SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue59AcknowledgmentsEnergy and environment in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014On-line version ISSN 1806-9592

Estud. av. vol.21 no.59 São Paulo Jan./Apr. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142007000100002 

EDITORIAL

 

 

NA ATUAL conjuntura nacional já é consenso amarrar fortemente duas palavras-chave: desenvolvimento e energia. Entretanto, a mesma concordância, expressa nessa equação, não ocorre quando se vai à procura de soluções específicas. Na hora das grandes decisões estratégicas, impõe-se a pergunta espinhosa: – Que fontes de energia escolher prioritariamente?

E sobem à tona questões fundamentais que essa pergunta envolve: – Como conciliar alto rendimento, custos acessíveis, respeito ao trabalhador e defesa do ambiente? – Quais caminhos trilhar evitando os riscos graves, especialmente os irreversíveis?

Tendo em vista a complexidade da questão, a editoria de ESTUDOS AVANÇADOS preferiu organizar o Dossiê Energia apresentando, lado a lado, as várias soluções propostas e ressaltando os seus aspectos positivos e negativos.

Um olhar no Sumário da revista confirma a amplitude do espectro. Além de textos mais gerais, contemplaram-se a geração hidrelétrica, a nuclear, bem como o uso do gás, do etanol e do biodiesel. A motivação central das propostas é enfrentar os padrões inquietantes de consumo de energia baseada em fontes fósseis, notoriamente poluentes e suspeitas de causar o efeito estufa.

Esperamos abordar nas próximas edições as possibilidades da energia solar e da energia eólica, ambas promissoras, dadas as condições climáticas do país.

Textos voltados para temas científicos e humanísticos de relevância integram esta edição. Uma entrevista com Nelson Pereira dos Santos procura dar a medida da sua inestimável contribuição para o cinema brasileiro.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License