SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número58Viajar pelo sertão roseano é antes de tudo uma descoberta! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014versão On-line ISSN 1806-9592

Estud. av. v.20 n.58 São Paulo set./dez. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142006000300001 

EDITORIAL

 

 

ESTE NÚMERO de ESTUDOS AVANÇADOS abre-se com um dossiê em homenagem à obra de Guimarães Rosa. Há cinqüenta anos saiu a sua obra-prima, Grande sertão: veredas. O dossiê procura pôr em evidência não só o extraordinário valor literário dos textos de Rosa (hoje consenso unânime na esfera dos críticos e leitores cultos), mas a sua surpreendente repercussão junto a comunidades populares no interior de Minas Gerais. Os testemunhos aqui publicados, as entrevistas com os "Miguilins", bem como as imagens dos eventos roseanos de Cordisburgo e se seus entornos revelam a vitalidade do escritor e da cultura popular que o acolheu e com ele se identifica. Dentro desse panorama, destaca-se a sua notável influência no plano da criação musical, em suas várias modalidades. Por essa razão, nossa revista, apoiada em sugestões de especialistas na matéria, entre os quais o Professor Ivan Vilela, e com o apoio da Petrobras, preparou e encartou nesta edição o CD Sons do grande sertão. Entre o texto e o contexto os admiradores de Guimarães Rosa construíram uma ponte de dupla mão.

Prosseguindo no projeto do Instituto de Estudos Avançados de mapear os problemas básicos da sociedade brasileira, o número apresenta a primeira parte dos textos sobre Alimentação e educação, cujos fundamentos teóricos foram formulados em edição anterior (nº 56).

A editoria reuniu, sob a rubrica Vozes da cultura italiana, quatro textos significativos. Chamamos a atenção do leitor para a derradeira entrevista concedida por Norberto Bobbio, aos noventa anos de idade: um exemplo de sabedoria, pensamento democrático e serenidade.

Ensaios de cultura científica e humanística e resenhas de obras recentes completam a presente edição.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons