SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número21O problema da democracia econômica e social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.8 n.21 São Paulo maio/ago. 1994

https://doi.org/10.1590/S0103-40141994000200001 

EDITORIAL

 

 

Este número de Estudos Avançados está voltado principalmente para o trato de assuntos internacionais. O leitor encontrará textos de interesse histórico bem circunscrito, como a conferência de Alberto da Costa e Silva sobre as relações Brasil-África no século XIX, ou o artigo bastante pontual de B. Rockman que acompanha os ziguezagues da política norte-americana nas últimas quatro décadas. E, ao lado destes, publicam-se ensaios de reflexão livre e, às vezes, imaginosa, em torno de conceitos complexos como o de Deseuropa, trabalhado por um pensador original, Edgard Morin, que esteve no IEA em 1993.

Ainda na esteira dos estudos provocados pelo V Centenário dos descobrimentos, Eduardo Peñuela Cañizal sondou expressões plásticas ameríndias que articulam uma visão do Velho pelo Novo Mundo. Deste mesmo Novo Mundo, já agora velho pela carga de uma colonização predatória, nos fala Jacques Chonchol, que foi ministro da Reforma Agrária no Governo de Allende.

No campo epistemológico, os temas correspondentes são os da globalização e da transdisciplinaridade. O projeto de saltar as fronteiras das áreas clássicas do conhecimento aproxima os ensaios de Ianni, para as ciências sociais, e Nilson Machado, para as matemáticas. Por outro lado, Chartier e Arlindo Machado se debruçam sobre as técnicas multiformes da comunicação eletrônica. Não por acaso, a seção de Criação é, desta vez, dedicada a um vídeo artístico.

Nas páginas finais, que espelham a vida do IEA, transcreve-se a íntegra do discurso de posse proferido pelo seu novo diretor, o professor Umberto Giuseppe Cordani.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons