins do século XVII quando as lutas eclesiásticas se misturavam com interesses econômicos e sentimentos nativistas em embrião. Foi o caso da briga dos Néris contado por Evaldo Cabral de Mello.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Dez 2005
  • Data do Fascículo
    Abr 1994
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br