SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número55A maioria sempre tem razão: ou nãoMeu caminho na crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.19 n.55 São Paulo set./dez. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142005000300021 

CAMINHOS DA CRÍTICA

 

Caminhos do Crítico

 

 

Antonio Carlos Secchin*

 

 

EM MAIO de 2005, tive a honra de coordenar, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, um ciclo de palestras intitulado "Caminhos do Crítico".

A proposta era original: em vez de ouvirmos críticos discorrerem sobre determinado objeto de sua especialidade, solicitamos a quatro consagrados nomes – Alfredo Bosi, Benedito Nunes, Leyla Perrone-Moisés e Eduardo Portella – que elaborassem uma espécie de roteiro de suas próprias trajetórias, registrando os anos de formação, as filiações e dissensões teóricas, as encruzilhadas metodológicas, o estabelecimento, enfim, de um balanço de suas biografias intelectuais, num auto-retrato que fornecesse subsídios e reflexões de relevância para todos os que, posteriormente, vies-sem a se debruçar sobre a contribuição de nossos quatro convidados aos estudos literários no país.

O público, integrado em sua grande maioria por estudantes das Faculdades de Letras do Rio de Janeiro, logo indagou se tão rico material não poderia tornar-se acessível a um contingente maior de interessados, para além das centenas de pessoas que prestigiaram o evento. A resposta a essa demanda materializa-se, agora, na publicação integral das conferências, numa feliz iniciativa que enlaça a revista estudos avançados da USP e a Academia Brasileira de Letras, numa promessa de novas e fecundas parcerias.

 

 

* É doutor em Letras e professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Poeta e ensaísta com vários livros publicados, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons