SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58Viajar pelo sertão roseano é antes de tudo uma descoberta! author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.20 no.58 São Paulo Sept./Dec. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142006000300001 

EDITORIAL

 

 

ESTE NÚMERO de ESTUDOS AVANÇADOS abre-se com um dossiê em homenagem à obra de Guimarães Rosa. Há cinqüenta anos saiu a sua obra-prima, Grande sertão: veredas. O dossiê procura pôr em evidência não só o extraordinário valor literário dos textos de Rosa (hoje consenso unânime na esfera dos críticos e leitores cultos), mas a sua surpreendente repercussão junto a comunidades populares no interior de Minas Gerais. Os testemunhos aqui publicados, as entrevistas com os "Miguilins", bem como as imagens dos eventos roseanos de Cordisburgo e se seus entornos revelam a vitalidade do escritor e da cultura popular que o acolheu e com ele se identifica. Dentro desse panorama, destaca-se a sua notável influência no plano da criação musical, em suas várias modalidades. Por essa razão, nossa revista, apoiada em sugestões de especialistas na matéria, entre os quais o Professor Ivan Vilela, e com o apoio da Petrobras, preparou e encartou nesta edição o CD Sons do grande sertão. Entre o texto e o contexto os admiradores de Guimarães Rosa construíram uma ponte de dupla mão.

Prosseguindo no projeto do Instituto de Estudos Avançados de mapear os problemas básicos da sociedade brasileira, o número apresenta a primeira parte dos textos sobre Alimentação e educação, cujos fundamentos teóricos foram formulados em edição anterior (nº 56).

A editoria reuniu, sob a rubrica Vozes da cultura italiana, quatro textos significativos. Chamamos a atenção do leitor para a derradeira entrevista concedida por Norberto Bobbio, aos noventa anos de idade: um exemplo de sabedoria, pensamento democrático e serenidade.

Ensaios de cultura científica e humanística e resenhas de obras recentes completam a presente edição.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License