SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.19 n.55 São Paulo set./dez. 2005

https://doi.org/10.1590/S0103-40142005000300001 

EDITORIAL

 

 

A AMÈRICA LATINA volta a ser o foco de um dossiê de ESTUDOS AVANÇADOS. Novos problemas e novas conjunturas políticas e econômicas, em sentido lato, sociais, estão exigindo um esforço de reflexão que a nossa universidade pode e deve fazer. O IEA dispôs-se, desde a sua fundação, a honrar o duplo compromisso que inspirou o seu projeto: promover a pesquisa interdisciplinar e voltar-se para questões cruciais com que se defronta a sociedade brasileira. E quem diz Brasil, diz, implicitamente, América Latina e todos os países em desenvolvimento.

Como nos dossiês publicados anteriormente, o processo de construção desta edição precisou ser amplo, mas seletivo. Trata-se de escolher um número razoável de áreas para as quais se possa obter informação idônea e reflexão isenta de partidarismos. Temas candentes como a dimensão colonizadora da globalização, a economia e a política argentina recente, a segurança alimentar latino-americana, o futuro do Mercosul, o marxismo aberto do maior pensador peruano, Mariátegui, a produção de drogas na Colômbia, a "era Chávez" na Venezuela, a rebelião de Chiapas alimentada por meios eletrônicos de informação... ocupam a mídia de modo intermitente, às vezes superficial: razão a mais para que nossa revista os retome com empenho na esperança de melhor esclarecimento.

O mesmo espírito rege o minidossiê que lida com a questão energética, cuja relevância brasileira e mundial não cessa de crescer.

O presente número lembra a figura e a obra ímpar de Florestan Fernandes, o intelectual e o militante exemplar que nos deixou há dez anos.

A novidade da edição é a seção de polêmicas, todas centradas nos laços entre ciência e ética, conhecimento e democracia. A revista está aberta aos leitores que desejarem compartilhar este espaço de controvérsia civilizada.

Caminhos da crítica abriga depoimentos de críticos literários: são quatro conferências promovidas pela Academia Brasileira de Letras à qual a editoria agradece por ter autorizado a sua publicação. Por fim, registros de memórias escritas e orais, um dos filões ricos da cultura brasileira atual, fecham o presente número.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons