SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue22Estudos CamonianosToponimia e Línguas Indígenas do Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014

Estud. av. vol.8 no.22 São Paulo Sept./Dec. 1994

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141994000300058 

ORIGENS E ATUAIS LINHAS DE PESQUISA

HUMANIDADES

 

Literatura Brasileira: linhas de pesquisa*

 

 

Antonio Dimas

 

 

Literatura e colonização — Estudos das articulações entre a condição colonial e a produção simbólica dos três primeiros séculos de nossa vida cultural.

Relações da oratória com a ficção — Levantamento bibliográfico e análise da mescla estilística. A tradição retórica e a tradição oral.

As poéticas implícitas na poesia brasileira — Levantamento e estudo das poéticas contidas na poesia brasileira. Estudo das relações entre reflexão e criação como traço marcante de poesia.

Etapas do regionalismo — Estudos dos problemas do regionalismo em sua origem, conceito, evolução, distinção e diferenciação, procurando definir a situação e importância de cada um dos autores regionalistas na literatura brasileira.

O romance e o conto no Brasil — Levantamento de narradores e suas respectivas obras para seleção e estudo ou de conjuntos ou de autor ou de obra isolada, visando ao reconhecimento de característica próprias e de tendências e constantes comuns.

Poesia brasileira — Estudo da convergência entre estilo, poética e contexto cultural na obra de poetas brasileiros. Estudo comparativo e análise interpretativa das tendências.

Poesia brasileira e cultura popular — Levantamento de problemas teóricos e contextualização histórico-social das culturas do povo em sua relação com a literatura. Análise da literatura oral.

Exploração de arquivo de escritores — Estudo de aspectos da criação de um escritor através de levantamento da documentação de seu pessoal, complementada pela pesquisa em outras fontes.

Literatura feminina brasileira — Levantamento e análise crítica da produção literária de escritoras brasileiras, discutindo as possíveis especificidades dessa produção.

Literatura e música no Brasil — Reflexão teórica e estudo histórico sobre as aproximações entre música e literatura no Brasil. Análise crítica do papel desempenhado pelo músico popular no conjunto da cultura brasileira.

Retórica do cômico na Literatura Brasileira — Estudo das estruturas lingüísticas que visam à comicidade no conjunto da Literatura Brasileira.

Memorização, biografismo, epistolografia — Estudos das aproximações entre narrativas biográficas e narrativas ficcionais. O memorialismo brasileiro. A produção biográfica. Os diários. Sistematização e análise da epistolografia. O testemunho literário e histórico.

Literatura e jornalismo — Relações entre literatura e jornalismo.

O teatro brasileiro — Estudo da obra de criação, do pensamento teórico e da ação no exercício profissional de dramaturgos brasileiros e de atores de relevo histórico do teatro brasileiro do Romantismo aos dias de hoje.

Edições críticas — Preparo de textos restabelecidos e de edições fidedignas genéticas e críticas.

 

 

Antônio Dimas é professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
* A cadeira de Literatura Brasileira separou-se da antiga cadeira de Literatura Luso-Brasileira em 1942. Teve como primeiro titular o Dr. Mário Pereira de Souza Lima, que obteve a cátedra em concurso realizado em 1945. Sucedeu-se o professor José Aderaldo Castello, que já se aposentou.