SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número52A diversificação religiosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.18 n.52 São Paulo set./dez. 2004

https://doi.org/10.1590/S0103-40142004000300001 

EDITORIAL

 

 

CONHECER O BRASIL e o povo brasileiro nos seus mais diversos aspectos materiais e simbólicos - eis um dos princípios que têm norteado as edições de ESTUDO AVANÇADOS.

O dossiê sobre as religiões no Brasil contempla uma das marcas com que os cidadãos se auto-identificam ao lado da nacionalidade, do sexo, da idade, da cor, do estado civil, da escolaridade, da profissão etc.

A objetividade dos números foi o primeiro alvo a ser atingido mediante a consulta ao último Censo efetuado pelo IBGE em 2000. ESTUDO AVANÇADOS agradece aos autores do Atlas da filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil, coeditado pela PUC do Rio de Janeiro e Edições Loyola, que autorizaram a transcrição dos comentários de abertura, bem como dos mapas impressos em encarte.

Junto aos resultados do recenseamento, que interessam de perto à Demografia e à Sociologia da Religião, o leitor encontrará estudos que visam ao conhecimento da religião enquanto experiência pessoal ou comunitária. Crenças motivam diversidade de percepções, projetos de vida, padrões éticos, tendências políticas e toda uma gama de com-portamentos que vêm sendo objeto das Ciências Humanas em regime transdisciplinar: a palavra está com os filósofos, os historiadores, os antropólogos, os psicólogos e - por que não? - com os teólogos. Outros números da revista poderão suprir as lacunas que todo empreendimento desta abrangência costuma apresentar.

Uma instituição universitária leiga e pluralista como o IEA só tem a ganhar com a pesquisa dos valores do nosso povo, que dela espera lições de tolerância e estímulos para a construção da paz entre as religiões de todo o mundo.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons