SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue49A Filosofia como vocação para a liberdade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.17 no.49 São Paulo Sept./Dec. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142003000300001 

EDITORIAL

 

 

O dossiê que abre o presente número de Estudos AvançadosMulher, mulheres – já aponta, na sua composição de singular e plural, para o sentido do projeto concebido pela editoria da revista.

De um lado, o número visa a considerar a condição feminina, a mulher, não abstratamente, mas enraizada na realidade concreta da sexualidade, da fecundidade, da cidadania, do trabalho, da cultura humanística, científica e artística. Sem qualquer pretensão de exaus-tividade, foram incluídos textos que espelham a situação da mulher negra e da mulher indígena: flashes e reflexões pontuais que ajudam a pensar o mosaico multiétnico e multicultural do nosso povo.

De outro lado, o plural, mulheres, isto é, a riqueza e a beleza dos indivíduos. Destacamos alguns nomes de mulheres que viveram e vivem intensamente a sua vocação como pensadoras, artistas, educadoras, terapeutas, cientistas e, acima de tudo, lutadoras. As figuras presentes são forçosamente poucas, pois o espaço da revista é limitado, mas cremos que são altamente representativas da história da mulher no Brasil.

O minidossiê de respostas à questão crucial – Que fazer para gerar empregos no Brasil? – alarga e aprofunda o tratamento de um tema que vem sendo trabalhado em números anteriores na linha que se propôs o IEA de discutir com interlocutores diferenciados as políticas de que carecemos.

Enfim, a dimensão interdisciplinar da revista faz-se representar em vários textos, que vão da história cultural latinoamericana à pontuação de assuntos internacionais.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License